27 de julho de 2013

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO


A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Educação, realizou neste sábado (27), das 8h às 18 horas, a primeira etapa municipal da Conferência Nacional da Educação (CONAE). O evento aconteceu na Escola Municipal CAIC, localizada na Rua Cachoeira, 33, Jardim Monte Cristo.
No encontro foram discutidos os rumos para a melhoria da educação no município. A etapa regional acontecerá em Guarulhos, nos dias 02, 03 e 04 de agosto. A etapa nacional será realizada em Brasília, de 17 a 21 de fevereiro de 2014.
O evento contou com a presença da Dirigente Regional de Ensino, Vera Lucia Miranda, PCNP de História, gestores, professores e alunos do Grêmio Estudantil das escolas estaduais de Suzano e Ferraz de Vasconcelos.
A professora coordenadora da EE Geraldo Justiniano, Lilian Santos Carvalho realizou uma palestra sobre o eixo 2: Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
A segunda etapa da Conferência Municipal será realizada no dia 29 de julho, das 18h às 21 horas.


Fotos do evento 



Dirigente Vera Lucia Miranda (centro) e os gestores Salomão e Eliseu (direita)





Mesa composta por autoridades







Com a palavra a Dirigente Vera Lucia Miranda




  
Os Gestores Antonio Edson (EE Euclides Igesca) , Elisabeth Conceição ( EE Anis Fadul)  e Vanessa (EE Dourado II)



Professora Juliana Chrsitie (EE Oswaldo de Oliveira) e alunos do Grêmio Futuros Nova Geração



Professora Juliana Chrsitie (centro) acompanhada dos  gremistas Giovana Alves (Vice-Presidente) e Matheus Cardoso (Orador)








Professora Lilian Santos Carvalho ( EE Geraldo Justiniano) realizando palestra sobre o eixo 2




Professora Lilian Santos Carvalho realizando palestra sobre o eixo 2




Gestora Vanessa (segunda esquerda) participa do Grupo de Trabalho do eixo 2




Professora Lilian Santos Carvalho realizando palestra sobre o eixo 2




Gestor Salomão  (EE Jacques Yves Cousteau) participando da discussão dos Grupos de Trabalhos




Alunos do Grêmio, professora Juliana Chrsitie e os gestores Antonio Edson e Elisabeth Conceição participam das discussões nos Grupos de Trabalhos



Alunos do Grêmio, professora Juliana Chrsitie e os gestores Antonio Edson e Elisabeth Conceição participam das discussões nos Grupos de Trabalhos




Gestor Eliseu ( EE Tochichico Yochicava) participando da discussão dos Grupos de Trabalhos




Professora Inês da Silveira ( EE Paulo Kobayashi), integrante do Negro Sim 




COMUNICAÇÃO NA ESCOLA


A COMUNICAÇÃO NOS VÁRIOS SEGMENTOS DA ESCOLA 

A escola no contexto contemporâneo. Para entender a escola hoje é necessário entender o mundo contemporâneo. Quais as relações pessoais no mundo atual. Quais as transformações na escola relacionadas à tecnologia. O que é a sociedade do controle e como isso se manifesta na escola. O processo de individualização na sala de aula e como fazer um trabalho mais coletivo. A qualidade do ensino deve estar ligada à liberdade é não ao controle ou à vigilância do estudante. Todas essas questões estão nesta palestra da profa. Dra. Eliete Jussara Nogueira, da Universidade de Sorocaba. 
(Fonte: www.youtube.com)



A comunicação nos vários segmentos da escola
www.youtube.com




26 de julho de 2013

ORIENTAÇÕES PARA O REPLANEJAMENTO 2013


No momento de replanejar, é importante ter em mente o Projeto Político Pedagógico, os resultados alcançados no SARESP 2012, o diagnóstico realizado nos primeiros dias letivos e a avaliação interna, embasados na avaliação do aproveitamento escolar como forma de qualificar a aprendizagem dos alunos, suas manifestações cognitivas, afetivas e psicomotoras, considerando as expectativas pré-estabelecidas pelos docentes. Segundo Hoffmann (2011), ao responder à pergunta 

