23 de dezembro de 2012

BOAS FESTAS A TODOS OS SEGUIDORES DO PROMETEU




QUERO DESEJAR A TODOS AQUELES QUE ESTIVERAM E ESTARÃO ME FAZENDO COMPANHIA AQUI NESTE ESPAÇO, BOAS FESTAS E UM ANO NOVO CHEIO DE DESAFIOS E CONQUISTAS, SEJA ELE COM A FAMILIA, AMIGOS OU MESMO SOZINHO.



PCNP de História


20 de dezembro de 2012

HISTORIADOR DEBATE MITOS E NATAL


O Natal é uma das datas mais comemoradas em todo o mundo, principalmente nos países cristãos. Troca de presentes, festas e uma larga campanha publicitária do comércio ajudam a compor um cenário que começa a ser desenhado desde o começo de dezembro.

A data foi criada para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, principal figura da Igreja Católica, mas passou a concorrer com outros símbolos e mitos, que dividem a atenção da sociedade - e o principal deles é o Papai Noel.

Na véspera do Natal (2011), o Fórum recebe o historiador e antropólogo Claudio Bertolli Filho para explicar as origens do mito do Bom Velhinho e como ele concorre com a celebração do aniversário do Menino Jesus."O Papai Noel é o grande rival de Jesus Cristo nessa época do ano", diz o entrevistado. Trazendo elementos históricos e antropológicos, o programa também discute porquê a sociedade é tomada por um contagiante clima de solidariedade nessa época.

Fonte: TV Unesp


Programa Fórum - Historiador debate mitos e Natal - TV Unesp
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SÉCULO XIX




Foto: jornaldebrasilia.com.br



SÉCULO XX

E a globalização do Papai Noel


"O Papai Noel como conhecemos é uma construção, uma finalização, a soma de vários elementos na propaganda da Coca-Cola de 1931." 
 (Claudio Bertolli Filho - Historiador) 





novoeantigo.wordpress.com





Provocações - O Essencial é Saber Ver (Alberto Caeiro) - Abujamra 
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"Um mito é mais do que um objeto, um conceito ou uma ideia, é um modo de significação, uma forma."
Roland Barthes




"O mito é o nada que é tudo, 
o mesmo sol que abre os céus
é um mito brilhante e mudo"
Fernando Pessoa 




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CURIOSIDADES - AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO



AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO


As sete maravilhas do mundo antigo são uma famosa lista de majestosas obrasartísticas e arquitetônicas erguidas durante a Antiguidade Clássica feita por Antípatro de Sídon. Das sete maravilhas, a única que resiste até hoje quase intactas são as Pirâmides de Gizé, construídas há cinco mil anos.
Fonte: sohistoria.com.br


sohistoria.com.br



AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO 

As Novas Sete Maravilhas do Mundo foi uma revisão de caráter informal e recreativo da lista original das sete maravilhas. A seleção foi feita mundialmente por votos pela internet gratuitos e ligações telefônicas pagas e apresentada publicamente no dia 7 de Julho de 2007 no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal. Quando se fala em sete maravilhas do mundo, é comum relacionar à célebre lista das Sete maravilhas do mundo antigo, que reúne as mais notáveis construções da antiguidade. Esta lista, entretanto, não é mais a única a tentar enumerar as maiores realizações da humanidade e/ou da natureza
Fonte: sohistoria.com.br


sohistoria.com.br



PORTAL DE HISTÓRIA




17 de dezembro de 2012

A FERROVIA NA REGIÃO SABAÚNA-GUARAREMA


Pelos caminhos antigos que ligavam a cidade de São Paulo ao Rio de Janeiro transitaram tropeiros transportando variada mercadoria no lombo de tropas em animais de carga. Em determinados trechos navegáveis, o rio Paraíba também era utilizado, como da Freguesia da Escada até Cachoeira Paulista, como registraram os viajantes do início do século XIX. LEIA MAIS...




Para ler o texto do historiador Angelo Nanni, acessar link abaixo 

Foto: dialeticacultural.blogspot.com.br





13 de dezembro de 2012

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA

Sobre avaliação na disciplina de História, 
acessar link abaixo 

Foto: noticias.r7.com




INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO 
Currículo e Avaliação 


CADA TEXTO DO DOCUMENTO APRESENTA SUAS ESPECIFICIDADES DE 
ACORDO COM O EIXO ABORDADO. 


• O texto “Currículo e Desenvolvimento Humano”, de Elvira Souza Lima, apresenta reflexão sobre currículo e desenvolvimento humano, tendo como referência conhecimentos de Psicologia, Neurociências, Antropologia e Lingüística. Conceitua a cultura como constitutiva dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem. Aborda questões como função simbólica, capacidade imaginativa da espécie humana e memória. Discute currículo e aquisição do conhecimento, informação e atividades de estudo e a capacidade do ser humano de constituir e ampliar conceitos. O texto faz uma abordagem sobre a questão do tempo da aprendizagem, apontando que a construção e o desenvolvimento dos conceitos se realizam progressivamente e de forma recorrente. 

