31 de dezembro de 2014

FELIZ 2015



Para todos que passam por aqui,  um ....


avaliadordearte blogspot com




26 de dezembro de 2014

Progressão Continuada


Professores debatendo Progressão Continuada, no Grupo de Ciências Humanas. 



"A progressão foi instituída, se não me engano, em 1997. Ainda falamos nela, como se tivesse sido há meses."(Marluce Nascimento)

"É uma questão de paradigmas; enquanto não se rompe com um, não se enxerga o outro e isso exige mais que tempo, exige consciência ou disponibilidade para tal." (Eva Rocha)

"Concordo com o Prof. Fernando, Progressão Continuada não é aprovação automática. Mas tal qual acontece nas Escolas Estaduais de São Paulo é Progressão? Tenho dificuldades em aceitar tal veredito e incluo minhas responsabilidades."(Antonio Inacio Oliveira Paulo)

"Concordo com o Antônio principalmente quando ele cita responsabilidade, será que estamos assumindo nossas responsabilidades." (Ana Caló)

Antonio Inacio Oliveira Paulo e Ana Caló ___ Meus queridíssimos amigos!... O termo "profissionalismo" existe graças a pessoas iguais a vocês... Abençoados sejam! (Yuri Riskalah)






A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE) promoveu o Fórum de Debates "Progressão Continuada: Compromisso com a Aprendizagem", por intermédio da Diretoria de Projetos Especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), com o apoio das Coordenadorias (CENP, CEI e COGSP), em junho de 2002. 

O encontro desses educadores proporcionou um momento especial para a reflexão e discussão sobre a Progressão Continuada, que contou com a participação de representantes das Diretorias de Ensino, membros do Conselho Estadual da Educação, representantes das Entidades de Classe, docentes de Universidades/Faculdades de Educação, integrantes de Conselhos de Escola e de Associações de Pais e Mestres, entre outros.

Esta seção traz o material que subsidiou o evento. São ArtigosEntrevistas, Apresentações, Síntese Avaliativa e Referência Bibliográfica.

O vídeo do evento encontra-se no C R E e pode ser retirado para consulta.








A Experiência dos ciclos na França - Os ciclos na escola primária: impactos de uma política educacional - Institut National de La Recherche Pédagodique / centre de Recherche em Éducationa Spécialisée et Adaptation Scolaire 

Histórico - Trajetória e desafios dos ciclos escolares no País - Elba Siqueira de Sá Barreto e Eleny Mitrulis 






Prof. Gabriel Chalita

Prof. Dr. Mario Sergio Cortella
Professor da PUC 

Profª. Drª. Elba Siqueira de Sá Barreto
Professora da PUC 

Vera Lúcia Wey
Texto de Encerramento do Fórum de Debates 



APEOESP - Sindicato dos Professores de Ensino Oficial do Estado de São Paulo 


A Progressão Continuada e o sistema de ciclos: mais uma reforma escolar - UDEMO - Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo 

A Progressão Continuada: um (im)pacto - APASE - Sindicato de Supervisores do Magistério do Estado de São Paulo 



Professora da PUC 

Professora da PUC 

Membro do Conselho Estadual de Educação 






Discutindo a progressão continuada, entrevista com Prof. Gabriel Chalita 



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 


MARCOS LEGAIS 


Institui, no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, o regime de progressão continuada no ensino fundamental


Regime de progressão continuada 


Avaliação e Progressão Continuada



g1.globo.com 




25 de dezembro de 2014

As Revolucionárias



Todo o mundo conhece homens revolucionários como Che Guevara, mas a história geralmente tende  a polir as contribuições de mulheres revolucionárias que sacrificaram seu tempo e suas vidas na luta contra sistemas e ideologias burguesas. Apesar dos falsos conceitos a respeito, existiriam milhares de mulheres que participaram em revoluções ao longo da História, com muitas delas exercendo papéis cruciais. Elas podem vir de diferentes espectros políticos, algumas armadas com rifles e outras armadas com nada além da caneta, mas todas lutaram muito por algo em que acreditavam.

