31 de agosto de 2012

AGITA GALERA NAS ESCOLAS

EE JOSÉ PAPAIZ
PROFESSOR ARLINDO VIANA DA SILVA 
TEATRO SOBRE O CANGAÇO





GRUPO TEATRAL 
SÓ POR HOJE 

Apresentação na EE Joviano Satler

Apresentação na EE Joviano Satler


Apresentação na EE Joviano Satler


O GRUPO TEATRAL S.P.H FEZ UMA APRESENTAÇÃO NA EE GIOVANNI BATTISTA RAFFO. 

O ENREDO DA PEÇA ABORDOU ASSUNTOS RELACIONADOS À FAMÍLIA E O ENVOLVIMENTO COM AS DROGAS. VÁRIAS PESSOAS SE EMOCIONARAM COM A APRESENTAÇÃO DO GRUPO. 



Obs: 
1. Fotos do Grupo Teatral S.P.H são referente a apresentação na EE Joviano Satler. No You Tube tem vários vídeos do grupo.
2. Responsáveis assinaram Termo de uso de imagem. 

25 de agosto de 2012

INDEPENDÊNCIA OU MORTE


O FILME 






A PRODUÇÃO 
I
bcc.org.br



E O POVO ... 

A forma como o povo – cuja independência política foi alcançada pelo ato heróico – aparece (ou não) na diegese de Independência ou Morte indica o tipo ligação que mantém com o herói: está ausente a maior parte do tempo e quase sempre há um personagem responsável por falar em seu nome. Desde a primeira cena do filme, D. Pedro recebe notícias sobre o povo amotinado, insatisfeito com a composição ministerial e manda informar aos amotinados: “... estou pronto a fazer tudo para o povo. Nada, porém, pelo povo”. E quando finalmente aparece nas telas, o povo está de costas, sem rosto. O personagem enfocado é sempre aquele que se dirige à “multidão” – na maioria das vezes, D. Pedro – enquanto partindo desta apenas se ouve expressões incompreensíveis, sem palavras de ordem claras. Uma multidão amorfa que apóia seu líder. Um líder impulsivo, intuitivo, que sabe o que o povo deseja sem que esse se manifeste. (A História numa sala escura... aconstrução da memória nacional através de filmes históricos durante a ditaduracivil militar.)


HISTÓRIA CULTURAL



O CINEASTA
revistazingu.net


É UM FILME PATRIÓTICO?
filmesepicos.com


Seguindo uma direta influência dos historiadores greco-romanos e de alguns continuadores renascentistas, o tempo rápido da política e da guerra, movido pela ação de grandes líderes e generais ou por elites poderosas, e que era bem adaptado a Histórias de estados-nacionais, dominou as narrativas da História por longas décadas, já bem adentrado o século XX (e ainda não desapareceu).

A partir de meados do século XX fortaleceu-se uma tendência, que pouco a pouco predominaria (ao menos em certos países), a despersonalizar a ação transformadora e a cadenciar mais lentamente os ritmos de mudança, como forma de superar as limitações da velha história política e abrir-se para as contribuições da Sociologia, da Antropologia e da Economia e para a influência do marxismo. Povos, nações, estados, cederam um pouco o lugar no palco da História para agentes mais amplos, transnacionais, quase impessoais. 



Documentário da TV Mogi News sobre a passagem do Imperador por Mogi das Cruzes 







O ÍDOLO POLÍTICO – A preocupação perpétua da história política, dos fatos políticos, das guerras, etc...;


O ÍDOLO INDIVIDUAL - O hábito invertebrado de conceber a história como uma história dos indivíduos;


O ÍDOLO CRONOLÓGICO – O hábito de se perder nos estudos das origens.

( Teoria da História – Pedro Paulo A. Funari e Glaydson José da Silva. Pg. 57) 



Um aspecto importante a se considerar no ensino de História consiste em reforçar, no aluno, a percepção de que o processo histórico não decorre apenas da ação dos heróis, aquelas grandes personagens que figuram no panteão da pátria, e que têm, entre outras coisas, a capacidade de produzir um sentimento de inferioridade nas pessoas comuns, ou seja, aquelas que encontramos em praticamente todos os espaços sociais. Desse modo, os alunos poderão reconhecer a importância da participação política para o exercício pleno da cidadania.
Relatório Pedagógico – SARESP 2011, História e Geografia. pg 39


COMO DOM PEDRO DE ALCÂNTARA É RETRATADO ... 
  • Quadro de Pedro Américo de 1888?
  • Filme de 1972?
  • Documentário de 2012?



