30 de abril de 2015

Educação das relações étnico-raciais


Trabalhando com histórias e culturas africanas e afro-brasileiras nas salas de aula

Esta publicação traz conteúdos sobre as histórias da África e a presença dos negros no Brasil; discute a educação e as relações étnico-raciais no cotidiano escolar; e oferece indicações bibliográficas e exemplos práticos de atividades inspiradoras que podem ser desenvolvidas em sala de aula. Fruto da crença da Fundação Vale no potencial de educadores e educadoras que, em seu fazer diário, são capazes de contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade mais igualitária, este material apresenta caminhos para a superação dos desafios da discriminação racial, em prol de uma escola mais acolhedora e mais diversa. 


28 de abril de 2015

Minicurso: A escola e o terreiro



Durante a pesquisa de mais de 20 anos, Stela Guedes aponta para o preconceito contra as religiões de matrizes africanas, mesmo passados 10 anos da promulgação da Lei 10.639, que torna obrigatório nas escolas o estudo da história e cultura afro-brasileira, sendo ainda comum ouvir a respeito da dificuldade de sua implementação. Um dos aspectos preocupantes encontra-se no fato de que a escola é o principal lugar desse e de outros tipos de discriminação. Todos os alunos e alunas entrevistados que já frequentam o espaço escolar são unânimes ao afirmar: "A escola é o lugar que mais discrimina. LEIA MAIS






14 de abril de 2015

Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena - Programação

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DIA 17/04
9h – Abertura feira de artesanatos
9h às 20h – Oficina Projeto: “Pegada Ecológica  – Calcule aqui o seu impacto pessoal de carbono”
14h – Apresentações culturais e esportivas / Apresentações culturais da cidade
20h – Abertura oficial: apresentação das delegações / fogo sagrado / pajelança /hino nacional /palavra das autoridades /tradições culturais os povos /esportes tradicionais /show pirotécnico /dança de integração.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

DIA 18/04
9h – Abertura do Fórum Social Indígena “Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e os Compromissos com a Qualidade de Vida”
9h às 20h – Oficina Projeto: “Pegada Ecológica  – Calcule aqui o seu impacto pessoal de carbono”
11h – Recreação esportiva: Stand Up Paddle /Canoagem
14h – Apresentações culturais e esportivas / Apresentações culturais da cidade
15h – Futebol
20h – Apresentação cultural / Cunhã Porã – Desfile da Beleza Indígena
…………………………………………………………………………………………………………

DIA 19/04
9h – Feira de artesanato
9h às 20h – Oficina Projeto: “Pegada Ecológica  – Calcule aqui o seu impacto pessoal de carbono”
11h – Recreação esportiva: Stand Up Paddle / Canoagem
14h – Apresentações culturais e esportivas / Apresentações culturais da cidade
15h – Futebol
20h Apresentação cultural / Ritual Sagra







10 de abril de 2015

O lugar da História no Ensino Escolar




A MULTIDÃO NA HISTÓRIA


Estudo dos movimentos populares na França e na Inglaterra 1730-1848 de Georges Rudé.

Nas décadas de 1960 e 1970, num momento de ebulição social, política e cultural da descolonização, da luta pelos direitos civis e da contracultura, o historiador marxista britânico Georges Rudé dedicou-se a estudar as Multidões na História, focado no eixo cronológico 1780-1860, com foco comparativo nos casos francês e inglês.

Rudé demonstra a originalidade epistemológica de transformar em objeto de estudo, numa chave distinta da psicologia social de antanho, um agente social coletivo desinstitucionalizado: a Multidão.

