30 de junho de 2011

A INTERNET NA EDUCAÇÃO

AS TIC NA EDUCAÇÃO


A Internet é uma ferramenta. E, como qualquer utensílio, ela pode ter diversos usos. Infelizmente, muita gente ainda olha com preconceito sobre as possibilidades que a Internet oferece.


WEBQUEST

A WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.

O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos.  Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.LEIA MAIS

Fonte: www.educared.org



educ6040fall10.wikispaces.com



webquestbrasil.org






No Brasil há diversas experiências sobre o trabalho com WebQuests publicadas no site da Escola do Futuro, Colégio SAA, Colégio Dante Alighieri, Mackenzie, SENAC  e Colégio Marista de Maceió. Além disso, há uma competição nacional, o Desafio Nacional Acadêmico, baseada nesta metodologia.   (Wikipédia)




As TIC 

Estudantes se encontram na internet para tarefa escolar






Nos últimos 30 anos o desenvolvimento tecnológico acelerou-se de forma vertiginosa, alterando radicalmente nossa forma de sentir e estar no mundo. A rapidez dessas transformações criou uma clivagem entre as gerações de educadores (pais e professores) e educandos (crianças e adolescentes), especialmente nas formas de comunicação, no acesso às informações e no lidar com a construção do conhecimento. Assim como em outros períodos históricos, os avanços tecnológicos recentes têm sido sempre mostrados como positivos e modernizantes, sendo naturalizados em nosso cotidiano e exaltados pelos meios de comunicação. 
Como adequar esse mundo das tecnologias ao mundo escolar? 
Que diálogo poderíamos propor para as outras disciplinas para que o ensino de História faça mais sentido no processo educacional atual? 

O texto “Professores: Entre saberes e prátcas”, de A. M. Monteiro pode ajudar na reflexão. 
Aparecida Abud Groh



joaomattar.com



Universo digital: a nova rua da periferia

O documentário abaixo, chamado A Vida do Lado de Cá, mostra como os jovens da periferia se apropriam da Internet. 


(...) Faz parte das estratégias do educador do século XXI conhecer tanto o mundo real como o digital de seus alunos. 

(Educa tube)








A cantora mais querida do japão... é virtual.. imagem 3 dimensões no palco, movimentos perfeitos... e o que é mais legal.. tem acompanhamento de banda.. é um som que contagia(Fonte: Youtube.com.br)


A cantora virtual do japão

www.youtube.com







26 de junho de 2011

Vídeos de História

Site Apoio à Implementação do Currículo

O site é mais um canal para apoiá-los na implementação do Currículo paulista para o Ensino Fundamental – Ciclo II e o Ensino Médio em suas escolas e nas salas de aula. No site vocês vão encontrar diferentes materiais produzidos no âmbito do programa São Paulo faz escola. São 509 vídeos, produzidos desde 2008: apresentações dos Cadernos do Professor, videoaulas do curso A Rede Aprende com a Rede, videoconferências do programa Apoio à Continuidade de Estudos. Vocês podem consultá-los por área, disciplina ou palavras-chave.

Disponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/apoiocurriculo/Vídeos/tabid/1434/Default.aspx


LOGIN E SENHA = ESC – (CIE de sua escola)
login: ESC-_ _ _ _ _ _
senha: ESC-_ _ _ _ _ _

24 de junho de 2011

Site para professores e alunos

O Portal do Professor é um espaço para troca de experiências entre professores do Ensino Fundamental e Médio. É um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores.










22 de junho de 2011

Faça um tour virtual pela Capela Sistina

pt.petrophoto.net



A Capela Sistina localiza-se na Cidade do Vaticano. Foi construída no final do século XV. Para sua construção, o então papa Sisto IV reuniu os principais artistas da época. As paredes laterais da capela são decoradas com afrescos de Botticelli, Rosselli, Signorelli, Ghirlandaio e Perugino.O teto e a parede do altar da capela foram pintados posteriormente, no século XVI, por Michelangelo, que recebeu a tarefa do papa Júlio II.


Estudantes Universidade de Villanova, na Pensilvânia (Estados Unidos) trabalharam por dois anos: coletaram fotos e tentaram inúmeras simulações. Usaram uma câmara motorizada de borda, com uma alta resolução e tridimensional. Eventualmente colocaram seu extraordinário trabalho na internet, acessível a todos. Todos podem agora visitar virtualmente essas obras maravilhosas: Clique em um dos quatro itens listados abaixo. Isto irá abrir a página do site com a imagem de sua escolha. Olhe assim: segure o botão esquerdo do mouse para mover a imagem, use a roda de rolagem para o zoom.
Fonte: www.aarffsa.com.br


















12 de junho de 2011

3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil


Estão abertas as inscrições para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, que é organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, e apoiada pela Revista de História. Nesta edição, podem participar, em grupos de três pessoas, alunos do 8°, 9° ano e todas as séries do Ensino Médio, sempre sob orientação de um professor de História.


Orientações para participar da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. Disponível em:
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/agenda/nosso-passado-no-centro-da-disputa

9 de junho de 2011

Revistas de História

As revistas chegaram ao Brasil juntamente com a Corte Portuguesa, no início do século XIX. A autorização para imprimir em território nacional veio com a autorização para a instalação da imprensa régia, em 1908, determinada por D. João VI. No entanto, a primeira revista de que se tem conhecimento, As Variedades ou Ensaios de Literatura, surgiu em Salvador no ano de 1812.
A História das Revistas no Brasil - Íria Baptista & Karen Abreu

O interesse pelo passado tem gerado uma multiplicação de revistas de História, voltadas para divulgação da pesquisa histórica e preocupadas com a relevância do estudo da História.

Na parte inferior do blog há um link com sugestões de Revistas de História
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...