26 de junho de 2014

CARTILHA CONSELHO DE ESCOLA



Como organizar-se, por si mesmo, politicamente, um povo que não sabe ler, não sabe escrever, não sabe contar? Se o povo não souber o que quer, como há de querer o que deve?
 (Sampaio Doria)

Esta publicação tem o intuito de fortalecer a Gestão democrática e participativa, podendo ser utilizada com a comunidade escolar para esclarecer sobre a importância desse colegiado. 

A Cartilha Conselho de Escola fundamenta-se em princípios da gestão democrática e participativa, com tomada de decisão conjunta e integrada, e tem por objetivo contribuir com os profissionais da educação, em especial os que atuam nas unidades escolares, como diretor de escola, professor, professor coordenador (PC), professor mediador escolar e comunitário (PMEC), e nas Diretorias de Ensino, como dirigente regional de ensino, supervisor de ensino e professor coordenador do núcleo pedagógico (PCNP). 

Visa, também, contribuir para que família, aluno e comunidade, partes integrantes do processo de gestão educacional, participem na construção e decisão da Proposta Pedagógica da escola, com o objetivo de fortalecer processos democráticos de gestão para o fortalecimento da qualidade do ensino.







VOTE NA WEB


Um site para você se aproximar das decisões do Congresso Nacional que afetam diretamente a sua vida. Vote e seja ouvido.


headlinesur.blogspot.com



Sugestão do site Currículo +









JOGO: PRESIDENTES DO BRASIL


Jogo que permite identificar os presidentes do Brasil durante os períodos da República: Primeira República Brasileira (1889-1930), Era Vargas (1930-1945), Segunda República Brasileira (1945-1964), Regime Militar (1964-1985) e Nova República (1985-presente). Cada presidente é identificado pelos fatos que marcaram o seu governou ou por uma característica singular. O jogo pode ser uma boa ferramenta de ensino, no entanto, orientar para a leitura mais abrangente e contextualizada dos pontos fundamentais que consolidaram a República no país se faz necessário.






Sugestão de atividade do site Currículo +




25 de junho de 2014

INDISCIPLINA ESCOLAR



Os professores brasileiros gastam, em média, 20% do tempo de aula mantendo a disciplina na classe, segundo levantamento internacional. Ou seja, o docente gasta um em cada cinco minutos pedindo silêncio ou chamando a atenção por bagunça.

O desempenho brasileiro é o pior entre os 32 países que responderam à essa parte da pesquisa. A média entre os países é de 13%. Na Finlândia, país tido como exemplar no quesito educação, o percentual de tempo dedicado a essa atividade chega a 13%. LEIA MAIS





13 de junho de 2014

Currículo da Educação Básica e formação do Historiador


Mesa Redonda: Currículo da Educação Básica - o lugar do ensino de História


Carmen Teresa Gabriel (UFRJ)

Circe Bittencourt (PUC/SP)

Mauro Cezar Coelho (UFPA)


Jornada de História 
www.youtube.com 



Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme


16 de Junho 
Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme


Anemia Falciforme - 100 anos de negligência 



Anemia Falciforme - 100 anos de negligência
www.youtube.com 




www.aafesp.org.br





12 de junho de 2014

Etnomatemática no contexto das Africanidades brasileiras



Desde as décadas de 60 e 70 o ensino da Matemática vem sofrendo várias transformações, destacando-se nesta última década a Etnomatemática como uma prática pedagógica alternativa. O termo Etnomatemática foi proposto em 1975, por Ubiratan D’Ambrósio para descrever as práticas matemáticas de grupos culturais, sejam eles uma sociedade, uma comunidade, um grupo religioso ou uma classe profissional. 

Essa prática pedagógica estuda o contexto sociocultural dos alunos, valorizando o conhecimento prévio dos mesmos na construção de significados caracterizado pelo conteúdo proveniente da experiência pessoal, aproximando o conteúdo matemático com a realidade. De acordo com o Parâmetro Curricular Nacional de Matemática
[...] Do ponto de vista educacional, procura entender os processos de pensamento, os modos de explicar, de entender e de atuar na realidade, dentro do contexto cultural de cada indivíduo. A Etnomatemática procura partir da realidade e chegar à ação pedagógica de maneira natural, mediante um enfoque cognitivo com forte fundamentação cultural (BRASIL, 2001, p. 23).
Etnomatemática 
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www.youtube.com 




(...) Os alunos trazem para a escola conhecimentos, ideias e intuições, construídos através das experiências que vivenciam no seu grupo sociocultural. Eles chegam a sala de aula com diferenciadas ferramentas básicas para, por exemplo, classificar, ordenar, quantificar e medir.
(BRASIL, Parâmetros Currículares de Matemática,  2001, p. 30). 


