30 de março de 2014

IDESP 2013


Para conferir o resultado do IDESP 2013
clique na imagem abaixo


29 de março de 2014

Pedagogia por Situação Problema


Nesse programa, LINO DE MACEDO fala de situação-problema, como forma e recurso de avaliação, desenvolvimento de competências e aprendizagem escolar. Viver, segundo Lino, sempre foi uma situação-problema. Mas, o que é uma situação-problema para a educação formal? Ele esclarece: É uma situação didática na qual se propõe ao sujeito uma tarefa que ele não pode realizar sem efetuar uma aprendizagem precisa.


Educação Continuada - Situação Problema (I)
www.youtube.com


Educação Continuada - Situação Problema (II)



www.youtube.com




27 de março de 2014

XII Edição dos Jogos Indígenas - 2013



12ª Edição dos Jogos Indígenas  - 2013
www.youtube.com


12a. Edição dos Jogos Indígenas



12ª Edição dos Jogos Indígenas  - 2013
www.youtube.com


MISSÃO PEDAGÓGICA NO PARLAMENTO - 2014

O Missão Pedagógica no Parlamento é um programa criado pela Câmara dos Deputados com o objetivo de oferecer aos educadores formação em educação para democracia. Esse foi o primeiro programa destinado a professores realizado pelo Legislativo no âmbito federal e em 2014 está indo para sua 4ª edição.


www2.camara.leg.br


24 de março de 2014

CADERNOS DO PROFESSOR E DO ALUNO

PROGRAMA SÃO PAULO FAZ ESCOLA

Olá Professor!

Agora os cadernos do programa São Paulo Faz Escola estão disponíveis na Intranet!

Lá você poderá fazer o download dos seguintes materiais:

- Cadernos do Aluno,

- Cadernos do Professor,

Para isso é só ir à pasta “Biblioteca” da página da CGEB ou acessar o link:http://www.intranet.educacao.sp.gov.br/portal/site/Intranet/biblioteca_CGEB/

Se preferir, você pode acessar esse material na Secretaria Digital, por meio do https://sed.educacao.sp.gov.br/


Na Intranet Espaço do Servidor, você confere o passo a passo para obter os cadernos, caso opte por fazer o download pela Secretaria Digital.

Equipe Intranet



www.educacao.sp.gov.br

23 de março de 2014

CONSULTA - IDESP 2013


Publicação do facebook "Professores do Estado de São Paulo"

Para consulta IDESP, acrescentem, no link abaixo, depois do sinal de =, o CIE da escola que vocês trabalharam ano passado... Assim ficam sabendo quem receberá e quem não receberá o bônus...




Para saber qual é o código CIE de sua escola pesquise em:






21 de março de 2014

PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO 2014


Comunicamos a realização da 11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, que selecionará 78 estudantes para viver durante uma semana a experiência de debater e votar projetos de Lei na Câmara dos Deputados, em Brasília. 

Podem participar alunos de 16 a 22 anos, que estejam cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio, em instituições públicas e privadas, ou 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico Os interessados devem elaborar um projeto de lei em uma das seguintes áreas: 

 Educação, Cultura, Esporte e Turismo; 

 Agricultura e Meio Ambiente; 

 Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; 

 Saúde e Segurança Pública. 


Orientações de como elaborar um Projeto de Lei podem ser encontradas no site da Câmara dos Deputados. 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo selecionará 44 projetos que serão encaminhados à Brasília, onde passarão por mais um processo seletivo, resultando na escolha de 11 projetos/ jovens deputados. 

Observações importantes: 

 Cada projeto de lei deve ter a autoria de apenas um aluno; 

 Junto aos projetos de lei deverão constar os seguintes arquivos: a ficha de inscrição (disponível no site da Câmara dos Deputados) preenchida, cópia de 

RG, autorização do responsável e documento atestando que o aluno é matriculado e frequente com data prevista de conclusão do curso ( todos digitalizados) e o projeto de Lei. 

 Despesas como, hospedagem, alimentação e transporte em Brasília e passagens aéreas são subsidiadas pelaa Câmara dos Deputados; O BOLETIM CGEB também está disponível na intranet da SEE: acesse www.intranet.educacao.sp.gov.br e insira seu RG e senha do GDAE pra fazer o login. Clique em Coordenadorias > CGEB > Biblioteca, e localize o link para o Boletim CGEB, clique nele e irá encontrar todas as edições já publicadas. 