"O entendimento do professor sobre aprendizagem interfere no seu modo de avaliar? Eu avalio o aprender – o que é aprender? Aprender envolve o desenvolvimento, o interesse e a curiosidade do aluno, a sua autonomia como pesquisador, como escritor e como leitor. Envolve o seu desenvolvimento pleno. É preciso perceber a aprendizagem nessas múltiplas dimensões. Não posso somar essas múltiplas dimensões –atribuir pontos por participação, por tarefas, pelo interesse do aluno. Não há como somá-las. A análise da aprendizagem é uma análise de conjunto de saberes e de fazeres"

As decisões sobre a reorientação das formas como devem atuar, tanto professores e demais profissionais quanto alunos, precisam ter como finalidade o encaminhamento para a progressão da aprendizagem. Nessa perspectiva, é importante garantir uma maior aproximação entre a escola e o universo cultural da comunidade escolar, especialmente, dos jovens que a frequentam. Afinal, já não cabem no currículo em ação, concepções de ensino das distintas áreas do conhecimento não articuladas ao contexto social e histórico em que as diversas práticas culturais são desenvolvidas. 

Fonte:Orientações para o Replanejamento 2013, pg.13







srepatrocinio.educacao.mg.gov.br 










A maior flor do mundo - José Saramago
www.youtube.com



O papel da equipe gestora da escola 

Palestra da profa. Dra. Lourdes Marcelino Machado, da Unesp de Marília, sobre o papel da equipe gestora da escola. Ela levanta a questão: o professor se faz mesmo na sala de aula? Ela fala da importância da equipe da escola, do diretor, dos professores, dos funcionários e da administração, com enfoque na direção e não na pessoa do diretor. A administração de uma escola não deve ser em torno de uma pessoa só, mas em torno de uma equipe como um todo, com tarefas e trabalhos diferentes. (www.youtube.com)




O papel da equipe gestora da escola - parte 1
www.youtube.com


O papel da equipe gestora da escola - parte 2
www.youtube.com





Desejamos sucesso nesse momento de replanejamento. 


Bom trabalho


21 de julho de 2013

III Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial



A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, sedia neste final de semana a III Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial da Região do Alto Tietê. O encontro será realizado neste sábado (20) e domingo (21) no auditório da Câmara Municipal e terá como tema “Democracia e Desenvolvimento por um São Paulo contra o Racismo”. 


O objetivo é discutir e avaliar as políticas públicas desenvolvidas para promoção da igualdade social no âmbito regional e definir diretrizes que possibilitem o fortalecimento dessas políticas na perspectiva da superação das desigualdades raciais. No encontro, também serão eleitos 11 delegados que farão parte da etapa estadual, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de agosto, em São Paulo. Clique AQUI para ler o texto na íntegra. 



Clique AQUI e confira programação

Fonte: www.mogidascruzes.sp.gov.br





facebook 



Fotos do evento
(21/07/2013) 


Alessandra Félix  (frente) coordenou os trabalho da Conferência 
www.facebook.com




Inês (Suzano) defendendo proposta
Acervo: Gelson Rocha



Participantes da Conferência 
Acervo: Gelson Rocha





Isabella Trevisani, aluna do Grêmio da EE Zelia Gattai 
Acervo: Gelson Rocha




Participantes votando nas propostas 
Acervo: Gelson Rocha



Trabalho com o eixo: Cultura e Religiões de Matrizes Africanas
www.facebook.com




BOAS PRÁTICAS


PROJETO MEMÓRIA: BAIRRO JARDIM IKEDA
PROFESSORES: CARLOS DONBOSCO E AMANDA CAMPOS


Clique na imagem abaixo 
para ver trabalho realizado pelos professores


Professor Carlos Donbosco realizando pesquisa de campo com os alunos
Acervo: Carlos Donbosco Assis 

18 de julho de 2013

Concurso de Plano de Aula - Aplicando a lei 10.639/2003


Segundo Adami (2007) em março de 2005 foram apresentados alguns pontos relacionados à implementação efetiva da lei 10.639/2003, tais como: formação de professores e de outros profissionais da educação.

