30 de abril de 2012

BIOGRAFIA DO PATRONO

ZÉLIA GATTAI
entretenimento.r7.com 



O QUE VOCÊ SABE SOBRE O PATRONO DE SUA ESCOLA?

QUEM FOI?

OS ALUNOS CONHECEM A HISTÓRIA DO PATRONO?

NA ESCOLA HÁ FOTOGRAFIAS E PLACAS COM INFORMAÇÕES SOBRE SUA HISTÓRIA?





“Desenvolver um projeto de Memória na escola é uma forma de investir na formação dos alunos, em relação à aquisição de valores, noção de pertencimento e desenvolvimento da sua identidade”

(Suely Ramos - Responsável pelo Centro de Memória e Acervo Histórico)





O passado reconstituído não é um refúgio, mas uma fonte, um manancial de razões para lutar.” 
(Ecléa Bosi)


Veja também: 



Se você atua em uma escola vinculada à Diretoria de Ensino – Região Suzano, converse com o (a) diretor (a) sobre a publicação da biografia do patrono da escola aqui no blog. 

Envie para: gelson.rocha@uol.com.br  



22 de abril de 2012

22 DE ABRIL - DESCOBRIMENTO ?














Que termo usar para identificar ou descrever "aquele" acontecimento? 



 Eis o problema colocado.



Descobrimento: implica dizer que nada existia, a não ser a partir da Europa; povos como os Olmecas, que praticavam agricultura há milênios, não existiam, porque não tinham sido descobertos. 

Invasão: inverte o ponto de vista e coloca o mundo visto a partir das sociedades do Continente Americano. 

Contato: termo mais neutro, que parece omitir um ponto de vista ou contemplar os vários envolvidos; apesar disso, tem um tom neutro que mascara a violência extrema da chegada dos europeus ao Novo Mundo. 
Redefor, 2011



"Na primeira noite, eles se aproximam e colhem uma flor de nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão. E não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada".(Maiakovski)



Em passeio por pontos turísticos de Porto Seguro(BA) você conseque observar as perspectivas acima descrita.


Memorial do Descobrimento 
(Porto Seguro - Bahia)













Invasão 
(Porto Seguro - Bahia)









Santa Cruz Cabrália



Crédito fotos: Gelson Rocha 


Abordagem dialógica na aula de História 
(Dialogar - Ouvir - Refletir - Ler e Escrever sobre o que refletiu)



"Fazer com que o aluno visualize a importância do saber dentro de sua realidade. Ser capaz de resgatar não a informação em si mesma, mas o que levou um Platão, um Galileu, um Einstein, um Picasso, um Marc Bloch, um Fernando Pessoa às formulações e expressões que deram em suas áreas. Apresentar o ponto de partida, apresentar o problema é dar condições de verificar e comparar condições para que o mesmo possa ser apreendido pelo aluno, a partir de sua própria atuação, devendo o professor atuar como estimulador desse processo" ("Transversalidade e a renovação do ensino de História" IN: Karnal, L. (Org.). História na sala aula. São Paulo: Contexto, 2003, 64).


Qual abordagem adota quando está trabalhando com o tema?



"TIRADENTES"

pt.wikipedia.org


                    
Problematizar conceitos


“Oferecer ao aluno o cerne da ciência e da arte: o problema. Não o problema artificial clássico na área de exatas, mas os problemas que geraram a inquietude que produziu este mesmo conhecimento. (...) Mostrem as incoerências, as dúvidas, as questões estruturais de cada matéria. Mostrem textos opostos, visões distintas, críticas de um autor ao outro. Nunca fazer um trabalho como: Feudalismo, ou o Lusíadas, ou o Relevo do Amapá, mas problemas para serem resolvidos. Todo animal (e, por extensão, o aluno) é curioso. Porém, é difícil ser curioso com o que está pronto.”                                                                                                                                                                                              
                                                                                       (Leandro Karnal, 2001)


Considerar no trabalho com o texto imagético:
  • Quem fez?
  • Quando fez?
  • Com que intenção fez?
  • Para quem fez?
  • Quais as influências do autor?
  • Qual o contexto de sua elaboração?
  • Que elementos a imagem pode trazer para entender determinado contexto histórico?
  • Qual a disposição dos elementos em cena?
  • Existe uma ação principal?
  • Quem são os personagens?
                                                        (Fonte: Rede Aprende com a Rede, 2009)






No site Apoio à Implementação do Currículo há um roteiro, destinado à discussão com os professores da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, assim como os de Língua Portuguesa e de Arte, que introduz o debate sobre a importância da análise iconográfica em sala de aula. Buscando ampliar as possibilidades de trabalho com diferentes tipos de linguagem documental. Além disso, enfatiza como a contextualização é uma etapa essencial no processo de análise de imagens.





Para acessar a apresentação do Roteiro, siga as instruções abaixo: 

Consultar roteiro:
A análise iconográfica em sala 


Login e Senha = ESC – (CIE da escola onde atua)
Login = ESC - __ __ __ __ __ __
Senha = ESC - __ __ __ __ __ __







"Exaltação à Tiradentes” - Elis Regina, de autoria de Mano Décio da Viola, Estanisláu Silva e Penteado. 


Qual sua opinião sobre a letra da música?



