27 de maio de 2013

Divulgando 29 - Blog das Escolas


"O mundo não será destruído por aqueles que fazem o mal,
 mas por aqueles que olham e não fazem nada".

 Albert Einstein



EE José Benedito Bartholomei 
Rosa de Hiroshima 
erilainepoeta.blogspot.com



EE Mario Manoel Dantas de Aquino 
Jornal da Escola 




EE Comandante Jacques Yves Cousteau
Passa ou Repassa 



26 de maio de 2013

ENTREVISTAS COM HISTORIADORES


Entrevista com o historiador britânico Eric Hobsbawm no programa Milênio (Globo News). Legendas em português.




Programa Milênio entrevista o historiador Eric Hobsbawm
www.youtube.com




Mary Del Priore, historiadora e escritora, em entrevista ao programa "Sempre Um Papo" da TV Câmara fala de D. Pedro II, da imperatriz Tereza Cristina, do príncipe D. Pedro Augusto, neto do monarca e objeto da biografia "O Príncipe Maldito", bem como do amor de toda a vida do imperador brasileiro, a Condessa de Barral - abolicionista fervorosa que influenciou com suas ideias D. Pedro II e a Princesa Isabel, que dá título a outra obra também publicada pela entrevistada. (Fonte: www.youtube.com)


Mary Del Priore - Biografias de O Príncipe Maldito e Condessa de Barral

www.youtube.com



Entrevista com o historiador Antonio Manuel para o  programa Expressão 73.

Expressão 73 entrevista Antônio Manuel historiador português 

www.youtube.com




abemouamal.blogspot.com -



23 de maio de 2013

PNLD 2014


COMUNICADO PNLD 2014

O período de escolha e digitação dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), destinados aos alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9°ano), para o triênio de 2014 a 2016, foi alterado para 02 a 12 de agosto de 2013. 

Informamos que os Guias de Livros Didáticos do PNLD 2014, com os títulos e as resenhas dos livros passíveis de indicação pelos professores, serão disponibilizados pelo FNDE a partir de 21 de junho de 2013, tanto na versão digital, no portal www.fnde.gov.br, como impressa, a ser encaminhada às escolas. 

Quanto à carta senha/amarela, com os dados para acesso ao sistema de escolha dos livros, informamos que será encaminhada até o final do mês de julho de 2013. 

Devido à confirmação do novo período de escolha e da alteração da data de divulgação dos referidos Guias, a CGEB transferiu a data da Videoconferência sobre as orientações técnicas para a escolha do PNLD 2014, para o dia 27 de junho, das 10 às 12 horas, que poderá ser acompanhada por streaming no seguinte endereço: www.rededosaber.sp.gov.br.
Fonte: Boletim semanal CGEB, Nº 17, de 12 de junho de 2013


PROGRAMA NACIONAL DE LIVROS DIDÁTICOS


O Programa tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários.
O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas. 
O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas. 
São reutilizáveis os seguintes componentes: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Física, Química e Biologia. Os consumíveis são: Alfabetização Matemática, Letramento e Alfabetização, Inglês, Espanhol, Filosofia e Sociologia. 
Um edital especifica todos os critérios para inscrição das obras. Os títulos inscritos pelas editoras são avaliados pelo MEC, que elabora o Guia do Livro Didático, composto das resenhas de cada obra aprovada, que é disponibilizado às escolas participantes pelo FNDE. 
Cada escola escolhe democraticamente, dentre os livros constantes no referido Guia, aqueles que deseja utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico. 






www.fnde.gov.br








pnld.edunet.sp.gov.br


Veja também:

21 de maio de 2013

LEMBRAR É COMBATER

Em alusão ao 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), municípios paulistas e diversos parceiros estão mobilizados para realizar uma série de eventos. LEIA MAIS

Em Suzano as palestras e debates serão realizados no Auditório Dr. Armando de Ré, no dia 23 de maio de 2013, das 13 às 18 horas. 
Fonte: www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br




www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br



CASO ARACELI
(Araceli Cabrera Crespo)
pt.wikipedia.org



19 de maio de 2013

ENTREVISTA JOAQUIM BARBOSA


Espelho - Entrevista com Joaquim Barbosa (Parte 1 de 2)

www.youtube.com



joaquimbarbosapresidente.com.br 




18 de maio de 2013

MISSÃO PEDAGÓGICA NO PARLAMENTO 2013

O Missão Pedagógica no Parlamento é um programa criado pela Câmara dos Deputados com o objetivo de oferecer aos educadores formação em educação para democracia. Esse foi o primeiro programa destinado a professores realizado pelo Legislativo no âmbito federal e em 2013 está indo para sua 3ª edição.