FILMES NA SALA DE AULA 




Veja também: 


Memória da Independência 
blog estadao.com



Minha História  
http://www.suzano.sp.gov.br





24 de agosto de 2012

MOSTRA DE CINEMA - SESI SUZANO

O Sesi de Suzano exibe, até 11 de setembro, 20 longas-metragens que concorreram em maio ao VIII Prêmio FIESP/SESI-SP do Cinema Paulista.

Entre as 22 sessões que vão ser exibidas, estão o longa-metragem Onde Está a Felicidade? com Bruna Lombardi e Meus Pais, com Cauã Reymond e Débora Falabella.

Os ingressos, que são gratuitos, devem ser retirados na secretaria do Sesi. 


Quando: de 4 de agosto até 11 de setembro

Endereço: Avenida Senador Roberto Simonsen, 550, Jardim Imperador 

Quanto: gratuito 

Informações: 4741-1661 ramal 244
Fonte: TV Diário




jornaldecaruaru.wordpress.com





SEMANA CULTURAL ALFREDO ROBERTO

A Criação Poética da Diversidade – 2ª. Edição




PROGRAMAÇÃO

13 de agosto
Apresentação do projeto e retrospectiva 2011
Apresentação violão
 Depoimento dos autores da 1ª. edição 2011
 Sacolinha: Lançamento do Livro Manteiga de Cacau,  leituras e declamação de poemas

 14 de agosto

 Apresentação circense
 Circo Internacional Condor

    

15 de agosto

 Apresentação Violino
 Peça teatral alunos 7ª.C
 Momentos “felizes”
 Palestra Sandoval: Quem sou deixa marcas


    16 de agosto

    Apresentação Hip Hop
     Claúdio Cakis – Palestra sobre Cultura


      17 de agosto

       Apresentação Rock
       Francis Gomes:   Literatura de cordel



      FOTOS DO EVENTO 

      Diretor Marcelo e a PC Fátima Lobão

      Professor Ravair

      Francis Gomes e a literatura de Cordel

      PC Fátima Lobão 

      Professor Ravair declamando poesia

      Professor Ravair declamando poesia



      (...) Esse documento apresenta as quatro grandes necessidades de aprendizagem dos cidadãos do próximo milênio às quais a educação deve responder: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. E insiste em que nenhuma delas deve ser negligenciada.


      (...) Espera-se que a escola contribua para a constituição de uma cidadania de qualidade nova, cujo exercício reúna conhecimentos e informações a um protagonismo responsável, para exercer direitos que vão muito além da representação política tradicional: emprego, qualidade de vida, meio ambiente saudável, igualdade de homens e mulheres, enfim, ideais afirmativos para a vida pessoal e para a convivência.
      Diretrizes Curriculares Nacionaispara o Ensino Médio, pg 13


      Blog Francis Gomes 

      poetafrancisgomes.blogspot.com.br





      Parabéns à equipe escolar pela realização do evento


      17 de agosto de 2012

      Divulgando blog(s) das escolas (6)

      BLOG DA ESCOLA MASAITI SEKINE

      "LUGAR QUE FAZ A DIFERENÇA"

      geograficamentecorreto.com


      BLOG DA ESCOLA EDIR DO COUTO ROSA






      BLOG SALA DE LEITURA JD. SÃO PAULO II
      (Utilização do Google Doc's)

      mauriciorochadesigner.blogspot.com




      BLOG (s) DAS ESCOLAS DE SUZANO E FERRAZ DE VASCONCELOS

      cenfopinclusaodigital.wordpress.com




      16 de agosto de 2012

      GRÊMIO ESTUDANTIL - EE Oswaldo de Oliveira (2)

      GRÊMIO ESTUDANTIL
      FUTUROS NOVA GERAÇÃO

      AÇÕES



      Mudas de plantas para o Jardim
      Foto: Blog Futuro Nova Geração





      Futuros Nova Geração no Cartório Eleitoral






      Interclasse Ecológico
      Foto: Blog Futuro Nova Geração





      O Grêmio pode dar importante contribuição no sentido de proporcionar o envolvimento dos alunos, ajudando-os a pensar a escola em seu conjunto, desenvolvendo-lhes o senso de pertence, o compromisso com alguns valores e princípios, bem como a reflexão e posicionamento frente aos problemas da atualidade. Pode constituir-se, ainda, num veículo de desenvolvimento cultural, cívico e social. 

