30 de setembro de 2011

CURSO DE HISTÓRIA: ÁFRICA NA SALA DE AULA

Com o objetivo de oferecer conhecimentos necessários para atuação dos professores na formação da cidadania no que se refere à cultura de matriz afro-brasileira, a Diretoria de Ensino - Região Suzano, promove o curso Currículo de Ciências Humanas: articulando teoria e prática. Módulo II – História. ÁFRICA NA SALA DE AULA.

Clique  no link abaixo para fazer a inscrição

23 de setembro de 2011

III Encontro de Ciências Humanas

   Com o objetivo de debater as questões de natureza ética, cultural e pedagógica proposta pelo Currículo, foi realizado o III Encontro de Ciências Humanas. Para reunião foi programado um debate a respeito das Orientações da CENP para área de Ciências Humanas e Oficinas sobre os textos imagéticos dos livros didáticos e do material do São Paulo faz Escola.

  O evento aconteceu no dia 20 de setembro de 2011, na EE Batista Renzi e contou com a participação dos PCOPs da área de Ciências Humanas e professores de Suzano e Ferraz de Vasconcelos.


   Fotos do evento








Um dos  documentos analisado pelos professores de História foi uma fotografia de autoria de Dorothea Lange, “Mãe Migrante”. É  uma das fotos mais famosas e uma das mais reproduzidas na história da fotografia. O documento mostra Florence Owens Thompson e seus filhos, em fevereiro ou março de 1936 em Nipomo, na Califórnia. A foto está no Caderno de História da 8ª série.


folha.uol.com.br


Imagem na História 

Imagem na História 




Sugestões (análise de imagens) que poderá utilizar quando realizar trabalho com fotografias nas aulas de História 
 


Agradecimentos especiais ao diretor Renato, da EE Batista Renzi e aos professores que prestigiaram o III Encontro de Ciências Humanas.


Veja  também: 






17 de setembro de 2011

A Revolta da Chibata



De 1 a 30 de setembro de 2011, das 8h às 17h, a exposição “João Cândido, a Revolta da Chibata”, poderá ser visitada  no Pavilhão da Cultura Afro Brasileira Zumbi dos Palmares, que fica nas dependências do Parque Municipal Max Feffer.  

A exposição é abertas ao público e tem entrada gratuita. Confira abaixo os telefones dos espaços culturais para obter mais informações ou agendar visitas de grupos ou escolas.

Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi
Telefone: 4748-7348
Pavilhão da Cultura Afro Brasileira
Telefone: 4747-4180


Biografia de João Cândido


9 de setembro de 2011

Um grito contra a violência


 O painel foi produzido em 1937, em virtude de um bombardeio aéreo feito pelos alemães durante a guerra civil espanhola, à localidade de Guernica, no país Basco. Há várias interpretações para a obra, talvez a mais coerente, identifica-a como um grito contra a violência, representando as atrocidades das vidas estilhaçadas pela guerra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...