29 de maio de 2011

Entrevista: Eduardo Galeano








Entrevista com o jornalista e escritor Eduardo Galeano, para o programa Sangue Latino, do Canal Brasil, gravado em 2009.


"O mundo não é feito de átomos, o mundo é feito de histórias" (Muriel Rukeyser)


Eduardo Galeano - Sangue Latino (2009). Disponível em: http://vimeo.com/21731584?ab

23 de maio de 2011

O Guia de Livros Didáticos PNLD 2012 – História


O Guia de Livros Didáticos PNLD 2012 – História foi elaborado com o objetivo de o auxiliar na escolha da coleção que será utilizada nas aulas de História nos próximos três anos. Você encontrará resenhas das obras didáticas aprovadas no processo de avaliação realizado com base nos critérios estabelecidos no “Edital de Convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2012 – Ensino Médio.












PNLD 2013


www.portalfuturum.com.br




21 de maio de 2011

Gênero e história das mulheres na historiografia



"Anatomia é destino"
(Freud)


"Biologia não é destino." 
 (Simone de Beauvoir)







Maria Gadú - A História de Lili Braun
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Essa canção é parte da trilha sonora do espetáculo musical brasileiro O grande circo místico, de 1983. A inspiração para esse espetáculo foi o poema homônimo de Jorge de Lima, pertencente à obra A túnica inconsútil, de 1938. A obra conta a história da saga de uma família austríaca proprietária do Grande Circo Knieps, que se apresentava pelo mundo nas primeiras décadas do século XX, e de um grande amor entre um aristocrata e uma acrobata.


A líder feminista Lily Braun





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Nas aulas de História sempre estamos abordando as transformações que aconteceram em alguns setores da sociedade e os atores envolvidos. Com relação à questão do gênero há a necessidade de inserir as mulheres enquanto protagonistas dos processos históricos e, consequentemente, de uma escrita da história comprometida com a necessidade e possibilidade de pensar a pluralidade e a alteridade no âmbito da historiografia.


Por isso, a importância de uma reflexão sobre a construção de uma história centrada na figura do homem, tanto como ator como autor.



Mulher proletária

Mulher proletária — única fábrica
que o operário tem, (fabrica filhos)
tu
na tua superprodução de máquina humana
forneces anjos para o Senhor Jesus, 
forneces braços para o senhor burguês.

Mulher proletária, 
o operário, teu proprietário
há de ver, há de ver:
a tua produção,
a tua superprodução,
ao contrário das máquinas burguesas
salvar o teu proprietário.




O NOVO MERCADO SEXUAL

O jogo virou, de antigas oprimidas dos anos 60, chamadas por John Lennon de "o crioulo do mundo" em "Woman is the Nigger of the World", as mulheres avançaram pelas trilhas abertas pelo feminismo e hoje são presidentes, secretárias de Estado, ministras, comandantes de jatos, de batalhões militares e de grandes grupos econômicos, jogando futebol, dirigindo filmes e dando aulas de todos os assuntos, elas estão em toda parte, até na frente de combate. Mas continuam reclamando. LEIA MAIS


(O artigo de Nelson Motta gerou vários protestos dos grupos feministas)


Fonte: www.estadao.com.br

Indicação: Professora Enilda Suzart, EE José Papaiz 






Gisele Bündchen em comercial da Hope

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BRASA Margareth Rago

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 Para  reflexão...





Blog de História/Gênero


A Mulher ...


Na comunidade primitiva: “... a mulher ocupava uma posição de igualdade e mesmo de superioridade em relação ao homem. Devido aos casamentos múltiplos, a linha de parentesco era dada pela mãe, isto é , a descendência se contava em linha feminina – é o direito materno (matriarcado) . Quando, mais tarde, correspondendo ao aparecimento da propriedade privada dos rebanhos e, depois, da terra, o direito materno foi derrubado, a linha de descendência passou a se fazer pelo pai, a fim de se garantir o direito dos filhos à herança (patriarcado) . Começou-se então, a exigir da mulher a virgindade, antes do casamento, e a fidelidade conjugal, depois dele.” ( AQUINO, R., FRANCO D. e LOPES, O., pág.70). 

