11 de julho de 2014

OBSESSÃO PELO FRACASSO


Nem os cinco títulos mundiais cicatrizaram o trauma que o Brasil não quer esquecer: por que foi tão marcante a derrota de 1950?

O país que mais conquistou títulos em Copas do Mundo de futebol – 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 – insiste em lembrar de uma única derrota. Para um estrangeiro, pode parecer estranha a forma como o Brasil é apegado às lembranças da Copa do Mundo de 1950. No dia 16 de julho daquele ano, o Uruguai sagrou-se campeão em pleno Maracanã, ao derrotar o Brasil, de virada, por 2 a 1. Até hoje nos recusamos a deixar de lado esta traumática memória coletiva. MAIS

Por que perdemos? 

Porque isso tanto nos importa? 


www1.folha.uol.com.br




PUBLICAÇÕES DA ANPUH






9 de julho de 2014

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: HOMOFOBIA


O Enigma: ONU contra a homofobia





76 países ainda criminalizam as relações consensuais entre pessoas do mesmo sexo e as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Neste vídeo do escritório de direitos humanos da ONU, pessoas de diversas origens fazem perguntas diretamente para o espectador para expor a natureza das violações de direitos humanos sofridas por pessoas LGBT em todo o mundo.

O vídeo inclui mensagens do secretário-geral da ONU e da alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay.

A mensagem da ONU é de que direitos LGBT são direitos humanos. Juntos, vamos construir um mundo que é livre e igualitário.

Tradução e legendas: Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

Acesse aqui o vídeo original: http://youtu.be/sYFNfW1-sM8


3 de julho de 2014

Documento Final da II Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena



O Núcleo de Inclusão Educacional (NINC) informa que já está disponível, na Biblioteca da CGEB na Intranet, a versão completa do “Documento Final da II Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena”. No documento, além das propostas aprovadas durante a II Conferência, contém informações sobre os desdobramentos e participantes desse processo. 

Para consultar o documento, acesse a Intranet, procure o item “Espaço das Coordenadorias” Clique em CGEB – Coordenadoria de Gestão da Educação Básica  à esquerda da página clique em “Biblioteca”  Clique em “Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena - 2013” para fazer o download. 

CAESP/NINC – EQUIPE DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA


escolas.educacao.ba.gov.br



A influência da imigração na formação de São Paulo


No dia 2 de julho, o Projeto Parede do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) receberá uma nova exposição. A artista Carmela Gross ocupará o Museu com o projeto Marapé. Por meio de 531 placas de sinalização grafadas com termos em tupi e dados pessoais de imigrantes que chegaram à São Paulo, Carmela busca retratar a complexa formação da cidade e as transformações no idioma, provocadas pela mistura de sotaques e costumes. LEIA MAIS



Indicação: PCNP Carlos Magno 



2 de julho de 2014

SERGEI EISENSTEIN


Trabalho - Sergei Eisenstein 
www.youtube.com




www.fabula.org 




A Greve 
www.youtube.com



O Encouraçado Potemkin
www.youtube.com




"A Revolução é Guerra. 
É a única das Guerras 
que consideramos legítima e justa.

Realmente a maior 
dentre as guerras 
que a História conheceu...

Na Rússia ela foi 
começada e declarada .

(Lenin, 1905 - frase que inicia o "Encouraçado Potemkin")



Livros que Amei - Lia Rodrigues


Livros que Amei - Lia Rodrigues 
www.youtube.com



O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa/Bernardo Soares; O Turista Aprendiz, de Mário de Andrade, e É Isto um Homem?, de Primo Levi, foram os livros escolhidos para o programa pela coreógrafa Lia Rodrigues. O historiador Joel Rufino e a professora Patrícia Simões ajudam o espectador a melhor conhecer as obras escolhidos.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...