O programa busca a construção de uma rede nacional de professores sensibilizados para a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas.

Os professores participam de uma intensa semana de formação em Brasília, e também contam com módulos a distância, nos quais aprendem e socializam saberes e práticas para fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania. Além disso, conhecem de perto a Câmara dos Deputados.

A cada edição, são selecionados para o encontro presencial 54 professores da rede pública de ensino de todo o Brasil - dois de cada estado e do Distrito Federal. As despesas para participação no encontro em Brasília são custeadas pela Câmara dos Deputados. LEIA MAIS 

Fonte: www2.camara.leg.br


www2.camara.leg.br



CAMINHOS DO MERCOSUL


www.sic.inep.gov.br


A cada ano, o Concurso Histórico-Literário Caminhos do Mercosul está sob a responsabilidade de um país, membro ou associado do Mercosul. No ano de 2012, o concurso foi organizado pelo Uruguai e no ano de 2013 estará sob a responsabilidade da Colômbia.

O concurso busca promover, entre os jovens de 16 e 17 anos, a consciência favorável à integração regional, repeitando a diversidade cultural. Cada participante deverá elaborar um texto (dentro das normas da ABNT) cujo tema é: “A Rota do Café”. Os interessados deverão enviar seus trabalhos até 14 de junho de 2013, para os e-mail de: sergio.damiati@edunet.sp.gov.br e teonia.ferreira@eduned.sp.gov.br



Os ganhadores serão informados no dia 26 de julho e participarão da viagem-prêmio, que ocorrerá entre 09 e 17 de setembro de 2013, que seguirá a Rota do Café, na Colômbia. Para outras informações acessar: http://www.sic.inep.gov.br/pt-BR/component/content/article/25-mercosul-educacional/53-caminhos-do-mercosul.html




7 de maio de 2013

PALESTRA: EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO SÓCIO CULTURAL NEGRO SIM

O CPD Sócio Cultural Negro Sim, vem por meio  deste convidar a todos para a palestra dos dez anos da Lei 10 639/03 rumo a Conferência de Educação Étnico-Racial de São Paulo, a realizar-se no próximo dia 14/05/2013, às 19 horas no Centro Cultural Francisco Carlos Moricone, sito a rua Benjamin Constant 682, centro de Suzano, com a presença da presidente do Feder Professora Marilândia Frazão.
Esta atividade faz parte do calendário do mês de maio, dia de reflexão e luta contra o racismo.

Contamos com a presença de todos.

Cosme Nascimento
Presidente: NEGRO SIM.



www.facebook.com




Divulgando 27 - Blog África na escola

Olá! Sou professora no Brasil, formada em pedagogia, trabalho na rede estadual do Estado de São Paulo há 26 anos, criei esse blog para compartilhar as minhas experiências, dar dicas e ajudar a preparar aulas mais dinâmicas, atuais e interessantes para a sala de aula. Espero ser útil!
Fonte: rerida.blogspot.com.br


Para acessar o blog é só clicar no link abaixo 
rerida.blogspot.com.br/


Indicação: Marinete (PCNP de Biologia)



1 de maio de 2013

Divulgando 26 - OFICINAS DE HISTÓRIA


OFICINA EM SÃO PAULO, CAPITAL 

Tema: "Estudo do meio, história e patrimônio"

Organização: GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-SP

Ficha de inscrição - A ficha de inscrição deverá ser enviada até o dia 16 de maio de 2013 para o e-mail anpuhsp@usp.br  com o assunto: Oficina 18/5



www.facebook.com -





OFICINA NA UNICAMP, CAMPINAS 


1. Oficina, 9hs às 12:30hs

Data: 15 de junho de 2013

Tema: Ensino de História e Cultura Indígena: identidade, diferença e interculturalidade"

Organização: GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-SP

Leitura sugerida:

SILVA, Tomaz Tadeu da. A Produção Social da Diferença. in SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Identidade e diferença: perspectiva dos estudos culturais. Petropólis: Vozes, 2000. 

2. Debate, 14hs às 16:30hs

Tema: "Reformas Curriculares e Ensino de História: territórios contestados".

Organização: GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-SP. 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...