29 de março de 2013

SUZANO - 64 ANOS


A ORIGEM 



Segundo os historiadores, coube ao jesuíta Francisco Baruel, em sua árdua missão de catequizar os índios da região, fixar-se nas terras, que hoje constituem o Município de Suzano e fundar o povoado que ocupa lugar de destaque dentro do nosso Estado. Mas muitas coisas aconteceram desde aqueles dias, que marcaram o início da história do Município. LEIA MAIS


Fonte: www.camarasuzano.sp.gov.br


AS COMEMORAÇÕES


Confira calendário de eventos no blog
Futuros Nova Geração

futurosnvg.blogspot.com.br




FOTOS ANTIGAS DE SUZANO NO SITE



Suzano panorâmica (1952)

www.museuvirtualsuzano.com.br


Suzano 

www.flickr.com 




 
www.museuvirtualsuzano.com.br


Praça João Pessoa - Década de 1990


www.museuvirtualsuzano.com.br

www.museuvirtualsuzano.com.br

Pérola Negra, campeã do Carnaval 2011 de Suzano
http://blogdorafagarcia.com


  


MINHA HISTÓRIA 
www.suzano.sp.gov.br







26 de março de 2013

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA





A Anpuh Brasil tem a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadores para o XXVII Simpósio Nacional de História, evento que ocorrerá de 22 a 26 de julho de 2013 na UFRN, em Natal - Rio Grande do Norte. 

Fonte: www.anpuhsp.org.br


Mais informações sobre o evento
acessar link abaixo 

www.anpuhsp.org.br



NOTÍCIAS 


Aprovado no senado projeto que regulamenta a profissão de historiador






24 de março de 2013

Divulgando 23 - Uso do blog na escola

ntesaojoaquimsc.blogspot.com





“ Os meios, por si sós, não são capazes de trazer contribuições para a área educacional e que eles são ineficientes se usados como ingrediente mais importante do processo educativo, ou sem reflexão.” 

“ A tecnologia educacional, proclamando apenas seus benefícios, deveriam considerar que a tecnologia educacional deve adequar-se às necessidades de determinado projeto político-pedagógico, colocando-se a serviço de seus objetivos e nunca os determinando.”

 As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista – Flavia Rezende




O USO DO BLOG NAS ESCOLAS DE
 SUZANO E FERRAZ DE VASCONCELOS 

JANDYRA COUTINHO 


MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINO
AVALIAÇÃO


ZÉLIA GATTAI AMADO 


EM QUE MUNDO VIVEMOS? 

“Em menos de duas décadas, as redes informáticas invadiram nossa praia. Ocuparam todos os espaços, dos caixas eletrônicos às LANs (Local Area Networks), dos cibercafés aos aeroportos, dos shopping centers às bibliotecas. Os computadores pessoais rapidamente responderam à demanda e os netbooks multiplicam-se e artefatos ainda menores e mais ágeis, como os celulares e os ipod são parceiros fiéis e onipresentes de um número cada vez maior de jovens e adultos.” 
Nílson José Machado



O vídeo abaixo é uma paródia do filme alemão "A Queda", discute as mudanças de comportamento trazidas pela Geração Y nas empresas. O diálogo, adaptado pelo Grupo Foco, discute a nova relação dos jovens frente a hierarquias, a tecnologia e os líderes, representados, na paródia, pelo personagem do Hitler. (Fonte: www.youtube.com)



Grupo FOCO - As mudanças trazidas pela Geração Y

www.youtube.com



Veja também:



23 de março de 2013

MUSEU DO ÍNDIO


www.jcnet.com.br



Em audiência, índios que invadiram museu recusam proposta da Funai


g1.globo.com



Índios?


