30 de outubro de 2013

CAMINHOS DO CAMBIRI - ÁGUA DE BEBER


Nossa presidente Berenice Kikuchi está entre os sete finalistas que estão concorrendo a menção honrosa em comemoração do Ano Internacional de Cooperação pela Água da ONU. Esta é mais uma das frentes que a Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo vem desenvolvendo. O projeto "Caminhos do Cambiri - Água de Beber" é desenvolvido no bairro do Cambiri, localizado na cidade de Ferraz de Vasconcelos. Tem como objetivo recuperar e proteger o manancial do Cambiri por meio da organização social e influência em políticas públicas. O manancial do Cambiri faz parte da bacia hidrográfica do Alto Tietê Cabeceiras e, em decorrência das ocupações irregulares, acúmulo de dejetos humanos e depósito de resíduos sólidos de natureza diversa, vem, nos últimos anos, perdendo, substancialmente, sua biodiversidade. Com as ações da AAFESP na região, estamos contribuindo para reverter esse quadro, bem como, integrar as pessoas com anemia falciforme, familiares e comunidade local em ações de cidadania na defesa do nosso bem mais precioso que é a água. O ganhador será anunciado no dia 21 de novembro de 2013.



Estamos todos na torcida!!









Água de Beber 
www.youtube.com




www1.folha.uol.com.br















Astrud Gilberto - Água de Beber
www.youtube.com

Prezad@s amig@s

No dia 21 de Novembro de 2013, ocorrerá a entrega da Menção Honrosa Ano Internacional da Água, na qual a Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo - AAFESP é um dos sete finalistas com o projeto "Caminhos do Cambiri - Água de Beber". Esse é um momento muito importante para a AAFESP, considerando que é uma nova frente de trabalho e já nos destacamos entre os sete melhores.
Compartilhamos e agradecemos a todos pela torcida, pela fé no nosso trabalho e os apoios dos voluntários, amigos, apoiadores, as pessoas com anemia falciforme e familiares, as nossas crianças e adolescentes do Cambiri, pessoas que com suas presenças, sugestões e fé nos faz cada dia mais fortes para mudar o indesejável. Aqueles que desejarem participar, por favor confirmar presença e imprimir o convite.

Abraços, 
Berenice Kikuchi 



Sra. Berenice Kikuchi (lado da dirigente Vera Lúcia Miranda) no  "Destaque 2013"








28 de outubro de 2013

DIA DO SACI




(Projeto de lei nº 1128/2003, do deputado Afonso Lobato - PV)


O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei: 

Artigo 1º - Fica Instituído o "Dia do Saci", a ser comemorado, anualmente, no dia 31 de outubro. 


Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação. 


Palácio dos Bandeirantes, aos 13 de janeiro de 2004.



www.abril.com.br


Para reflexão

PROFESSORES DE HISTÓRIA EM TIRADENTES E SÃO JOÃO DEL REI


Luiz Maia, Marta Bertoldo, Sônia,João Almeida, Suzana e Rosana
Crédito da foto: Gelson Rocha



Tiradentes - MG
Crédito da foto: Gelson Rocha




Tiradentes - MG
 Crédito da foto: Gelson Rocha




 Tiradentes - MG
 Crédito da foto: Gelson Rocha




Cerimônia religiosa em São João Del Rei 
















24 de outubro de 2013

9ª Mostra de Referências Teatrais de Suzano


Cia do Nó apresenta Os Três Porquinhos na 9ª Mostra de Referências Teatrais de Suzano (Foto: Larissa Ferro/ Cia do Nó)


23 de outubro de 2013

PROGRAMAÇÃO: ORIENTAÇÃO TÉCNICA


Está programado para o mês de Novembro duas Orientações Técnicas:


1. O Cinema vai à Escola

culturaecurriculo.fde.sp.gov.br




2. Educação das Relações Étnico-raciais

movimentonegrounificadomnu.blogspot.com.br

Acesse o site da DRE Suzano e o blog Prometeu Acorrentado para saber local e horário das reuniões e converse com o professor coordenador da escola sobre sua participação nas orientações técnicas.


PCNP de História 


As duas orientações técnicas foram canceladas. Serão realizadas no 1º semestre de 2014. 


21 de outubro de 2013

AULA DE CIDADANIA

Conforme Situação de Aprendizagem sobre As Eleições no Mundo Romano, trabalhei o Sistema Político brasileiro em sala de aula: As divisões dos Poderes; as funções de cada candidato, tanto na esfera Federal como no Legislativo e Municipal; a periodicidade das eleições, como funcionam, qual é o papel de cada cargo político; a questão dos Impostos arrecadados. 


