24 de junho de 2013

AULAS SOBRE PROTESTOS


"Idiótes, em grego, significa aquele que só vive a vida privada, que recusa a política, que diz não à política. [...] Quer dizer, o idiota não é livre porque toma conta do próprio nariz, pois só é livre aquele que se envolve na vida pública, na vida coletiva. […]. Se pensarmos que o político não se restringe à política partidária, nem aos governos, mas diz respeito ao modo como a humanidade define seu destino, veremos que enfrentar o risco do fim do mundo é uma prioridade política. A construção da felicidade possível é uma boa pergunta, que leva em conta tanto o horizonte para o qual nos movemos, e que sempre se afasta, quanto as ameaças que vemos pairando sobre nós e que precisamos enfrentar, em vez de fingir que não existem."
Fonte: CORTELLA; RIBEIRO, 2010, p. 7-9, 100-101.



Crianças e adolescentes têm aulas sobre manifestações


Se está difícil para os adultos entenderem o que está acontecendo nas manifestações que tomaram conta do país nos últimos dias, está mais complicado ainda para as crianças e os adolescentes.

A demanda dos jovens por mais informações é tão grande que algumas escolas de São Paulo passaram a debater o tema em aulas de disciplinas como história, geografia e redação. LEIA MAIS





Professor Bernardo Fonseca Machado,, dá aula de sociologia no colégio Santa Maria e fala sobre manifestações no Brasil

Fonte: www1.folha.uol.com.br




MANIFESTAÇÕES E SIMBOLISMO 

"O homem necessita de uma vida simbólica"
Gustavo Jung







Manifestantes em Istambul, epicentro dos protestos contra Erdogan, usam máscara popularizada pelo grupo Anonymous

Fonte: operamundi.uol.com.br






Mesma máscara usada em protestos na Turquia e em outras partes do mundo cobre rosto de manifestantes brasileiros

Fonte: operamundi.uol.com.br




Protestos mostram apropriação de slogans publicitários para fins políticos

A campanha "#vemprarua", transformada em hashtag em sites de rede social como Twitter, Facebook e Instagram foi criada pela Fiat para a Copa das Confederações.

Mas a frase também saiu da internet para estampar cartazes exibidos em cidades de todo o país, ao lado de outro slogan publicitário, "o gigante acordou", que aparece em um video publicitário da marca de uísque escocesa Johnnie Walker lançado em outubro de 2011. LEIA MAIS



VEM PRA RUA 

Vem pra rua - Campanha da Fiat
www.youtube.com




O GIGANTE ACORDOU


Campanha da Johnnie Walker veiculada em 2011
www.youtube.com




www.facebook.com


"A imagem do gigante que acorda é de uma liberdade poética interessante, mas no fundo falsa. Em momento nenhum a sociedade brasileira esteve adormecida. O Movimento dos Sem Terra, o movimento negro, o movimento dos povos indígenas, entre outros, esteve atuando no país sem descanso nas últimas décadas. Por outro lado, essa mobilização tem a marca de seu tempo e, portanto, inova. Os usos das redes sociais para ampliar a organização e criar canais alternativos de informação estão sendo importantes e são novidades na história política do país."



Frases publicitárias tiveram mais de 100 mil menções em redes sociais

Fonte: http://www.bbc.co.uk





pt.wikipedia.org/wiki/V_for_Vendetta


"Muitos dos manifestantes não têm qualquer conexão com partidos políticos, então eles tomam emprestadas expressões do mundo no qual eles estão imersos- e nos últimos anos este tem sido o mundo do consumo"




"Depois de uma década de alto crescimento econômico, não surpreende a adoção de slogans que, além de ajudar a traduzir o desencanto com o sistema político, são também uma expressão do mal-estar do modelo de desenvolvimento baseado no consumo"





Professores são vários temas que podem ser explorados nas salas de aulas com os alunos: Redes Sociais, consumismo, alienação política, Anonymous, propaganda, hashtags, V de Vingança, entre outros.



ALAN MOORE









Fonte: tudo-em-cima.blogspot.com 






Houve um tempo em que o ensino da história nas escolas não era mais do que uma forma de educação cívica. Seu principal objetivo era confirmar a nação no estado em que se encontrava no momento, legitimar sua ordem social e política - e ao mesmo tempo seus dirigentes - e inculcar nos membros da nação - vistos, então, mais como súditos do que como cidadãos participantes - o orgulho de a ela pertencerem, respeito por ela e dedicação para servi-la. O aparelho didático desse ensino era simples: uma narração de fatos seletos, momentos fortes, etapas decisivas, grandes personagens, acontecimentos simbólicos e, de vez em quando, alguns mitos gratificantes. Cada peça dessa narrativa tinha sua importância e era cuidadosamente selecionada.

