31 de janeiro de 2012

Planejamento de História 2012 - Parte 1


PLANEJAMENTO DE HISTÓRIA 
Parte 1

ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE CIÊNCIAS HUMANAS 2012

Nos primeiros dias de aula, o professor (a) tem a oportunidade de iniciar o seu planejamento a partir das observações, conversas e trocas de experiências com os seus alunos em sala de aula. Esses dias são importantes para o planejamento de cada disciplina porque fornecem subsídios e favorecem que as atividades sejam realizadas e orientadas de acordo com a proposta do currículo do Estado de São Paulo e a realidade do aluno e da escola ao longo do ano letivo. A partir disso, o professor (a) irá aprofundar o seu trabalho de acordo com a sua percepção e conhecimento, conduzindo assim,  as suas ações na sua disciplina.

No âmbito educacional, a área de Ciências Humanas congrega disciplinas com o estatuto de valores estéticos, políticos, éticos, entre outros. Suas especificidades na leitura, interpretação e representação de mundo constituem elementos necessários para o exercício da cidadania, e podem ser considerados no momento do planejamento para o ano de 2012.

(...) Para iniciar o ano, serão propostas algumas orientações de atividades com  caráter de sondagem das habilidades que foram mobilizadas pelos alunos até o momento. Nelas, procurou-se evitar uma abordagem sequencial rígida dos conteúdos apresentados nas situações de aprendizagem dos Cadernos do Professor, mas sim dar ao docente liberdade de trabalhar as propostas de atividades de acordo com a realidade de seus alunos, pois a complexidade deste trabalho não está vinculada apenas à sala de aula, mas, diretamente ligada às necessidades sociais e à experiência de vida dos alunos.
                                                                                                        Equipe Técnica CGEB

Orientações para Ciências Humanas e suas Tecnologias (página 151 do manual)

Propostas de Atividades para área de Ciências Humanas (sondagem das habilidades)


SUGESTÃO  1

As Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais instituído pelo Ministério da Educação em 2006, busca cumprir o detalhamento de uma política educacional que reconhece a diversidade étnico-racial, com situações específicas para cada nível de ensino.


Educação Infantil (página 31)
Ensino Fundamental (página 53)
Ensino Médio (página 79)
Educação de Jovens e Adultos (página 99)

Para maiores esclarecimentos sobre o Planejamento de História para 2012, acesse o link abaixo.





DOCUMENTOS 


SITE(S)

1. Apoio à Implementação do Currículo


Para acessar a apresentação dos Cadernos de sua disciplina, siga as instruções abaixo:
Login e Senha = ESC – (CIE da escola onde atua)
Login =   ESC - __ __ __ __ __ __
Senha = ESC - __ __ __ __ __ __




Veja também:

  • CINE HISTÓRIA 3 (sobre a metodologia de ensino-aprendizagem nas aulas de História)



29 de janeiro de 2012




O Roda Viva do dia 26 de dezembro de 2011, entrevistou o jornalista e escritor Laurentino Gomes. Vencedor, recentemente, do 53º Prêmio Jabuti pelo livro-reportagem 1822, na categoria Livro do Ano - Não-Ficção, Gomes falou, entre outros assuntos, sobre as obras 1808 e 1822, e como o Brasil viveu a história e foi reconstruído.

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