23 de fevereiro de 2015

Curso: Produção intelectual das mulheres negras


O curso trata das produções de mulheres negras em vários períodos da história brasileira, relacionando com a trajetória geral das mulheres no Brasil. As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro e podem ser feitas pela internet . O curso tem início no dia 9 de março e será realizado na modalidade a distância, gratuitamente. Saiba mais: http://goo.gl/KXXJrv




Diretor faz diferença


O Ministério da Educação abre aqui neste espaço uma Consulta Pública para a criação de um programa de valorização de diretores de escolas públicas de educação básica municipais, estaduais e federais de todo país.

O objetivo é que alunos, pais, professores, gestores, comunidade escolar, academia, estudiosos e sociedade em geral possam apresentar suas experiências sobre o trabalho de diretores escolares e fazer propostas, sugestões e comentários.

Esta consulta ficará aberta até dia 02/03/2015. Imediatamente após o término do prazo, todas as sugestões serão sistematizadas, analisadas e servirão de base para um debate público sobre a criação do programa.






21 de fevereiro de 2015

Formação dos professores


Cursos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

De 20 de janeiro a 13 de março, professores da rede pública podem pleitear uma vaga em um dos cursos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o Parfor.

Este programa foi implementado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, do MEC, com o objetivo de oferecer aos professores em exercício da rede pública de educação básica, formação superior em cursos gratuitos, na disciplina em
que atuam em sala de aula. O Parfor foi criado para que os professores em exercício da Educação Básica tenham acesso à formação superior exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Os professores devem se cadastrar e realizar a sua pré-inscrição na Plataforma Freire, clicando aqui. (http://freire.capes.gov.br/) É preciso estar cadastrado no Educacenso de 2014, na função Docente ou Tradutor Intérprete de LIBRAS na rede pública de Educação Básica, e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria da Educação.

O candidato pode acompanhar o calendário de atividades de 2015 do programa, além de obter mais informações, aqui.http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor






10 de fevereiro de 2015

Curso: realidades africanas e afro-brasileira





Até 13 de fevereiro, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) recebe inscrições para o curso Diálogos e Resistências: a África no Brasil e o Brasil na África.

O curso é oferecido pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África e visa familiarizar professores do ensino básico com temas ligados às realidades africanas e afro-brasileiras, com vistas especialmente a poderem abordar com mais consistência assuntos estabelecidos pelo Parecer do Conselho Nacional de Educação à lei 10639/03.

A matrícula é gratuita e será realizada mediante o envio de ficha de incrição devidamente preenchida, junto com o currículo do aluno e uma carta de intenção para o email napbrasilafrica@usp.br. O título do email deve ser “INSCRIÇÃO CURSO 2015″. As vagas são limitadas.

As aulas serão ministradas de março a julho, aos sábados, no Prédio da História e Geografia, na FFLCH.




4 de fevereiro de 2015

O Carnaval de São Paulo: Negras Raízes


Nos dias 07, 15 e 21 de fevereiro, às 11h, o Museu Afro Brasil realiza a Visita Temática "O Carnaval de São Paulo: Negras Raízes".

Em todo o Brasil o carnaval europeu foi apropriado, transformado e ressignificado por negros, índios e mestiços, em São Paulo não foi diferente. Os cantos e danças dos escravos das fazendas de café; o samba de bumbo de Pirapora; o batuque na lata de graxa do Largo da Banana são alguns dos embriões do negro carnaval paulistano, que é o tema desta visita. 

Pelo acervo do Museu Afro Brasil e pela voz dos "sambistas da pauliceia" vamos buscar as negras raízes desta festa aqui em São Paulo.

Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br






3 de fevereiro de 2015

Solicitação do uso de nome social


As aulas na rede estadual de ensino começam na próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro, e já no início do ano letivo alunos e professores travestis e transexuais têm direito a utilizar o nome social em sua escola. A ação faz parte da política de inclusão e respeito à diversidade da Educação e os interessados na alteração já podem fazer o pedido de mudança.

O projeto de adoção do nome social foi instituído no ano passado e prevê a inclusão do prenome em listas de chamada e diários de classe. LEIA MAIS.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...