Entretanto, os professores, que em sua formação também não receberam preparo adequado para o ensino da cultura africana e suas reais influências para a formação da identidade do nosso país, entram em conflito quanto à melhor maneira de abordar essas temáticas na escola. Nesse sentido, este ponto pode ser um dos obstáculos apresentados pela lei 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, visto que a mesma não disciplina nem menciona em nenhum de seus artigos cursos de capacitação voltados à preparação de professores na área.
Fonte: www.geledes.org.br



Para saber mais sobre o concurso,
 clique na figura abaixo 



www.geledes.org.br


II Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena


Educação discute propostas para a Educação Indígena no Estado

O Núcleo de Educação Indígena, da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), se reune nessa quinta-feira (18), das 8h às 17h, na sede da Secretaria da Educação. O objetivo da reunião é viabilizar a efetivação das propostas apresentadas na II Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena, realizada entre 10 a 14 de junho. Clique AQUI para ler o texto na íntegra.




Educação Escolar Indígena

www.educacao.sp.gov.br






Conheça os segredos que mantêm a tradição indígena forte
www.youtube.com




Milton Nascimento - Benke*

* Essa canção é o nome de um curumim do povo Kampa e é dedicada a todos os curumins de todas as raças do mundo.




17 de julho de 2013

GUIA DE HISTÓRIA 2014


O Guia do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2014 – apresenta as resenhas das coleções destinadas aos anos finais do ensino fundamental, aprovadas na última avaliação do Programa.

Para que você possa conhecer essa avaliação, o Guia informa sobre o processo de apreciação das obras, os sujeitos envolvidos, os critérios, as etapas e as principais ferramentas empregadas pelo Programa.

Professor(a), a avaliação das obras e a publicação do Guia são ações importantes para a melhoria da qualidade da educação. Para tanto, é fundamental o emprego da sua experiência na escolha dos livros didáticos, uma vez que você conhece as demandas da comunidade escolar e convive com os alunos cotidianamente.

Sua experiência é primordial não apenas durante o processo de escolha. Por isso, é importante que você faça uso do livro didático segundo o seu planejamento, reconhecendo-o como um recurso a mais a serviço da sua formação continuada, além de ferramenta facilitadora da aprendizagem do aluno.

Fonte:www.fnde.gov.br 







www.fnde.gov.br



12 de julho de 2013

História do Brasil - História da Alfabetização



Maria Luiza é professora de história da USP e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo. Também é a criadora e diretora da Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP. A professora falou sobre a história da alfabetização no Brasil, desde o séc. XVI, até os dias de hoje. Segundo ela, os portugueses praticamente abriram mão da alfabetização no Brasil no início da colonização, a ideia principal era formar sacerdotes brancos para catequizar os índios. Naquele momento, apenas 0,1% da população estava nos colégios. Ao longo dos séculos, a pedagogia da alfabetização passou por reformas importantes: Surgiu o ensino público, a profissionalização do professor, a entrada das mulheres na escola e novos métodos e ideologias. 
O número de alunos na escola cresceu e o analfabetismo diminuiu. Durante a entrevista, a professora lembrou de importantes nomes da educação como John Dewey e Paulo Freire.

Fonte: www.youtube.com




TV Univesp - História do Brasil - História da Alfabetização
www.youtube.com





Evangelho nas Selvas (Padre Anchieta), por Benedito Calixto (1893). 
Pinacoteca do Estado de São Paulo.




5 de julho de 2013

Revolução de 32 - O outro lado do espelho



Imagens são ferramentas à espera que o historiador faça perguntas às quais pode, ou não, responder.



Clique na figura abaixo 

e veja os cartazes de propaganda da Revolução de 32.





A Guerra dos Paulistas - Revolução Constitucionalista de 1932 



O programa Doc Mogi News atua como um verdadeiro documentário da cidade de Mogi das Cruzes e região. Em parceria com a TV Cultura e TV Assembleia, que cederam imagens para nosso DOC, vamos mostrar a importância da data de 9 de julho, que voltou a ser comemorado em 1997. Muitas pessoas, principalmente jovens, não conhecem o significado dessa data. Conheça a origem desse feriado com mais abrangência e profundidade.