Essa maneira de ensinar a história foi se tornando menos necessária à medida que as nações foram percebendo que estavam bem assentadas e cessaram de temer por sua própria existência. Nos países ocidentais, o fim da Segunda Guerra Mundial foi o marco de uma etapa importante. O resultado da guerra foi percebido como a vitória da democracia, uma democracia cujo princípio não se discutia mais a partir de então, mas que precisava agora funcionar bem, ou seja, com a participação dos cidadãos, como manda o princípio democrático. A ideia de "cidadão participante" começou a substituir a de "cidadão-súdito" . O ensino da história não deixou de ganhar com isso. Ao contrário, viu a função de educação para a cidadania democrática substituir sua função anterior de instrução nacional. LEIA MAIS 









Anonymous

Bandeira do movimento. O homem de traje formal e sem cabeça representa a ausência de dirigentes.

pt.wikipedia.org


Um membro segurando um panfleto do Anonymous durante a Occupy Wall Street, um protesto que o grupo apoiou ativamente. 17 de Setembro de 2011
pt.wikipedia.org




Indivíduos aparecem em público como Anonymous, vestindo máscaras de Guy Fawkes, popularizadas pela HQ e filme V for Vendetta (Los Angeles, fevereiro de 2008).
pt.wikipedia.org



A necessidade da política

Com o desânimo em relação à política, alguns podem até duvidar de suas necessidade. No entanto é possível justificar sua existência com argumentos, como: 
  • Só é possível realizar plenamente nossa natureza como seres humanos ao se viver em uma polis e participar da política;
  • A política é uma atividade essencial para uma boa qualidade de vida;
  • As leis da polis e a prática da cidadania incutem bons hábitos, formam o bom caráter e colocam no caminho da virtude cívica,
  • A política é uma expressão de nossa natureza humana, uma oportunidade para expandir nossas faculdades, um aspecto essencial da vida de qualidade.
Em suma, os propósitos da política são: 
  • formar bons cidadãos e cultivar o bom caráter;
  • cultivar a virtude dos cidadãos;
  • melhor deliberar sobre o bem comum.
Fonte: Introdução aos Direitos Humanos e ECA para Educadores -1ª Edição, 2013 




22 de junho de 2013

Pronunciamento da Presidenta da República


" A praça é do povo
como o céu é do condor"
Castro Alves







Pronunciamento Dilma 21 de junho - Pós Manifestações
www.youtube.com







Paulo Freire e as marchas humanas 





As Marchas - Paulo Freire - Trecho de sua última entrevista

www.youtube.com




As marchas na região


Manifestantes tomam conta do Viaduto León Feffer e interditam o trânsito do acesso a Suzano 
(Foto: Pedro Carlos Leite/G1)




Manifestantes gritaram para o comércio fechar as portas em Mogi das Cruzes.
 (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)



 
NEUTRALIDADE NA EDUCAÇÃO

O professor não é um mero transmissor de conhecimentos, mas um educador com compromissos sociais importantes, porque não é mais possível desconsiderar que seus atos pedagógicos possuem conseqüências sociais abrangentes, mesmo que indiretas, e nem simplesmente seguir ignorando ou negligenciando a presença implícita de suas interpretações dos valores sociais e culturais nas escolhas que realiza. Assim como a escola com seus rituais, seu currículo implícito ou explícito, seus silêncios, suas hierarquias, vai influenciar na forma da sociedade a que almeja. E é nesse ponto que a escola e seus profissionais devem ser neutros, apontando sempre para a diversidade de idéias, sem julgar as melhores ou as piores, as certas e as erradas, as bonitas ou feias, rompendo com a dialética e fazendo perceber que as idéias só são diferentes, assim como o modo de ser e de agir de cada indivíduo, de cada sociedade. Clique AQUI para ler o texto na íntegra. 

A neutralidade na educação diante do fazer tecno-científico no mundo da diversidade cultural.  Josué Geraldo Botura do Carmo




Marilena Chauí: "Jovens deram passo na politização"


pimentus-ardidus.blogspot.com





"Odeio os indiferentes. Acredito que viver significa tomar partido. Não podem existir apenas homens estranhos à cidade. Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão e partidário. Indiferença é abulia, parasitismo, covardia, não é vida. Por isso odeio os indiferentes. A indiferença é o peso morto da história. É à bala de chumbo para o inovador e a matéria inerte em que se afogam frequentemente os entusiasmos mais esplendorosos, o fosso que circunda a velha cidade. Odeio os indiferentes também, porque me provocam tédio as suas lamúrias de ternos inocentes. Peço contas a todos eles pela maneira como cumpriram a tarefa que a vida lhes impôs e impõe quotidianamente, do que fizeram, sobretudo do que não fizeram, e sinto que não posso ser inoxidável, que não devo desperdiçar a minha compaixão, que não posso repartir com eles as minhas lágrimas. Sou militante, estou vivo, sinto nas consciências viris que estão comigo a pulsar a atividade da cidadania futura, que estamos a construir."
Antonio Gramsci



PRECISO ME ENCONTRAR 




Cartola - Preciso me encontrar 
www.youtube.com



"Deixe-me ir

Preciso andar

Vou por aí a procurar

Rir prá não chorar

Se alguém por mim perguntar

Diga que eu só vou voltar

Depois que me encontrar..."
                                                                                         (Cartola)



Responda a enquete (aqui no blog) sobre o pronunciamento da Presidenta Dilma 


Após o pronunciamento da presidenta Dilma as manifestações de rua vão acabar?