Inicialmente não existem “índios brasileiros”, mas, sim, centenas de povos indígenas divididos e caracterizados por culturas distintas. São grupos culturais diversos possuidores de língua, costumes e universos religiosos próprios. Daí, ser complicado falar a famigerada frase; “os índios do Brasil eram assim...”, além de ser falsa, possui o marca da intolerância. Nas palavras de Albert Memmi: “O indígena/colonizado jamais é caracterizado de maneira diferencial: só tem direito ao afogamento coletivo anônimo. (“Eles são isso...Eles são todos os mesmo)”. Esta marca do plural, utilizada indistintamente para designar os diversos povos indígenas do Brasil, termina por desumanizar e descaracterizar toda riqueza cultural destes grupos, entendidos como “’índios” e não como povos. Não se fala em povo Xavante, Guarani ou Xerente, como modos próprios de ser, mas, apenas e simplesmente, índios. Por tudo isso, deve-se evitar o termo “índios” e trabalhar com a perspectiva de povos indígenas.




www.revistadehistoria.com.br




Veja também:

22 de março de 2013

PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO 2013



Estão abertas as inscrições para a 10ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro



Já estão abertas as inscrições para a 10ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Podem se inscrever, até o dia 14 de junho, alunos entre 16 e 22 anos que estejam matriculados e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares. A 10ª edição, realizada entre 23 e 27 de setembro, vai reunir 78 estudantes de todos os estados. LEIA MAIS




Obs: Os alunos das escolas privadas e da modalidade  Educação de Jovens e Adultos também podem participar da 10ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro







Clique no link abaixo e assista videoconferência 
O Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2013,
 transmitida em 25/03/2013








COMUNICADO DA DER SUZANO



Professores, incentivem seus alunos a participarem da 10ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro, enviando um projeto para D.E.R. Suzano até dia 29 de maio de 2013. Aos cuidados dos PCNP(s) de História e Geografia.  


21 de março de 2013

WORKSHOP - GRÊMIO ESTUDANTIL


EM BREVE

AQUI NO BLOG 

Foto: Prometeu Acorrentado



O Grupo Estudantil "Se Ligue" firmou parceria com a Organização Mundial Ashoka 







ASHOKA 

Origem do nome



Em sânscrito, língua indo-europeia de registro escrito mais antigo, Ashoka significa “ausência de sofrimento”. Ashoka foi também o nome de um imperador que governou a Índia durante o século III a.C e é lembrado como um dos maiores inovadores sociais do mundo. Depois de uma guerra pela unificação do país, o imperador Ashoka renunciou à violência e dedicou sua vida à promoção do bem-estar social, da justiça econômica e da tolerância. Em seu governo, instituiu serviços de saúde, lançou um amplo programa de abertura de poços, construiu alojamentos para viajantes e plantou milhares de árvores para fazer sombra nas estradas quentes e de muita poeira da Índia. Seus éditos, gravados em pilares de pedra em todo o império, testemunham sua fé na ética como guia para a ação pública.

Origem do logo 

Como logotipo da Ashoka, Bill Drayton escolheu o carvalho, por ser uma árvore forte, resistente à seca e de raízes largas e profundas no solo. Por ser grande, com muitos galhos, oferece muita sombra, sendo comum que os povos se utilizem do espaço abaixo de sua copa como local de reunião.
Fonte: www.ashoka.org.br




16 de março de 2013

Divulgando 21 - Ações do Grêmio Estudantil



Grêmio Estudantil em parceria com a Empresa Recicla Brasil ®



Grêmio Estudantil coordenando atividades do "Dia do Patrono"
gruposeligue.com.br



Grêmio Estudantil participa da Reunião de Planejamento Escolar 2013

futurosnvg.blogspot.com.br


2ª Sabatina ao Conselho Tutelar de Ferraz de Vasconcelos



gruposeligue.com.br



Parabéns pelo trabalho desenvolvido na escola 



15 de março de 2013

WORKSHOP GRÊMIO ESTUDANTIL



O Grupo Estudantil “Se Ligue” CONVIDA professores, gestores e alunos do Grêmio Estudantil para o 7º Workshop Estudantil que será realizado dia 20 de março de 2013, às 19 horas, na EE Carlindo Reis, na Rua Juvenal Guerra, nº 137, Sítio Paredão – Ferraz de Vasconcelos. 


