31 de julho de 2011

22 de Agosto - Dia do Folclore

   A Unesco, criada em 1945, recomenda aos países membros um esforço no sentido de criar organismos voltados para o conhecimento das culturas populares. É nesse contexto que em 1947 se estruturou a Comissão Nacional de Folclore, ligada ao Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura – IBECC – do Ministério das Relações Exteriores. O Centro surge, então, como desdobramento dos trabalhos dessa Comissão, bem como da mobilização desses intelectuais. Reconhecido trabalho, reconhecido esforço que a presente série quer destacar.
   São fotografias, filmes, vídeos e gravações sonoras – reunidos a partir das pesquisas institucionais, do apoio parcial ou integral a pesquisas realizadas por terceiros e da importante colaboração de doadores que confiaram seu material à guarda do Centro – que revelam parte importante da história da cultura brasileira.
       Claudia Marcia Ferreira | Diretora Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular




16 de julho de 2011

REPLANEJAMENTO (3)

O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA.

O QUE DIZ A LEI?

Art. 1o O art. 26-A da Lei no 9.394, da LEI Nº 11.645, DE 10/03/2008 e 20/12/1996, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 26-A Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

§ 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

 § 2o Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.



O QUE ACONTECE NA REALIDADE?

"A nossa matriz de conhecimento, que é o que chega às escolas, é essencialmente eurocêntrica. A gente estuda História da Europa, História dos Estados Unidos, e é isso que a gente reproduz, é isso que a gente tende a achar importante. Os outros Estados e aquilo que eles produziram os seus mitos, as suas crenças, para nós são descartáveis." (Renato Ferreira, advogado e coordenador do Programa de Políticas da Cor da UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

Replanejamento 2011 (2)

História

Orientações da Equipe Técnica de Ciências Humanas

No início do ano de 2011 a Equipe Técnica de Ciências Humanas propôs algumas orientações para os professores de CH. Pensando na reunião de replanejamento que acontecerá agora no segundo semestre, vale a pena ler ou reler as orientações da equipe da CENP para disciplina de História.

(...) É importante enfatizarmos que as atividades propostas nesses momentos iniciais não precisam exclusivamente ter como foco os aspectos cognitivos da aprendizagem, mas podem evidenciar aspectos relacionados ao afetivo, ao social, ao comportamento em situações individuais e coletivas, à convivência etc.
No caso específico de História, lembramos que você deve ter como foco, principalmente, as noções e conceitos essenciais da disciplina. Portanto, o diagnóstico inicial não deve priorizar se os alunos sabem conteúdos, mas se identificam diferentes fontes e sua importância para a construção da História; se produzem um texto articulando os conceitos de tempo/espaço e mudança social; se têm domínio das diversas linguagens e das suas formas de leitura.
Orientações aos professores de História, pág. 06

Relatório Pedagógico SARESP 2009 
História e Geografia

Os relatórios procuram subsidiar as ações pedagógicas, apresentando formas possíveis de intervenção nas práticas escolares tendo sempre como objetivo a construção de um projeto que conduza à melhoria nos processos de ensino do professor e de aprendizagem dos alunos.
Na página 43 do Relatório Pedagógico de Ha e Geografia há  uma atividade relacionada a distribuição dos alunos (História) de sua escola nos níveis de desempenho. 


15 de julho de 2011

Replanejamento (1)


Visando contribuir para a formação do professor de História nas Unidades Escolares, informo que no site de Apoio à Implementação do Currículo você encontrará roteiros relacionados à importância da leitura de documentos escritos, análise de imagens, interpretação de músicas, apresentações dos Cadernos dos Professores de História e interpretação de filmes.

Para acessar siga as instruções abaixo:

LOGIN E SENHA = ESC – (CIE de sua escola)
login: ESC-_ _ _ _ _ _
senha: ESC-_ _ _ _ _ _


Veja também: 



13 de julho de 2011

14 de Julho - Dia da Liberdade de Pensamento



Wilson Simonal canta Tributo a Martin Luther King

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Artigo XVIII
Todo o homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observâcia, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.


Artigo XIX
Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.





Estudante é esculachada pela jornalista por falar mal dos nordestinos 
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"Ninguém pode lhe dar liberdade. Ninguém pode dar-lhe a igualdade ou a justiça, nem nada. Se você é um homem, você tem que conseguí-la"
                                                              (Malcolm X)



                    CARTUNISTA CARLOS LATUFF























A leitura e análise das imagens nos meios de comunicação são determinantes para situar o aluno em qual contexto social ele se encontram. Daí a necessidade do professor trabalhar o discurso imagético e como ele será apropriado pelos jovens, por meio da indústria cultural. Sendo assim, o docente poderá aborda-las do ponto de vista funcional, semiótico e cognitivo, com a finalidade de compor um conjunto de reflexões e paralelamente debates em sala de aula. Cabe atentar que tais reflexões estão imbuídas de valores ideológicos construídos pelos seres humanos, ou seja, o objeto em si, não fala, é o observador que lhe atribui um conjunto de juízo de valor. Assim, essa tarefa corrobora com as proposta dos conteúdos das Ciências Humanas, ou seja, a relação ensino aprendizagem.
 (Orientações para Organização do trabalho de Ciências Humanas para o ano letivo de 2012, pg. 151)




BASE DE GUANTÁNAMO



BASE DE GUANTÁNAMO

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Caetano comenta a música "Base de Guantánamo"
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"A covardia coloca a questão: 'É seguro?'
O comodismo coloca a questão: 'É popular?' 
A etiqueta coloca a questão: 'É elegante?'
Mas a consciência coloca a questão: 'É correto?' 
E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta"

(Martin Luther King)





Para refexão ...



OS "POEMAS ILUMINADOS"  DE ERIC DROOKER 












Malcolm X - Negro da casa - legendado

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Abusando cinicamente da dicotomia entre o bem e o mal, Belchior utilizou uma metáfora em uma de suas músicas feita durante a ditadura que ainda faz sentido: “eles venceram e o sinal está fechado pra nós que somos jovens; para abraçar seu irmão e beijar sua menina na rua é que se fez o seu braço, o seu lábio e a sua voz“. (Niara de Oliveira)



Elis Regina - Como Nossos Pais

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Professor (a)
Aperte o botão e abra o 



para os seus alunos, afinal, todos temos o direito à liberdade de pensamento, de consciência e religião. Não podemos esquecer o grito do "poeta" ... 


“Que apesar de termos
Feito tudo, tudo,
Tudo que fizemos
Nós ainda somos
Os mesmos e vivemos 
Como os nossos pais...”






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