Resultado 

Sim - 16%

Não - 84%


Obrigado a todos que votaram na enquete de junho. 


20 de junho de 2013

RAP NA AULA DE HISTÓRIA

No final do bimestre, ninguém fica em recuperação na matéria de História na E.E. Vicente de Carvalho, no Guarujá. A melhora no rendimento escolar veio com as rimas do professor Altair Peique, que transformaram o conteúdo das aulas em música, fazendo a disciplina ser a mais querida entre os estudantes do Ensino Médio. LEIA MAIS
Fonte: www.educacao.sp.gov.br





Professor transforma conteúdo das aulas em rimas de rap

www.youtube.com





“As aulas são divertidas e com a música fica mais fácil lembrar o que aprendemos para responder as questões na hora da prova”, diz a aluna do Ensino Médio, Jéfita Araújo da Silva Lopes
www.educacao.sp.gov.br




Veja também: 




18 de junho de 2013

O protesto de 17 de junho de 2013


Depois de amanhã, outro depois, outra manhã... e agora?





HOJE

Depoimentos dos historiadores e jornalistas sobre o que eles viram e o que eles registraram nesse dia que vai ser lembrado, estudado, pesquisado no futuro.


Clique na figura abaixo para ler os depoimentos 

Protesto no Rio de Janeiro - Junho 2013
www.revistadehistoria.com.br

Fonte: www.revistadehistoria.com.br




Não é de hoje que o brasileiro toma as ruas para reivindicar direitos. Manifestações contrárias ao aumento de tarifas nos transportes acontecem desde o século XIX.



Revolta do Vintém. Rio de Janeiro, 1879

Fonte: www.revistadehistoria.com.br


BREVE HISTÓRICO DA BADERNA 

Desde Aristóteles se sugere que o Estado existe para o bem da população, mas raras são as vezes que os anseios do povo foram atendidos, além dos momentos de confronto, manifestações e protestos.




Alegoria do mau governo, de Ambrogio Lorenzetti


Fonte: www.revistadehistoria.com.br



PROGRAMA RODA VIVA 

O programa Roda Viva traz dois líderes do Movimento Passe Livre: a estudante de direito Nina Cappello e o professor de História Lucas Monteiro de Oliveira. A edição repercute a onda de protestos em São Paulo contra o aumento da tarifa de ônibus e a situação do transporte público no Brasil.


Fonte: www.youtube.com






Roda Viva | Movimento Passe Livre | 17/06/2013 | Bloco 1

www.youtube.com 






ONTEM 



A REVOLTA DO VINTÉM

A Revolta do Vintém, ou revolta do bonde aconteceu no final de 1879, na cidade do Rio de Janeiro, que era a capital do Brasil Imperial. Quase 5 mil manifestante se posicionaram em frente ao campo de São Cristóvão, para exigir a diminuição da taxa cobrada pelo transporte público.LEIA MAIS


Mais informações sobre a Revolta do Vintém 
só acessar os link(s) abaixo


 Protesto contra cobrança de 20 réis nas passagens dos bondes - Rio de Janeiro, século XIX
www.historiabrasileira.com





Transporte urbano no Rio de Janeiro - século XIX
www.historiabrasileira.com









Revolta do Buzu
www.youtube.com



Revolta da Catraca 
www.youtube.com




16 de junho de 2013

DIA MUNDIAL: ANEMIA FALCIFORME (3)

www.ufrb.edu.br 



Prezad@s 

Dia 19 de junho é o Dia Mundial de Conscientização a respeito da Anemia Falciforme, nessa data, estaremos realizando a nossa III Jornada de Anemia Falciforme da AAFESP. O tema a ser discutido é Anemia Falciforme e Integralidade da Assistência no SUS. Também estaremos apresentando e distribuindo a edição comemorativa de 20 anos da cartilha Anemia Falciforme um problema nosso. Um marco importante, na atenção a saúde das pessoas com anemia falciforme no Brasil, a qual contribuiu e continua contribuindo para a integralidade da assistência no SUS. 


Profª. Enf. Berenice Kikuchi

Presidente da AAFESP



Profª. Enf. Berenice Kikuchi (a segunda da direita para esquerda) na EE Edir do Couto Rosa




O que é anemia falciforme?
www.youtube.com




Doença Falciforme uma doença genética (Unesp)

www.youtube.com








USP E UNIVERSIDADE FRANCESA CRIAM CONSÓRCIO PARA PESQUISAR ANEMIA FALCIFORME





Evaristo Africano declamando Haiti na EE José Papaiz
Graduando em história das Áfricas e do negro no Brasil. 
Ministra palestras sobre Anemia Falciforme em escolas da rede pública

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...