• Em “Educandos e Educadores: seus Direitos e o Currículo”, de Miguel Gonzáles Arroyo, há uma abordagem sobre o currículo e os sujeitos da ação educativa: os educandos e os educadores, ressaltando a importância do trabalho coletivo dos profissionais da Educação para a construção de parâmetros de sua ação profissional. Os educandos são situados como sujeitos de direito ao conhecimento e ao conhecimento dos mundos do trabalho. Há ênfase quanto à necessidade de se mapearem imagens e concepções dos alunos, para subsidiar o debate sobre os currículos. É proposta do texto que se desconstruam visões mercantilizadas de currículo, do conhecimento e dos sujeitos do processo educativo. O texto traz crítica ao aprendizado desenvolvido por competências e habilidades como balizadores da catalogação de alunos desejados e aponta o direito à educação, entendido como o direito à formação e ao desenvolvimento humano pleno. 

O texto “Currículo, Conhecimento e Cultura”, de Antônio Flávio Moreira e Vera Maria Candau, apresenta elementos para reflexão sobre questões consideradas significativas no desenvolvimento do currículo nas escolas. Analisa a estreita vinculação que há entre a concepção de currículo e as de Educação debatidas em um dado momento. Nessa perspectiva, aborda a passagem recente da preocupação dos pesquisadores sobre as relações entre currículo e conhecimento escolar para as relações entre currículo e cultura. Apresenta a construção do conhecimento escolar como característica da escola democrática que reconhece a multiculturalidade e a diversidade como elementos constitutivos do processo ensino-aprendizagem. 

• No texto “Diversidade e Currículo”, de Nilma Lino Gomes, procurou-se discutir alguns questionamentos que estão colocados, hoje, pelos educadores e educadoras nas escolas e nos encontros da categoria docente: que indagações a diversidade traz para o currículo? Como a questão da diversidade tem sido pensada nos diferentes espaços sociais, principalmente nos movimentos sociais? Como podemos lidar pedagogicamente com a diversidade? O que entendemos por diversidade? Que diversidade pretendemos que esteja contemplada no currículo das escolas e nas políticas de currículo? No texto é possível perceber a reflexão sobre a diversidade entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. Assim, mapear o trato que já é dado à diversidade pode ser um ponto de partida para novos equacionamentos da relação entre diversidade e currículo. Para tanto é preciso ter clareza sobre a concepção de educação, pois há uma relação estreita entre o olhar e o trato pedagógico da diversidade e a concepção de educação que informa as práticas educativas. 

• Em “Currículo e Avaliação”, de Cláudia de Oliveira Fernandes e Luiz Carlos de Freitas, a avaliação é apresentada como uma das atividades do processo pedagógico necessariamente inserida no projeto pedagógico da escola, não podendo, portanto, ser considerada isoladamente. Deve ocorrer em consonância com os princípios de aprendizagem adotados e com a função que a educação escolar tenha na sociedade. A avaliação é apresentada como responsabilidade coletiva e particular e há defesa da importância de questionamentos a conceitos cristalizados de avaliação e sua superação. O texto faz considerações não só sobre a avaliação da aprendizagem dos estudantes que ocorre na escola, mas a respeito da avaliação da instituição como um todo (protagonismo do coletivo de profissionais) e ainda sobre a avaliação do sistema escolar (responsabilidade do poder público).

Fonte:  portal.mec.gov.br 


Para ler documento na integra
clique no link abaixo 




12 de dezembro de 2012

DESTAQUE


MOSTRA CULTURAL 2012

Foto: galeradobartho.blogspot.com.br






SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NAS ESCOLAS 





6 de dezembro de 2012

Fórum de Educação e Diversidade Étnico Racial

apeoesp.org.br



(Professora Rosa Margarida foi uma das palestrantes do Fórum)




uneafrobrasil.blogspot.com












Contra o genocídio da juventude negra

www.youtube.com





gog - periferia segue sangrando
www.youtube.com



educarparaaigualdadeetnicoracial.ning.com




5 de dezembro de 2012

HISTÓRIA E RELIGIÃO

MERCADOS DA FÉ

Ao analisar a trajetória das religiões evangélicas no Brasil, a historiadora Karina Bellotti, da UFPR, afirma que o crescimento do mercado gospel influencia também o consumo atrelado a outras religiões, como a católica.

Fonte:Revista de História.com.br 


Para ler a reportagem da Revista de História é só acessar os link(s) abaixo. 

revistadehistoria.com.br







revistadehistoria.com.br





GOSPEL PODE SER FUNK

revistadehistoria.com.br



Veja também: 

O LIVRO DO APOCALIPSE

FÓRUM RELIGIOSO 



4 de dezembro de 2012

MEMÓRIA


Revisitando Mário de Andrade e Lévi-Strauss 
em Mogi das Cruzes

dialeticacultural.blogspot.com.br





EE JOSÉ EDUARDO VIEIRA RADUAN




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