      Entretanto, tais possibilidades requerem necessariamente que a escola, direção, professores e demais profissionais estejam abertos ao diálogo, assumindo sua parcela de responsabilidade na discussão democrática com os alunos, entendendo que a construção de um Grêmio efetivo demanda tempo, incentivo, apoio, credibilidade e confiança nas inúmeras possibilidades de ações criativas. 
      Cartilha Grêmio Estudantil, pg. 9



      Logotipo do Grêmio Estudantil da EE Oswaldo de Oliveira Lima



      QUE AÇÕES O GRÊMIO DESENVOLVE NA
       "SUA" ESCOLA?


      11 de agosto de 2012

      MINHA HISTÓRIA


      Chip RIC - Registro de Identidade Civil irá substituir as Carteiras de Identidade

      www.youtube.com




      Símbolos Nacionais: Hino Nacional

      www.youtube.com








      "O Símbolo tem a função de permitir
       a comunicação e a auto-manifestação do homem." 

      (Carl G. Jung)



      A IDENTIDADE DE SUZANO

      BRASÃO
      http://www.suzano.sp.gov.br

      • Quando foi instituído?
      • Quem é o autor?
      • Há vários símbolos: uma coroa, uma águia, capacete romano, setas de sable, chaminés. O que eles representam?
      • 1.919 e 1.949 – o que as datas identificam?
      • As cores azul, vermelho e prata possuem algum significado?

      BANDEIRA
      http://www.suzano.sp.gov.br




      HINO DE SUZANO



      Sobre a cidade de Suzano - São Paulo SP

      www.youtube.com





      A IDENTIDADE DE FERRAZ DE VASCONCELOS


      BRASÃO
      http://www.ferrazdevasconcelos.sp.gov.br

      • O que representa as datas 1.926 e 1953? 
      • Há vários símbolos: a roda dentada, cornucópia, os ramos da videira, coroa dourada. O que eles significam?
      • O que significa a inscrição “LABOR OMNIA VINCIT”? 
      • A cor vermelha significa ... 

      BANDEIRA
      http://www.ferrazdevasconcelos.sp.gov.br




      Sobre a cidade de Ferraz de Vasconcelos - São Paulo SP

      www.youtube.com




      IDENTIDADE 

      Preciso ser um outro 
      para ser eu mesmo 
      Sou grão de rocha 
      Sou o vento que a desgasta 
      Sou pólen sem insecto 
      Sou areia sustentando 
      o sexo das árvores 
      Existo onde me desconheço 
      aguardando pelo meu passado 
      ansiando a esperança do futuro 
      No mundo que combato morro 
      no mundo por que luto nasço 


      Mia Couto, in "Raiz de Orvalho e Outros Poemas"




      Minha história - Chico Buarque

      www.youtube.com




      HISTORIOGRAFIA E ENSINO 


      A história ideal é aquela que abrange todas as inúmeras atividades humanas, da religião à literatura ou política. Ou seja, é a História que permite a compreensão da sociedade como um todo. 
      O historiador não deve ignorar nada, ele deve ser um erudito. Segundo o autor: "O historiador das ideias pode (por sua conta e risco) não dar a mínima para a economia, e o historiador econômico não dar a mínima para Shakespeare, mas o historiador social que negligencia um dos dois não irá muito longe" 
      (Hobsbawm, Eric. "Da História social à História da sociedade". Sobre História - Ensaios. SP: Companhia das Letras, 1998. p.87). 
      Redefor, 2011


      O novos campos da História hoje podem ser entendidos como tributários de temas e problemas das mentalidades – a história das mulheres, a história da vida privada, do cotidiano, do imaginário e, num contexto maior, a própria história cultural. 
      (Teoria da História. Pedro Paulo A. Funari e Glaydson José da Silva, pg 74)


      MOGI DAS CRUZES

      Sobre Brasões e Barões 
      www.dialeticacultural.blogspot.com.br




      Tia Anastácia: Porta-Bandeira mogiana
      www.dialeticacultural.blogspot.com.br




      Conheça personagens ilustres que dão nomes a importantes ruas de Mogi das Cruzes 




      Com certeza você já ouviu falar em algum desses nomes: Doutor Deodato Wertheimer, Francisco Ferreira Lopes, Coronel Cardoso Siqueira, Doutor Ricardo Vilella, Narciso Yague Guimarães entre outros. Conheça os principais fatos da vida desses personagens e quais os marcos históricos que eles fizeram na cidade. Conheça, também, alguns lugares que já não existem mais em Mogi das Cruzes.

      Clique nos link(s) abaixo e assista programa especial produzido pela TV Mogi News















      Fonte: www.tvmoginews.com.br 




      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...