 Em Brasília, durante o período (21 a 26 de setembro) será exigido o traje passeio para os jovens (paletó e gravata) e para as jovens (saia ou calça comprida e blazer), excetuando-se durante a estada no alojamento; 

CEFAF



Fonte: educacaoadistancia.camara.leg.br

GOLPE MILITAR: 50 ANOS



Golpe Militar: 50 anos – memória, história e direitos humanos

Seminário Cedem/Unesp

Golpe militar: 50 anos – memória, história e direitos humanos, é o tema do seminário que será realizado nas seguintes datas: 2, 3, 8 e 9 de abril de 2014 às 18h30, promovido pelo Cedem – Centro de Documentação e Memória da Unesp, pelo OEDH - Observatório de Educação em Direitos Humanos da Unesp/Bauru, com o apoio da Proex/Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp.
O ano de 2014 será marcado pelos 50 anos do golpe militar no Brasil. Entre 1964 e 1985 a ditadura militar produziu inúmeras interferências na vida social, política, econômica e cultural na sociedade brasileira. Com a iniciativa de propor uma reflexão sobre esse período, o Cedem participará desse importante momento histórico e social com esse seminário, que faz parte da programação de um ciclo de debates, exposições e exibições de filmes, que serão realizados em várias unidades universitárias da Unesp pelo interior do Estado de São Paulo e na capital, acerca das dimensões das intervenções militares no Brasil e seus desdobramentos.   
Dia 2 de abril: “Tenho algo a dizer: memórias da Unesp na ditadura (1964 a 1985)”
Celso Ferreira

Dia 8 de abril: “Resistência: imprensa alternativa e editoras de oposição”

Mesa redonda sobre as lutas contra a ditadura, feita por jornalistas, outros profissionais da imprensa e pelas editoras de livros de oposição.
Convidados: José Luiz Del Roio (ex- senador na Itália, escritor, radialista e membro do conselho internacional do Fórum Social Mundial), Ricardo Carvalho (jornalista, foi repórter de direitos humanos na Folha de São Paulo, atuou na TV Cultura como diretor de jornalismo e na TV Globo como editor-chefe do Globo Repórter) e Flamarion Maués (historiador, editor de livros e foi coordenador editorial da Fundação Perseu AbraMesa redonda sobre os resultados parciais da pesquisa sobre o arbítrio institucional e as lutas de resistência nos, então, “institutos isolados” e posteriormente na Unesp durante a ditadura.
Convidados: Antônio Celso Ferreira (historiador, professor da Unesp-Assis e coordenador do Cedem/Unesp), Maria Ribeiro do Valle (socióloga, historiadora e professora da Unesp-Araraquara)

Coordenação: Clodoaldo Meneguello Cardoso (professor de filosofia e coordenador do Observatório de Educação em Direitos Humanos-OEDH/Unesp-Bauru)

Dia 3 de abril: “Ditadura civil-militar: memória e ressentimento”

Palestra sobre os desdobramentos do golpe civil-militar de 1964 na atual democracia brasileira.
Convidada: Maria Rita Kehl (psicanalista, ensaísta, crítica literária, poetisa, cronista brasileira e membro da Comissão Nacional da Verdade)
Coordenação: Antonio mo)

Coordenação: Antonio Celso Ferreira

Dia 9 de abril: “Políticas de preservação da memória”

Mesa redonda sobre as políticas de preservação da memória do período ditatorial de diversas organizações de São Paulo.
Convidados: Fundação Mauricio Grabois, Cedic/PUC, Cedoc/CUT

Coordenação: Cedem e Fundação Perseu Abramo

+ informações sobre a programação completa – OEDH/Unesp: http://www.unesp.br/portal#!/observatorio_ses

PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!

Inscrições gratuitas - enviar nome completo, e-mail, RG e instituição para:

Sandra Santos, e-mail: ssantos@cedem.unesp.br .