"A busca natural de uma explicação para realidade na qual o indivíduo está inserido leva-o a essa compulsão para saber, para esclarecer a ordem cósmica e natural, e para desvendar as forças que permanentemente o informam sobre o curso da realidade, impactando-o em direção a uma ação incessante."

(D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática Arte ou Técnica de Explicar e Conhecer. 4 
ed. São Paulo: Ática, 1998. pg. 39)


"O aprendizado das crianças começa muito antes de elas frequentarem a escola. Qualquer situação de aprendizado com a qual a criança se defronta na escola tem sempre uma história prévia. Por isso é importante uma boa experiência de vida." 
(ROSA NETO, Ernesto. Didática da Matemática. São Paulo: Ática, 1998. pg. 43)



Numa reflexão sobre o ensino da matemática é de fundamental importância ao professor: [...] conhecer a história de vida dos alunos, sua vivência de aprendizagens fundamentais, seus conhecimentos informais sobre um dado assunto, suas condições sociológicas, psicológicas e culturais.
(BRASIL, Parâmetros Currículares de Matemática,  2001, p. 37). 


"A contextualização do saber é uma das mais importantes noções pedagógicas que deve ocupar um lugar de maior destaque na análise da didática contemporânea. Trata-se de um contexto didático fundamental para a expansão do significado da escola. O valor educacional se expande na medida em que o aluno compreende os vínculos do conteúdo estudado com um contexto compreensível por ele."

(PAIS, Luis Carlos. Didática da matemática: uma analise da influência francesa. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. pg. 27)






7 de junho de 2014

Currículo + História



Plataforma de sugestões de conteúdo digital (vídeos, animações, jogos digitais, simuladores, infográficos e áudios) como recurso pedagógico complementar, selecionados segundo o Currículo do Estado de São Paulo por meio de um processo contínuo de construção coletiva com educadores da Rede.

Objetivos específicos
• oferecer ao professor recursos pedagógicos digitais e formação na utilização destes recursos para complementar o desenvolvimento da sua aula e aprimorar a sua prática;
• tornar o processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula mais diversificado, dinâmico e personalizado, 
• disponibilizar ao aluno conteúdo digital para apoiar, recuperar ou complementar seus estudos, individualmente ou com o auxílio do professor. 



CURRÍCULO+ (Vídeo: Conheça o Currículo+)

CURRÍCULO+ (Pré-inscrições)

CURRÍCULO+ (Regulamento)

CURRÍCULO+ (Videoconferência de 10/02/2014)

CURRÍCULO+ (Site)


CONSULTE SUGESTÕES PARA AULA DE HISTÓRIA 

Fonte: curriculomais.educacao.sp.gov.br


3 de junho de 2014

Orientação Técnica "Educação para as Relações Étnico-raciais"






No dia 06 de junho foi realizada na EE Paulo Kobayashi a Orientação Técnica: "Educação para as Relações Étnico-raciais"

Público Alvo: Professores dos anos inicias e finais (Ensino Fundamental) e Ensino Médio.

Objetivos: 
• Formar professores com conhecimento sobre a História da África e do negro no Brasil. Espera-se com isso que eles sejam capazes de formar cidadãos livres para pensar na perspectiva da afirmação de sua identidade nacional; 
• Oferecer os conhecimentos necessários para atuação dos professores na formação da cidadania no que se refere à cultura de matriz afro-brasileira; 
• Estimular a equipe escolar para construção coletiva de um projeto educacional de inclusão social na perspectiva da diversidade cultural, 
• Aprimorar os conhecimentos e práticas docentes no sentido de buscar a melhoria na qualidade do ensino. 

Marcos Legais: 




Educação Infantil (página 31 do manual) 
Ensino Fundamental (página 53) 
Ensino Médio (página 79) 


(...) Vale lembrar que o processo de formação de professores (as) deve estar direcionado para todos (as) os (as) profissionais da educação, garantindo-se que aqueles/as vinculados (as) às ciências exatas e da natureza não se afastem de tal processo.



www.paulofreire.org







11 ANOS DA LEI 10.639

Mesmo que em 2014 a lei 10.639/03 complete o seu 11° aniversário, sua consolidação no cotidiano escolar ainda deixa muito a desejar. Assim, podemos identificar algumas fases pelas quais as escolas passam para incluir a discussão racial em seu bojo pedagógico.