Foi realizada uma pesquisa nos bairros em que os alunos moram, os mesmos pesquisaram sobre: 

  • Saneamento Básico;
  • Iluminação;
  • Pavimentação;
  • Creche;
  • Posto de Saúde;
  • Posto Policial ou Ronda Policial;
  • Praça pública com Playground;

Para finalizar o projeto foi realizada uma visita na Câmara Municipal de Suzano. Os alunos ficaram muito contentes em conhecer vários vereadores, os seus gabinetes, seus projetos, as fotos de todos os Prefeitos de Suzano e também participar da Plenária na Câmara de Vereadores.


Professora: Sueli Nonato
EE Luiza Hidaka





 Alunos da EE Luiza Hidaka na Câmara Municipal de Suzano


  Alunos da EE Luiza Hidaka na Câmara Municipal de Suzano
Crédito da foto: Sueli Nonato


 Em plenária na Câmara Municipal de Suzano os alunos reivindicam melhorias para os bairros em que residem 
Crédito da foto: Sueli Nonato


  Em plenária na Câmara Municipal de Suzano os alunos reivindicam melhorias para os bairros em que residem 
Crédito da foto: Sueli Nonato


Parlamentares ouvem reivindicações dos alunos 
Crédito da foto: Sueli Nonato


 Crédito da foto: Sueli Nonato


 Crédito da foto: Sueli Nonato


 Crédito da foto: Sueli Nonato


 Crédito da foto: Sueli Nonato


 Crédito da foto: Sueli Nonato



 Crédito da foto: Sueli Nonato



Alunos da EE Luiza Hidaka na Câmara Municipal de Suzano
 Crédito da foto: Sueli Nonato



Parabéns à professora Sueli Nonato e aos alunos da EE Luiza Hidaka pela aula de cidadania.
Agradecimento especial aos parlamentares da Câmara Municipal de Suzano que receberam os alunos, conversaram e ouviram suas propostas. 


Obs: Os responsáveis pelos alunos assinaram o Termo de Uso de Imagem



17 de outubro de 2013

CULINÁRIA GREGA NA AULA DE HISTÓRIA


EE LUIZA HIDAKA

Durante aula de História os alunos sugeriram que poderíamos trabalhar o tema  culinária.

Planejei uma Atividade Independente para trabalhar com o tema proposto.

Tema: Culinária na Grécia Antiga

Estratégias:
  • Filme: Percy Jackson e o ladrão de raios (Mitologia Grega).
  • Pesquisa: Qual é o alimento típico da Grécia? 
  • Trabalho em Grupo
  • Aula prática na cozinha da escola


Professora Sueli Nonato
EE Luiza Hidaka




Professora Sueli Nonato fazendo massa da pizza 
Crédito da foto: Sueli Nonato



Alunos com a mão na massa
Crédito da foto: Sueli Nonato


Crédito da foto: Sueli Nonato



Crédito da foto: Sueli Nonato


Crédito da foto: Sueli Nonato


Crédito da foto: Sueli Nonato


Os responsáveis pelos alunos assinaram o Termo de Uso de Imagem 


Produto do trabalho da professora e alunos 
Crédito da foto: Sueli Nonato




(...) A lei determina corretamente que a relação e prática se dê em cada disciplina do currículo, uma vez que boa parte dos problemas de qualidade do ensino decorre da dificuldade em destacar a dimensão prática do conhecimento, tornando-o verbalista e abstrato. 








12 de outubro de 2013

INDÚSTRIA CULTURAL E A ESCOLA


“O mestre não diz mais: você pensará como eu ou morrerá. 
Ele diz: você é livre de não pensar como eu: sua vida, seus bens, tudo você há de conservar. 
Mas de hoje em diante será um estrangeiro entre nós”

Alexis de Tocqueville (1805-1859)





O termo indústria cultural (em alemão Kulturindustrie) foi criado pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), a fim de designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial. (pt.wikipedia.org)

CONCEITO DE INDÚSTRIA CULTURAL

Apesar de a Indústria Cultural ser um fator primordial na formação de consciência coletiva nas sociedades massificadas, nem de longe seus produtos são artísticos. Isso porque esses produtos não mais representam um tipo de classe (superior ou inferior, dominantes e dominados), mas são exclusivamente dependentes do mercado.

Essa visão permite compreender de que forma age a Indústria Cultural. Oferecendo produtos que promovem uma satisfação compensatória e efêmera, que agrada aos indivíduos, ela impõe-se sobre estes, submetendo-os a seu monopólio e tornando-os acríticos (já que seus produtos são adquiridos consensualmente).