Certificado de participação (presença mínima de 75%)

Local: Cedem/Unesp: Praça da Sé, 108 (metrô Sé) - (11) 3116 – 1701




www.historianet.com.br



LIVROS QUE ATUALIZAM A REFLEXÃO SOBRE A DITADURA MILITAR



Fonte: http://www.anpuh.org/informativo/view?ID_INFORMATIVO=4603 

CTASP APROVA O PROJETO DE LEI DE REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL DOS HISTORIADORES


Prezados (as) associados (as) e amigos (as),

Temos a satisfação de informar que a CTASP (Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público) da Câmara dos Deputados aprovou o nosso projeto de regulamentação profissional. A CTASP aprovou por unanimidade o relatório do deputado Roberto Policarpo, que incorpou as emendas que nós havíamos acordado para aperfeiçoar o projeto original. Trata-se apenas de uma etapa no caminho da aprovação final do projeto, que deverá ainda ser analidado pela CCJC e pelo próprio Plenário da Câmara, porém, podemos ficar satisfeitos porque conquistamos uma importante vitória ontem.





Fonte: www.anpuh.org


13 de março de 2014

Questionário de Pesquisa: Ensino Participativo na Escola Pública



O professor Carlos Marcelo, enviou um convite para você ...

Caro Professor (a)

Gostaríamos de convidá-lo (a) a participar da pesquisa “Ensino Participativo na Escola Pública”, realizada neste endereço eletrônico.

O objetivo desta pesquisa é levantar os diversos métodos utilizados em sala de aula no ensino público paulista. Somos um Grupo de Pesquisa formado por professores da escola pública (estadual e municipal) em colaboração com alguns professores da USP, que pretende aplicar o ensino participativo e avaliar os seus efeitos na aprendizagem dos nossos educandos.

Para participar da pesquisa é só clicar no endereço eletrônico abaixo.


Desde já agradecemos sua participação e contribuição.

Carlos Marcelo, da EE Carlindo Reis



blog.being.com.br


Orientação Técnica: Educação para as Relações Étnico-raciais









www.ifrj.edu.br 





PARCEIROS

Equipe ERER e parceiros



11 de março de 2014

CURSO SOBRE CINEMA AFRICANO

Paralelo ao processo de luta por independência das nações africanas que desembocou na libertação de 35 países na década de 1960 surgem cineastas comprometidos com um ponto de vista africano do mundo. LEIA MAIS 



revistavaidape.com.br




8 de março de 2014

Orientações para o Planejamento de História 2014


HISTÓRIA 

Professor (a), este texto apresenta possibilidades para apoiá-lo (a) no momento de planejar o ano letivo e não se esgota nestes apontamentos: a partir dessas sugestões e de acordo com a realidade específica de sua escola, dos anos/séries em que lecionará e a especificidade de cada turma é importante que sua experiência e conhecimento acrescente atividades, estratégias, conteúdos e referências.


O planejamento articula objetivos, propostas, conhecimentos, vontades e desejos. Quando é feito planejamento, o intuito é sistematizar um trabalho que garanta aos alunos o domínio de tudo o que está previsto no currículo. Sendo esta nossa finalidade maior, sabemos que transformar o plano em prática é uma tarefa de muitos desafios.

Para a construção de um plano de ensino realizável, é fundamental, antes de tudo, desenvolver um bom diagnóstico da aprendizagem dos alunos e a necessária adequação do currículo. A SEE entende que o planejamento não é apenas uma atividade burocrática realizada para atender às solicitações da administração escolar, mas o princípio a partir do qual se desenvolve a prática pedagógica. Portanto, não se esgota neste momento inicial, mas se estende por todo ano letivo.

Nosso trabalho parte da consideração de que o currículo é um conceito que apresenta três manifestações que se complementam, “distinguindo-se o currículo formal (ou pré-ativo ou normativo), criado pelo poder estatal, o currículo real (ou interativo), correspondente ao que efetivamente é realizado na sala de aula por professores e alunos, e o currículo oculto, constituído por ações que impõem normas e comportamentos vividos nas escolas, mas sem registros oficiais” (BITTENCOURT, 2004, p. 104).


 Reflexões sobre as adequações do currículo

Os conteúdos são meios que amparam professores e alunos no processo de desenvolvimento de capacidades, compreensão de conceitos e organização dos fenômenos sociais situando-os historicamente. De acordo com Bezerra (2005, p.38-9), “a necessária seleção de conteúdo faz parte de um conjunto formado pela preocupação com o saber escolar, com as capacidades e com as habilidades, e não pode ser trabalhada independentemente”. Assim, quando organizamos o planejamento de História para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, selecionamos conceitos, conteúdos, habilidades e competências consideradas imprescindíveis para a formação dos alunos.