Veja também: 


20 de abril de 2012

Educar para a Igualdade Racial


 6ª edição do prêmio



O prêmio tem como objetivos:

·        Dar visibilidade, incentivar e subsidiar escolas, professores e profissionais da Educação Básica para a inclusão da temática étnico-racial nos projetos pedagógicos, objetivando concretizar o direito constitucional ao pleno desenvolvimento escolar das crianças, adolescentes e jovens negros, brancos, indígenas e de outros grupos étnicos, e a garantia de igualdade de acesso. permanência e sucesso na escola;
·        Estimular e apoiar a implementação da LDB alterada especialmente pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008.
·  Favorecer o desenvolvimento de metodologias, materiais didáticos e paradidáticos que auxiliem o educador e a escola a tratarem adequadamente o tema da diversidade e da igualdade étnico-racial em sala de aula;

Período de Inscrição
       De 30 de março a 31 de maio de 2012

Inscrições
       As inscrições poderão ser realizadas:
a)    site: www.ceert.org.br
b)    correio: CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, Rua Duarte de Azevedo, 737, Santana, CEP 02036-022 – São Paulo – SP.

Maiores informações:
       http://www.ceert.org.br


18 de abril de 2012

TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO



Art. 1o  O art. 26-A da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:
Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

§ 2o  Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.” 


O QUE É SER ÍNDIO HOJE?


Inicialmente não existem “índios brasileiros”, mas, sim, centenas de povos indígenas divididos e caracterizados por culturas distintas. São grupos culturais diversos possuidores de língua, costumes e universos religiosos próprios. Daí, ser complicado falar a famigerada frase; “os índios do Brasil eram assim...”, além de ser falsa, possui o marca da intolerância. Nas palavras de Albert Memmi: “O indígena/colonizado jamais é caracterizado de maneira diferencial: só tem direito ao afogamento coletivo anônimo. (“Eles são isso...Eles são todos os mesmo)”. Esta marca do plural, utilizada indistintamente para designar os diversos povos indígenas do Brasil, termina por desumanizar e descaracterizar toda riqueza cultural destes grupos, entendidos como “’índios” e não como povos. Não se fala em povo Xavante, Guarani ou Xerente, como modos próprios de ser, mas, apenas e simplesmente, índios. Por tudo isso, deve-se evitar o termo “índios” e trabalhar com a perspectiva de povos indígenas.






15 de abril de 2012

CINE HISTÓRIA 1 - PLANETA DOS MACACOS


SUPER TRAILER!!! PLANETA DOS MACACOS: A ORIGEM 

www.youtube.com




Novo 'Planeta dos Macacos' discute a violência na contemporaneidade






cinemacomcritica.com.br





VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS 

O tema violência pode ser abordado levando em conta onde ela acontece e a forma como costuma se manifestar. Isso leva a situações concretas e importa no uso de conceitos, bem como de teorias, para explicar tais situações e manifestações. Assim, pode-se encontrar a violência nas relações pessoais ou nas relações entre o indivíduo e as instituições, como ela aparece na escola e por que alguns a chamam de violência simbólica. Há o uso legítimo da violência pelo Estado e seu uso abusivo pelo mesmo Estado, em momentos de crise institucional, repressão política, censura, etc. Há violência nos meios de comunicação, nos movimentos sociais, nos processos de transformação das diferentes sociedades, patrocinada por governos à direita ou à esquerda. 
Como se pode perceber, a “questão da violência” não está apenas ligada à criminalidade, e fazer uma análise enfocando somente essa dimensão significaria permanecer nas aparências da questão, no que é mais visível, ou, no limite, dando-lhe um enfoque ideológico ou preconceituoso. Há uma preocupação com a análise de todas as formas de violência para poder dar uma visão ampla do fenômeno e explicar como ele acontece na nossa sociedade.
(Orientações Curriculares para o Ensino Médio, pg. 119 e 120)






"Nós vivemos num tempo...", de Ortega y Gasse

www.youtube.com







Veja também:

13 de abril de 2012

MEMORIAL DA RESISTÊNCIA



O Memorial da Resistência de São Paulo é uma instituição dedicada à preservação das memórias da resistência e da repressão políticas por meio da musealização de parte do edifício que sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo -- Deops/SP, entre os anos de 1940 a 1983.


                                                                                                 Fonte: Memorial da Resistência



O Memorial desenvolve atividades educativas para diferentes grupos, entre elas:



8 de abril de 2012

FORMAÇÃO DO PROFESSOR


Colégio Pedro II - Professores Nota 10
www.youtube.com


"Os contextos são baseados em questões de Vestibular o tempo todo, para que eles possam perceber como vão ser avaliados fora da escola."

Prof. Marcos Vinícius Mendonça

Vídeo: Colégio Pedro II- Professores Nota 10



VESTIBULAR?





O objetivo do Ensino Fundamental Brasileiro é a formação básica do cidadão. Para isso, segundo o artigo 32º da Lei Diretrizes Bases da Educação Nacional, é necessário:
I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.


Do Ensino Médio
       Art. 35º. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: 
 I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; 
IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.



Escola Referência Brasil - 2011 Costa e Silva - Gurupi-TO
www.yutube.com


O Prêmio Gestão Escolar (PGE) tem por objetivo estimular a melhoria dos processos de gestão, em busca de um objetivo maior: garantir educação de qualidade, direito fundamental de todos os estudantes. Assim, não queremos apenas identificar boas práticas, mas fornecer instrumentos que auxiliem toda escola participante a melhorar sua gestão.


Não podemos esquecer que a contribuição fundamental da área de Ciências Humanas é com a  construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nós, professores de História temos muito a contribuir na discussão que ocorrerá no dia 10 de abril de 2012, na Unidade Escolar em que atuamos.




Rose Araujo.jpg




nonacre.blogspot.com









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