Camuflando as forças de classes, a Indústria Cultural apresenta-se como único poder de dominação e difusão de uma cultura de subserviência. Ela torna-se o guia que orienta os indivíduos em um mundo caótico e que por isso desativa, desarticula, qualquer revolta contra seu sistema. Isso quer dizer que a pseudo felicidade ou satisfação promovida pela Indústria Cultural acaba por desmobilizar ou impedir qualquer mobilização crítica que, de alguma forma, fora o papel principal da arte (como no Renascimento, por exemplo). Ela transforma os indivíduos em seu objeto e não permite a formação de uma autonomia consciente. Clique AQUI para ler o texto na íntegra.








filosofia-rj.blogspot.com 









(...) Hoje a indústria cultural assumiu o lugar da escola na formação dos indivíduos. Os alunos reproduzem no ambiente escolar os comportamentos, atitudes, valores e orientações da indústria cultural. As imagens, os produtos padronizados, a distribuição de mercadorias e os entretenimentos idiotizados invadiram a vida interior dos estudantes. Com a cultura padronizada e pasteurizada as experiência se empobreceram. A formação cultural tornou-se semiformação. Todos os comportamentos e formas de consciência são voltados à integração e adaptados à sociedade do consumo.

(...)A luta da educação contra a indústria cultural não deve ser em vão. Ela só é possível através do “Esclarecimento”. Cabe aos educadores esclarecer, iluminar, desvelar os mecanismo e estruturas da indústria cultural. Os gregos denominavam a verdade de Aletheia, cujo significado é “não-oculto”, “não-escondido”, “não-dissimulado”. Cabe a educação, portanto, expor publicamente às ideologias, os interesses de classe, à manipulação dos fatos. A educação é herdeira da ilustração, pois ela significou a saída do indivíduo de sua minoridade, da qual ele próprio é responsável. Já dizia Kant, “o indivíduo sem esclarecimento é incapaz de fazer uso do entendimento sem a condução de um outro”. A partir disso, a educação propicia o esclarecimento, uma vez que sua tarefa é explicar como as coisas são, como as coisas funcionam. O individuo educado amplia seus horizontes, alarga sua mente, desafia o que está dado e constituído. A educação é, portanto, “crítica da realidade social”, seu objetivo é expor publicamente as ideologias, os interesses de classe, as contingência, a relatividade da ordem e dos valores, a superstição, a ignorância e o despotismo. Ouse saber! “Tenha coragem de usar seu próprio entendimento” – esse deve ser o lema da educação.


Reflexão:
Na escola em que atua, os alunos reproduzem no ambiente escolar os comportamentos, atitudes, valores e orientações da indústria cultural?




O Poder da Indústria Cultural 
www.youtube.com




Theodor Adorno







Música e Indústria Cultural

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Filmes de Arte Versus Cinema Comercial
Clique no link abaixo para ouvir reportagem feita por José Gabriel Navarro, aluno da Universidade Metodista de São Paulo, para a disciplina de Documentário Radiofônico do 6º semestre do curso de Jornalismo.









Está prevista para o mês de agosto uma Orientação Técnica sobre o Programa "Cultura é Currículo." O público alvo serão os professores de Arte e História.

Você já trabalhou algum filme do programa nas suas aulas?

Para apoiar a sua prática em sala de aula foram produzidos roteiros, converse com o professor coordenador de sua escola para ter acesso a um exemplar desta publicação. 



9 de outubro de 2013

CURTA HISTÓRIAS


As inscrições para o Prêmio “Curta Histórias” foram prorrogadas para o dia 5 de novembro. O Prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), e em parceria com a Fundação Vale, Fundação Telefônica, Associação Casa da Árvore, SEBRAE e UNESCO.

O objetivo é incentivar talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas, cinematográficas de cunho cultural e educativo em escolas públicas brasileiras, com a valorização da Educação das Relações Étnico-Raciais e a implementação da Lei 10.639/03, que completa 10 anos de vigência em 2013.

Poderão participar exclusivamente alunos(as) da Educação Básica matriculados em instituições de ensino mantidas pela União, Distrito Federal, Poder Público estadual ou municipal, das capitais, desde que as escolas tenham feito adesão até 2013 a um dos seguintes programas do MEC:

1) Mais Educação

2) Ensino Médio Inovador

3) Alunos de educação básica da rede pública de ensino de todo o país, de escolas localizadas fora das capitais que estejam participando de um dos programas:
a) Mais Educação – Macrocampo: Educomunicação, Comunicação e uso de Mídias, Cultura Digital e Cinema.
b) Ensino Médio Inovador – Macrocampo: Comunicação e uso de Mídias e Cultura Digital

4. PROJOVEM URBANO

Para mais informações, acesse www.curtahistorias.org ou entre em contato pelo e-mail etnicoracial@mec.gov.br


Fonte: Boletim semanal CGEB, Nº 34, de 09 de outubro de 2013








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