Fonte: www.tvmoginews.com.br




Revolução 1932 - Doc Mogi News - Parte 1
www.youtube.com
Revolucionários 1932
Fonte: nucleommdcitapira.blogspot.com.br




VALORIZANDO A CULTURA AFRO-BRASILEIRA

A professora de Arte, da EE Oswaldo de Oliveira Lima, Gisleine Amorim, realizou trabalho relacionado à temática afro-brasileira e africana com os alunos do Ensino Médio, do período noturno. 





Clique nas imagens abaixo 

e acesse o blog do "Futuros Nova Geração" com fotos do projeto 


Alunos desfilando com roupas afro-brasileiras
 Fonte: futurosnvg.blogspot.com.br





Alunos desfilando com roupas afro-brasileiras
 Fonte: futurosnvg.blogspot.com.br




A vestimenta afro-brasileira exposta no corredor da escola 
 Fonte: futurosnvg.blogspot.com.br




§ 2º Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.







(...) Reconhecer é também valorizar, divulgar e respeitar os processos históricos de resistência negra desencadeados pelos africanos escravizados no Brasil e por seus descendentes na contemporaneidade, desde as formas individuais até as coletivas. 


Reconhecer exige a valorização e respeito às pessoas negras, à sua descendência africana, sua cultura e história. Significa buscar, compreender seus valores e lutas, ser sensível ao sofrimento causado por tantas formas de desqualificação: apelidos depreciativos, brincadeiras, piadas de mau gosto sugerindo incapacidade, ridicularizando seus traços físicos, a textura de seus cabelos, fazendo pouco das religiões de raiz africana. Implica criar condições para que os estudantes negros não sejam rejeitados em virtude da cor da sua pele menosprezados em virtude de seus antepassados terem sido explorados como escravos, não sejam desencorajados de prosseguir estudos, de estudar questões que dizem respeito à comunidade negra.

Reconhecer exige que os estabelecimentos de ensino, frequentados em sua maioria por população negra, contem com instalações e equipamentos sólidos, atualizados, com professores competentes no domínio dos conteúdos de ensino, comprometidos com a educação de negros e brancos, no sentido de que venham a relacionar-se com respeito, sendo capazes de corrigir posturas, atitudes e palavras que impliquem desrespeito e discriminação.






Parabéns à  professora e aos alunos pelo trabalho de valorização da cultura afro-brasileira e africana.



Veja também:




3 de julho de 2013

MANUAL DO CURRÍCULO GLOBAL




MANUAL TRAZ FERRAMENTAS PARA FORMAR CIDADÃOS GLOBAIS

O Manual do Currículo Global: Formando cidadãos planetários em escolas brasileiras é um produto do Projeto Currículo Global (2010-2012), financiado pela União Europeia e do qual participaram, além do Brasil, ONGs e escolas a Áustria, do Benin (país africano do qual vieram os ancestrais de milhares de brasileiros), da República Tcheca e do Reino Unido. Ele traz sugestões de 27 sequências didáticas, elaboradas por educadores de 40 escolas, seis delas brasileiras. Elas podem ser recriadas e aplicadas junto a turmas de Ensino Fundamental e Médio, envolvendo diversas disciplinas — como História, Geografia, Português, Matemática, Ciências, Artes e Educação Física, articulando o conteúdo programático a conceitos como Justiça Social, Diversidade, Resolução de Conflitos, Interdependência, Sustentabilidade e Cidadania Global. Clique AQUI para ler o texto na íntegra. 
Fonte: www.globalcurriculum.net


Na página 65 do Manual você encontrará a Sequência Didática elaborada pelas professoras da EE Luiza Hidaka, intitulada: Desafiando o Racismo 


www.globalcurriculum.net


Equipe da EE Luiza Hidaka que participou do Projeto: Sueli Nonato, Ana Paula Ballan, Lucia M. Hirata, Arnaldo G. Teixeira e Sueli Noriko. 


Agradecimento especial a professora de História, Sueli Nonato que enviou o Manual para divulgação no blog. 



Veja também:




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...