“Para assegurar a fidelidade da mulher, e por conseguinte, a paternidade dos filhos, aquela é entregue, sem reservas, ao poder do homem: quando este a mata, não faz mais do que exercer o seu direito. (ENGELS, F.,op.cit., pág.62) .

No Brasil, durante vários séculos a mulher estava relegada ao âmbito privado, subalterna ao pai e depois ao marido. No século XX, obteve maior notoriedade quando passou a se inserir no mercado de trabalho primeiramente por necessidade na complementação da renda familiar e depois pela conquista da independência. 

Participou dos movimentos em prol dos trabalhadores e nas lutas pelo comunismo, conseguindo em 1934 o direito ao voto pelo então presidente Getulio Vargas. 

Na década de 60 o movimento feminista ganhou força e combatividade e no contexto da ditadura militar passou a se organizar na luta em prol da liberdade de ir e vir. A exemplo temos a presidenta Dilma que participou do movimento contra ditadura ativamente. 

Ela, na luta pela sobrevivência, se desdobra muitas vezes em três turnos, profissional, mãe, mulher e enfrenta, muitas vezes, maus tratos do marido por conta de uma cultura machista do qual faz parte nossa sociedade . 
Na defesa dos direitos humanos criou-se a Lei Maria da Penha e entidade como Geledés, que, dá apoio à integridade da mulher.





Aparecida Abud Groh




mulheresnopoder.com.br



13 de maio de 2011

Exposição: "As Maravilhas de Suzano" (1)

De 1º a 30/9/11 o Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi apresenta a  exposição fotográfica "As Maravilhas de Suzano", com trabalhos dos alunos das escolas públicas e privadas da cidade, com idade entre 12 e 17 anos, que participaram do concurso de fotografia, promovido pela Associação Cultural Suzanense (Bunkyo), com apoio da Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Diretoria de Ensino - Região Suzano.
Horário: 8h às 18h.
Fonte: Agenda Cultural Suzano

 Marcela Maia Inácio - EE Helena Zerrener (Certificado de Participação)


Veronica dos Santos - EE Lucy Franco Kowalski (Certificado de Participação)


Andressa Tisciane da Silva - EE Lucy Franco Kowalski (Certificado de Participação)



 
 Lissa Zimmermano Faria - EE Geraldo Justiniano (1º lugar)



Veja também: 





8 de maio de 2011

O 13 de maio é mesmo uma data a ser comemorada?


13 de Maio: Comemoração e Resistência.



            Na escola aprendemos que o 13 de maio é o dia da abolição da escravidão no Brasil, e que foi a princesa Isabel quem promulgou a Lei Áurea que libertou os escravos. Mas essa história que aprendemos no passado, atualmente é vista de maneiras diferentes pelos brasileiros.
            Quase não se fala da participação dos negros no processo de abolição no Brasil, da resistência e luta que eles ofereceram e da influência destes no processo abolicionista. No próximo dia 13 de maio de 2011 vão completar 123 anos da existência da Lei áurea no Brasil. Então surge à pergunta temos o que comemorar? O deputado federal Luiz Alberto, do PT da Bahia, é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, e diz que: “Esse não é um dia de comemoração. Para nós, o 13 de maio é o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. O que significa isso? Esse é um dia que marca a luta dos negros e negras do Brasil contra a desigualdade e a discriminação racial”.
            Já para o compositor, escritor e pesquisador Nei Lopes, essas comemorações devem acontecer, sim, “porque há toda uma tradição afro-brasileira ligada à data de 13 de Maio. Não há por que fugir disso”.
O Professor de História, pesquisador e presidente do Instituto de Pesquisa de Culturas Negras, Sebastião Soares abomina qualquer idéia de comemoração dessa data. “Temos, sim, é que denunciar a farsa da Abolição, que não fez a previsão do destino de milhões de pessoas. A princesa assinou a lei, mas se esqueceu de assinar a carteira de trabalho dos ex-escravos. E depois disso? O que comer? Onde morar, trabalhar? Em que escola estudar? Tudo o que acontece hoje no Brasil é reflexo das mazelas decorrentes dessa lei, sem qualquer planejamento”.