Parte dessa seleção está indicada no currículo formal e consagrada em materiais didáticos de diversa natureza. No entanto, o currículo não se limita ao currículo formal, por isso um dos dados que você deve levantar junto aos documentos escolares (planos de ensino, diários de classe, avaliação final do ano letivo) é o que, efetivamente, os alunos estudaram no ano/série anterior, isto é, o currículo real. O currículo formal prevê uma série de conteúdos, habilidades e competências, mas nossa experiência aponta para o fato de que a execução não ocorre de forma homogênea em todas as escolas, anos, turmas.

É importante que você, professor(a), tenha clareza das habilidades e competências que pretende priorizar em cada atividade proposta. Cabe lembrar, que essas são desenvolvidas e mobilizadas no desenvolvimento dos temas e conteúdos propostos no currículo e não são exclusivas de uma ou outra situação de aprendizagem contidas nos Cadernos do Professor e do Aluno; elas não são pontuais, mas permeiam todas as séries/anos. Dessa forma, o diagnóstico inicial não deve priorizar se os alunos sabem conteúdos, mas se identificam diferentes fontes e sua importância para a construção da História, produzem textos articulando os conceitos, dominam as diversas linguagens e leituras. Para auxiliá-lo (a) nessa escolha, as situações de aprendizagem dos Cadernos e as Matrizes de Referência para o SARESP de História trazem indicações das habilidades e competências.

Além dos temas, conteúdos, habilidades e competências, ao longo da escolarização dos alunos, os conceito essenciais da formação histórica devem ser evidenciados: processo histórico, tempo e temporalidades históricas, sujeito histórico, cultura, historicidade e cidadania.

 As Leis 10.639/03 e 11.645/08 na sala de aula:

Para as ações das leis 10.639/03 e 11.645/08 e ratificando o reconhecimento histórico e valorização das culturas indígenas e africana, a SEE visa proporcionar um caminho à reflexão sobre posturas e práticas coletivas relacionadas à discriminação e preconceitos vivenciados. Esse momento de planejamentos pode ser voltado para a organização de ações em sala que contemplem os conteúdos pertinentes.

O (A) professor (a) é o agente que levará para a sala de aula a crítica aos preconceitos e o exercício de convívio na diferença com a construção de uma sociedade pluriétnica. Dessa forma, sugere-se que explore com seus alunos, o material sobre as temáticas existentes em suas escolas enviados por meio do Programa de Livros Sala de Leitura e outros para valorizar os conteúdos já previstos no currículo.

Presentes em praticamente em todas as séries do Ensino Fundamental e Médio, esses conteúdos podem ser potencializados com a apresentação de novos textos, imagens, notícias, informações, filmes e músicas. Além disso, a compreensão da diversidade etnicorracial, a questão das terras e direitos (indígenas e quilombolas), a presença das populações nativas na contemporaneidade, entre outras temáticas, colaboram para a formação do cidadão e enriquece o universo dos jovens, preparando-os para a convivência pacífica e respeito mútuo.

Orientações para o Planejamento de História 2014, pg. 87 - 89





7 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher 2014


blog.aliancacenter.com.br




ATO DO DIA INTERNACIONAL DE LUTA DAS MULHERES EM SÃO PAULO

DIA 8 DE MARÇO DE 2014

Concentração a partir das 9 horas no vão livre do MASP (Avenida Paulista, 1578 - próximo ao metrô Trianon-Masp)

Trajeto: Consolação até praça Roosevelt.


Documentário: Os verdadeiros lideres espirituais






Trailer "Karai Ha'egui Kunhã Karai 'ete" 
www.youtube.com




uipi.com.br

TEMÁTICA INDÍGENA



O Ministério da Educação abriu um edital para seleção e aquisição de obras de literatura dentro da temática indígena. As obras serão destinadas às escolas públicas federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal. O objetivo é que o material seja destinado para estudantes e professores da educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e magistério. 

A íntegra do edital está na página do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As obras são para o Programa Nacional Biblioteca da Escola-PNBE Indígena 2015. Cadastramento e pré-inscrição pode ser feito até as 18h do dia 19 de abril. A inscrição das obras e da documentação vai de 6 a 8 de maio das 8h30 às 16h30.





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