Para download: “A MULTIDÃO NA HISTÓRIA. Estudo dos movimentos populares na França e na Inglaterra 1730-1848" de Georges Rudé,




9 de abril de 2015

PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO 2015


O Programa Parlamento Jovem Brasileiro é uma oportunidade para que jovens do Ensino Médio de todo o país possam experimentar a jornada de trabalho dos deputados federais, a partir da diplomação, posse e exercício do mandato como Deputados Jovens, durante cinco dias, na Câmara dos Deputados em Brasília. Outro grande objetivo do PJB é fomentar nas escolas a discussão de temas como política, cidadania e participação popular. Seus principais objetivos são: 

 Possibilitar aos estudantes selecionados a vivência do papel do Deputado Federal, desde o processo de elaboração das leis até o processo de debate e aprovação/rejeição, promovendo a reflexão e a construção conjunta de soluções possíveis para questões nacionais;

 Propiciar aos jovens brasileiros a oportunidade de conhecer a rotina dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados, difundir o processo democrático e despertar para a reflexão crítica e a participação política;

 Difundir os conhecimentos sobre o papel do Legislativo entre os estudantes de Ensino Médio;

 Gerar iniciativas de educação para a democracia nas escolas em âmbito nacional;

 Incentivar o olhar crítico dos jovens para os problemas vivenciados em sua realidade;

 Promover a reflexão sobre democracia e cidadania dos jovens participantes;

 Desenvolver habilidades de argumentar, debater e buscar o consenso;

 Desenvolver valores de respeito à diversidade, ética, inclusão, tolerância e busca do bem comum.

As inscrições para o Programa estarão abertas no período de 1 de abril a 12 de junho. Para participar, o aluno deve ter entre 16 e 22 anos de idade, estar matriculado a partir do 2º do Ensino Médio ou Médio Técnico, e não ter sido deputado jovem em nenhuma outra edição do Programa. 

Para inscrição, é necessário fazer o download da Ficha de Inscrição no site do PJB no Portal da Câmara dos Deputados, preencher todas as informações com atenção e de forma completa, e encaminhá-la, junto com os documentos abaixo, para o e-mail saopaulo.pjb2015@gmail.com:


 Cópia de documento de identidade válido e legível;

 Termo de autorização do responsável, devidamente assinado, caso o aluno tenha menos de 18 anos (o modelo do Termo de Autorização está disponível no site juntamente com a ficha de inscrição);

 Declaração de que o aluno está matriculado(a) regularmente no ensino médio/técnico. A escola deve emitir uma declaração de matrícula com a data provável de conclusão do ensino médio.

Acesse o site da Câmara dos Deputados para obter mais informações sobre o Programa, como Manual de Procedimentos para o aluno, orientações de como elaborar um Projeto de Lei, ou de como trabalhá-lo em sala de aula.

Salientamos que os custos com a viagem, hospedagem e alimentação serão subsidiados pela Câmara dos Deputados.





8 de abril de 2015

Missão Pedagógica no Parlamento 2015


A 5ª edição do Programa Missão Pedagógica no Parlamento

As inscrições terminam no dia 26 de abril. Este ano foi incluído a possibilidade de participação de orientadores e coordenadores pedagógicos.

O programa Missão Pedagógica no Parlamento é uma iniciativa da Câmara dos Deputados que têm como objetivo oferecer aos educadores formação em educação para democracia. Esse foi o primeiro programa destinado a professores da rede pública realizado pelo Legislativo no âmbito federal e em 2015 está indo para sua 5ª edição.

O programa busca a construção de uma rede nacional de educadores sensibilizados para a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas.

Para participar do programa os interessados devem se inscrever no processo seletivo, que consiste na participação no curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento”. São disponibilizadas 216 vagas preenchidas por sorteio eletrônico, sendo oito por estado e DF. Os 54 participantes com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e DF, são convocados para participar do Missão Pedagógica no Parlamento.

Os convocados participam de uma intensa semana de formação em Brasília e de um módulo de elaboração de projetos à distância, nos quais aprendem e socializam saberes e práticas para fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania. Além disso, conhecem de perto a Câmara dos Deputados e o Poder Legislativo. As despesas para participação no encontro em Brasília são custeadas pela Câmara dos Deputados.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...