Museu de Arqueologia e Etnologia da USP- Arte Africanahttp://www.arteafricana.usp.br/index.html


Casa das Áfricashttp://www.casadasafricas.org.br/

Museu Afro Brasil
http://www.museuafrobrasil.org.br/

Dois vídeos relacionados com a capoeira, que contam com a explicação do historiador Carlos Eugênio Libânio Soares.http://www.youtube.com/watch?v=_OJrxHnsr4M
http://www.youtube.com/watch?v=Z-KHuXBZXlY&feature=related

4 de maio de 2011

Planejamento escolar de Ciências Humanas


Este texto pretende dar algumas contribuições para apoiar a elaboração do planejamento da disciplina de História para o ano letivo de 2011. A partir delas você deverá olhar para a realidade específica de sua escola, dos anos/séries em que lecionará e a especificidade de cada turma.
O planejamento articula inúmeros objetivos, propostas, conhecimentos, vontades e desejos. Quando planejamos, desejamos organizar e sistematizar um trabalho que garanta aos alunos o domínio de tudo o que está previsto no currículo. Obviamente que esta deve ser nossa maior finalidade, porém transformar o plano em prática é uma tarefa que enfrenta muitos desafios.

Planejamento escolar de Ciências Humanas
http://cenp.edunet.sp.gov.br/planejamentoescolar2011/ciencias.asp

O Parlamento Jovem Brasileiro 2011

O Parlamento Jovem Brasileiro tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. A VIII edição do programa será realizada no período de 26 a 30/09/2011 na Câmara dos Deputados, Brasília - DF.
No dia 19 de Abril de 2011, houve uma Videoconferência (link abaixo) com o objetivo de informar aos gestores sobre os Procedimentos para a Participação no Parlamento Jovem 2011.
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Videoteca/tabid/179/language/pt-BR/Default.aspx

O prazo máximo para enviar o projeto para a Diretoria de Ensino – Região de Suzano será 6 de junho de 2011.

Site da Camara dos Deputados
http://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem

Ficha de inscrição

http://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2011-1/manual-de-procedimentos-do-pjb-2011

Informamos que o Projeto de Lei da aluna Brenda Prado dos Santos, da EE Profº Raul Brasil foi encaminhado à CENP em 15 de Junho de 2011.

Nome dos alunos selecionados para o Parlamento Jovem 2011

Prometeu Acorrentado, de Ésquilo




Prometeu Acorrentado (gr. Προμηθεύς Δεσμώτης) é a única tragédia esquiliana que sobreviveu de uma trilogia que teria tido, na ordem de apresentação, Prometeu Acorrentado, Prometeu Libertado e Prometeu Portador do Fogo. O nome do drama satírico não é conhecido.

A atribuição desta tragédia a Ésquilo é ainda contestada por alguns eruditos e a data de composição é igualmente incerta. Os que defendem a autoria de Ésquilo (a maioria) situam-na pouco antes da Orestéia, entre -462 e -459; os demais acreditam que a peça foi composta anos depois da morte do poeta, entre -450 e -425.




Direito e Literatura - Prometeu Acorrentado





Prometeu Acorrentado - Cena de Bolso
www.youtube.com




futura.org.br

Avançando até 19 minutos, comentário sobre Prometeu Acorrentado, de Ésquilo




História Geral da África

mp.pe.gov.br



Coleção conta a História africana no mundo em oito volumes

A Unesco no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) lançaram oficialmente, no dia 6 de abril, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a Coleção História Geral da África a descoberta de um Continente.

O lançamento reuniu pesquisadores sobre a temática e representantes de diversos segmentos e instituições. Esta coleção foi produzida ao longo de 30 anos por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.


A coleção estará disponibilizada na versão em português em oito volumes. Para o download, basta acessar o site http://www.dominiopublico.gov.br/, no link – Coleção História Geral da África.
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