Para participar do 7º Workshop Estudantil, acesse o link abaixo e faça sua inscrição 








12 de março de 2013

IDESP 2012

O QUE É O IDESP 

O IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na avaliação de qualidade das escolas feita pelo IDESP consideram-se dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP e o fluxo escolar. O IDESP tem o papel de dialogar com a escola, fornecendo um diagnóstico de sua qualidade, apontando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano. 
Fonte: idesp.edunet.sp.gov.br



Melhora no Ensino Médio: Saresp e Idesp 2012 apontam avanços na rede estadual


www.educacao.sp.gov.br



Clique no link abaixo para ver o resultado de sua escola 

idesp.edunet.sp.gov.br



10 de março de 2013

CINE HISTÓRIA 6 - SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


Dois filmes sobre a Segunda Guerra Mundial 
dirigidos por Clint Eastwood



O primeiro fala da Guerra (1939/45) do ponto de vista dos americanos

A Conquista da Honra - Trailer

www.youtube.com



O segundo é sobre a visão do exército japonês em relação à mesma batalha

Cartas do Iwo Jima - Trailer
www.youtube.com







Como analisar um filme


Professor de História do Brasil na USP e doutor em História Social, Marcos Napolitano fala sobre os caminhos para a análise de um filme em sala de aula.


Marcos Napolitano

www.youtube.com










Darcy Viglus


O contato com o mundo do cinema é uma experiência única e marcante. A utilização de filmes na aula de história estimula desde cedo os adolescentes e jovens ao hábito de assistir a um filme e, ainda, aprender história de forma contextualizada através das novas tecnologias. Educar pelo cinema é ensinar a ver diferente. É educar o olhar. É decifrar os enigmas da modernidade na moldura do espaço imagético. Cinéfilos e consumidores de imagens em geral são espectadores passivos. Na realidade, são consumidores pelas imagens. “Aprender a ver cinema é realizar esse rito de passagem do espectador passivo para o espectador crítico" (TARDIF, 2002, p.42). LEIA MAIS




Provocações - Não Entendo (Clarice Lispector)
www.youtube.com



“A História, não esqueçamos, ainda é uma ciência em obras, e cabe a nós colocarmos as mãos à obra, para realizá-la, da maneira mais sublime e adequada possível. "
 (Marc Bloch)


DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR


Para acessar vídeos e reportagens sobre o tema
clicar no link abaixo



CURRÍCULO DE HISTÓRIA E CIDADANIA


Convém lembrar que a formação dos cidadãos ultrapassa as aulas de História e a própria escola, em seu conjunto, já que as bases dessa formação são constituídas nos ambientes sociais que os alunos frequentam, principalmente os familiares. Por isso, é necessário compartilhar essa realidade com a formação específica da disciplina, adequando seus conteúdos aos propósitos que devem animar o trabalho de todo educador, e não apenas do de História. 

Desse modo, será possível auxiliar o educando a ter um entendimento mais adequado de sua realidade social a partir da transformação de suas experiências vividas em experiências compreendidas, e estender essa compreensão a outros contextos diferenciados, espacial e temporalmente, ou seja, ao campo específico da História.





7 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Vídeos e reportagens sobre a temática
Acessar link(s) abaixo

sundrix.blogspot.com




informacubatao.blogspot.com






Mulher proletária


Mulher proletária — única fábrica 

que o operário tem, (fabrica filhos) 

tu 

na tua superprodução de máquina humana

forneces anjos para o Senhor Jesus, 

forneces braços para o senhor burguês.

Mulher proletária, 

o operário, teu proprietário 

há de ver, há de ver: 

a tua produção, 

a tua superprodução, 

ao contrário das máquinas burguesas 

salvar o teu proprietário. 


Fonte: luso-poemas.net


supportiveenglish.com



Zeca Pagodinho e Martinho da Vila - Mulheres
www.youtube.com




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