Clique na figura abaixo e veja 10 exemplos dessas mulheres revolucionárias de todas as partes do mundo, que provavelmente nunca serão estampadas em uma camiseta.


Blanca Canales foi uma nacionalista porto-riquenha


Fonte: http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/09/mulheres-revolucionarias/





24 de dezembro de 2014

FELIZ NATAL 2014




   DEUS ENCAIXADO

Tentaram encaixar Deus em uma caixa chamada instituição...estabeleceram códigos, normas de conduta para quem quisesse fazer parte dessa caixa (instituição).

Mas " DEUS não habita em templos feitos por mãos humanas "...DEUS só habita em templos feitos por Ele mesmo, Deus só habita em organismos vivos...quem só conhece a Deus dentro da caixa precisa conhece-lo também fora dela.

A "CAIXA" deveria ser só uma conveniência e não uma condição...a caixa preconceitua tudo o que está fora dela, discrimina e catapulta aqueles que não se encaixam para fora dela.

Deus não se condiciona à vontade humana, Deus não se deixa monopolizar, nem a seu evangelho...multidões encaixadas não monopolizam a sua presença...pois, " onde estiverem dois ou três reunidos em seu nome" (nas ruas, praças, esquinas)...Ali Ele está.

Deus não usa terno, e não espera sua visita somente aos domingos...Deus não vive dentro de uma caixa.



Professor Pollycarppus da Silva




11 de dezembro de 2014

PROJETO MEMÓRIA ESCOLAR



Orientação Técnica para os professores de Suzano e Ferraz de Vasconcelos

Dezembro 2014




Orientação Técnica "PROJETO MEMÓRIA ESCOLAR"

A Dirigente Regional de Ensino convoca, nos termos artigo 8º da Res. SEE 58/2011, alterada pela Res. SEE 43, de 12/04/2012, conforme a seguir:

DATA: 10/12/2014

Horário: 08:30 h ÀS 17:30 h
Local: FACULDADE PIAGET - Av. Senador Roberto Simonsen, nº 972 Jardim Imperador – Suzano/SP

Data: 11/12/2014

Horário: 08:30 h ÀS 17:30 h
Local: E.E. PROF. EDIR DO COUTO ROSA – RUA Japão, 68 –Centro - Ferraz de Vasconcelos/SP









Memória Escolar, Educação e Patrimônio




Fotos 
























































Crédito das fotos: Gelson Rocha 







6 de dezembro de 2014

Para acessar Boletim



Para acessar o Boletim 

Seguir as orientações abaixo:

Acessem o site:


Usuário: nº do RA + SP - exemplo: 0001023583587sp
verificar se os três primeiros dígitos do RA são aceitos.

Senha: a senha padrão é a Data de Nascimento - exemplo: 21/03/1998






5 de dezembro de 2014

Currículo+



O QUE É HISTÓRIA ORAL

A história oral é uma metodologia de pesquisa que consiste em realizar entrevistas gravadas com pessoas que podem testemunhar sobre acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida ou outros aspectos da história contemporânea. Começou a ser utilizada nos anos 1950, após a invenção do gravador, nos Estados Unidos, na Europa e no México, e desde então difundiu-se bastante. Ganhou também cada vez mais adeptos, ampliando-se o intercâmbio entre os que a praticam: historiadores, antropólogos, cientistas políticos, sociólogos, pedagogos, teóricos da literatura, psicólogos e outros. MAIS

Fonte: cpdoc.fgv.br





Fonte: crmariocovas.sp.gov.br



COMUNICADO 





2 de dezembro de 2014

MEMÓRIA ESCOLAR, EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO


Formação Patrimônio em Rede

O programa propõe integrar o patrimônio artístico-cultural da Administração Direta, Indireta e Fundacional do Poder Executivo do Estado de São Paulo em um catálogo eletrônico unificado, possibilitando que os cidadãos possam conhecê-lo, valorizá-lo e preservá-lo.


Legislação

                   Decreto 58.007, de 25 de abril de 2012




Suzano
(02/12/2014)











Suzano
(03/12/2014)








  




Ferraz de Vasconcelos 
(04/12/2014)












Crédito fotos: Gelson Rocha 



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