FASE DA “INVISIBILIDADE": o silêncio sobre o tema étnico-racial é ainda a Estratégia escolhida por sua escola para o não enfrentamento da questão do racismo escolar?

FASE DA “NEGAÇÃO”: sua escola começa a pensar no tema, mas os professores têm dificuldades em reconhecer tanto na sociedade, quanto no próprio ambiente escolar as várias manifestações de racismo?

FASE DO “RECONHECIMENTO": sua escola reconhece a necessidade de se tornar espaço de luta contra o racismo, discriminação e preconceitos, mas ainda não sabe bem o que, quando e como fazer, mas a maioria dos professores se coloca positivamente para descobrir? 

FASE DO "AVANÇO": sua escola procura visualizar, com dignidade, os diversos grupos que compõem a sociedade brasileira e usa a cultura de todos eles como instrumento pedagógico na construção do conhecimento? A questão racial deixa de ser abordada esporadicamente e passa a fazer parte do currículo e das atividades escolares?





Relações Étnico-raciais - Petronilha Silva 

www.youtube.com




(...) Vera Lucio Benedito reforça a importância de afastar dos planos de aulas o que chama de “Cidadania Lúdica”, termo cunhado pela professora e ex-vereadora Jurema Batista, que consiste na redução da identidade do/a negro/a aos campos do esporte, do ritmo, do carnaval e da culinária. De acordo com esta definição, o/a afro-brasileiro/a é entendido enquanto coletividade, subliminarmente excluído das esferas política, econômica, tecnológica, científica e, em outras palavras, da cidadania produtiva e do protagonismo social.

Segundo a professora, para a maioria da população “descendente de negro era associado a escravo, heróis ou heroínas não existem. O lugar social do negro não permite que enxerguemos inúmeros grupos com pesos sociais de norte a sul, de leste a oeste, que construíram esse país não só enquanto escravizados, mas como políticos, como professores, em todas as esferas profissionais”.

Fonte: acaoeducativa.org.br




Fotos do evento 


Suzano








Supervisora Iracema Mariana responsável pela ERER




PCNP de  Arte Eliana Florindo




Analista Sociocultural Ana Carolina  






Acervo ERER











PCNP Eliana Florindo e atividade no inicio da reunião






 PCNP Eliana Florindo e atividade no inicio da reunião


Professora Coordenadora da EE Edir apresentando projeto



Professora  da EE Edir apresentando projeto


PCNP Giani responsável pela ERER



Alunos da EE Edir do Couto apresentando teatro



Alunos da EE Edir do Couto apresentando teatro



Professor Jazon Souza e a Construção da Negritude



Professor Jazon Souza e a Construção da Negritude



Professor coordenador Valdemir falando sobre "I Mostra Indígena" 



Professor Jefrei da EE Carlos Molteni apresentou projeto "Brasil, terra de Indio"



Agradecimento especial à equipe gestora da EE Paulo Kobayashi pela recepção e o tratamento oferecido, nosso muito obrigado. 



Ferraz de Vasconcelos 

No dia 09 de junho foi realizada na EE José Eduardo Vieira Raduan a Orientação Técnica: "Educação para as Relações Étnico-raciais."


Supervisora Iracema Mariana falando sobre os marcos legais


Professores das escolas de Ferraz de Vasconcelos


PCNP Eliana Florindo e o Pai Nosso da Umbanda





Professora Telma falando do projeto 


Supervisora Iracema e o professor Jazon Souza


Supervisoras Iracema Mariano e Reni


Professores participando de atividade


PCNP Giani coordenando atividade 


Acervo ERER


Ana Carolina falando sobre o acervo ERER


Supervisora Iracema agradecendo a participação do prof. Jefrei


Agradecimento especial à equipe gestora da EE José Eduardo Vieira Raduan, pela recepção e o tratamento oferecido, nosso muito obrigado. 






NEM SÓ DE POESIA VIVE O POETA 

(Solano Trindade) 



“Nem só de poesia vive o poeta

há o “fim do mês”

o agasalho

a farmácia

a pinga

o tempo ruim, com chuva

alguém nos olhando
policialescamente
De vez em quando
um pouco de poesia
uma conta atrasada
um cobrador exigente
um trabalho mal pago
uma fome
um discurso à moda Ruy
E às vezes uma mulher fazendo carinho
Hoje a lua não é mais dos poetas
Hoje a lua é dos astronautas.” 

Poema inédito até 2008, quando foi revelado por sua filha Raquel.




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