29 de maio de 2015

Olimpíada Nacional de História do Brasil 2015

Estou divulgando a participação de alunos de nossa escola, Benedita de Campos Marcolongo, na Olimpíada Nacional de História do Brasil.

A ONHB é composta de 5 fases online e a 6ª presencial na Unicamp. Este ano estamos participando com 3 equipes, sendo que uma chegou a 3ª fase, e outras duas estão atualmente participando da 4ª fase e batalhando pra chegar à 5ª.

É uma experiência muito bacana pois leva os alunos participantes a um contato maior com documentos e recortes da História do Brasil pouco abordados. Segue o site para consulta e incentivo a todos os profs. a participarem na próxima edição, pois apesar de ser trabalhosa é muito recompensadora a jornada de ver alunos estudando e discutindo História. Abraços a todos.

Prof. Joab Fernandes 





25 de maio de 2015

O SILÊNCIO DA CONGADA DE MOGI DAS CRUZES.

No Domingo de Pentecostes de Mogi das Cruzes 2015, a organização da Festa do Divino proibiu os grupos de Congadas de tocarem durante o cortejo.

22 de maio de 2015

Palestra: Fernando Savater


Fernando Savater (1947) é um professor de filosofia espanhol, catedrático de Ética na Universidade do País Basco. Alguns dos seus livros foram traduzidos para mais de vinte línguas.


Tem produzido uma notável narrativa, e a sua popularidade tem vindo a crescer, não só em Espanha como em outros países.






Orientação Técnica de História




Local






Os materias utilizados na Orientação Técnica foram enviados para todas as escolas (e-mail institucional) no dia 09-06-2015




Construção do Conhecimento 


Conhecimentos prévios dos alunos
A aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio. Ao contrário, ela se torna mecânica ou repetitiva, uma vez que se produziu menos essa incorporação e atribuição de significado, e o novo conteúdo passa a ser armazenado isoladamente ou por meio de associações arbitrárias na estrutura cognitiva.
Quando o conteúdo escolar a ser aprendido não consegue ligar-se a algo já conhecido, ocorre o que Ausubel chama de aprendizagem mecânica, ou seja, quando as novas informações são aprendidas sem interagir com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva. Assim, a pessoa decora fórmulas, leis, mas esquece após a avaliação.

Problematização
“Oferecer ao aluno o cerne da ciência e da arte: o problema. Não o problema artificial clássico na área de exatas, mas os problemas que geraram a inquietude que produziu este mesmo conhecimento. (...) Mostrem as incoerências, as dúvidas, as questões estruturais de cada matéria. Mostrem textos opostos, visões distintas, críticas de um autor ao outro. Todo animal (e, por extensão, o aluno) é curioso. Porém, é difícil ser curioso com o que está pronto.”
Karnal, Leandro. “Educar é preciso: os dez mandamentos do professor”. Revista do IBEP – História. 2001.


As atividades que se caracterizam por uma situação problema, como aquelas relacionadas às análises de casos reais, podem instigar o aluno a agir e a tomar decisões em função da solução.  


Avaliação de Aprendizagem 
A avaliação não pode ser um instrumento de controle, de constatação pura e simples, mas um instrumento de aprendizagem e reorientação do planejamento das situações de ensino. 
A avaliação não é um instrumento meramente quantitativo. Ela pode indicar o que e como o aluno aprendeu e de que maneira aperfeiçoar esses saberes por intermédio de novas situações de ensino-aprendizagem. A avaliação pode revelar falhas na organização do ensino que precisam ser corrigidas pelo professor. Assim, ao avaliarem seus alunos, os professores avaliam a si mesmos também.


Saberes Técnicos e Saberes Pedagógicos

"É preciso considerar que a atividade profissional de todo professor possui uma natureza pedagógica, isto é, vincula-se a objetivos educativos de formação humana e a processos metodológicos e organizacionais de transmissão e apropriação de saberes e modos de ação. (...) Por isso, para ensinar, o professor necessita de conhecimentos e práticas que ultrapassem o campo de sua especificidade." 

(Bittencourt, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3ª edição - São Paulo: Cortez , 2009. pg.18)



Pro Dia Nascer Feliz




www.cineclick.com.br


pt.wahooart.com



Currículo de Ciências Humanas 





Caderno do Professor 


Para acessar o Caderno de História:
Selecionar: Coordenadorias / CGEB / Biblioteca / São Paulo faz Escola 





Leitura de imagens 










Referências








ZABALA, A. (Org.). Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Tradução de Ernani F. Rosa. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999. 



Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário, Délia Lerner, 128 págs., Ed. Artmed.

Avaliação 
Fernandes e Freitas. Indagações sobre o currículo – currículo e avaliação. MEC, 2007. 

LUCKESI, Cipriano Carlos, Avaliação da aprendizagem escolar, São Paulo, Cortez Editora, 1996.

HOFFMANN, J. Avaliação: mito & desafio. Porto Alegre: Mediação, 1998.


Acervo do Professor nas Escolas 




NOVAS PERSPECTIVAS



como sugestão o capítulo: História das Imagens, pg. 243









como sugestão o capítulo: Longe da escola, na escola: Vozes da Universidade e da Indústria Cultural. pg. 111



como sugestão: Linguagens e História e Linguagens: desafio para o historiador? pg. 19 e 21





 como sugestão o capítulo:  Ciência e Tecnologia, pg. 153


"Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; todo homem é um pedaço do continente, uma parte da terra firme. Se um torrão de terra for levado pelo mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse o solar dos teus amigos ou o teu próprio; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano, e por isso não me perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti."  (John Donne)





Turma 1 
Suzano
27-05-2015











Turma 2 
Suzano
28-05-2015


 










Turma 3
Ferraz de Vasconcelos
02-06-2015













Turma 4 
Suzano
03-06-2015
























20 de maio de 2015

CURSO À DISTÂNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM CONSELHO ESCOLAR



A Secretaria de Estado da Educação, por meio da parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação oferecerá, em agosto de 2015, o “Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares” - Fase 1 e 2.

O curso tem por objetivo capacitar a rede de ensino estadual para qualificá-la em relação à gestão democrática nas escolas no que se refere à implementação e ao fortalecimento do Conselho de Escola. A perspectiva deste curso é a continuidade das ações de formação e se faz necessária para que se alcance os resultados esperados ao cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 14, que estabelece os princípios da gestão democrática e a participação da comunidade escolar e local no Conselho de Escola.

Serão ofertadas 80 vagas e poderão participar: Dirigentes, Supervisores de Ensino, Diretores de setores, Diretores em geral, Diretores de escola e Professores, sendo que os dois últimos devem ter o aval da Diretoria de Ensino a qual sua escola está jurisdicionada, visto que cada Diretoria de Ensino ficará responsável pelo acompanhamento destes cursistas.

Solicitamos que seja realizada ampla divulgação, pois é muito importante a participação de todos, já que este curso possibilita aos cursistas acesso a conhecimentos a respeito de Conselho Escolar, apoiando-os na construção coletiva da proposta pedagógica da escola em consonância com a democratização da sociedade.

Aos interessados em participar, solicitamos que preencham a ficha de matrícula com todos os dados completos e enviada para o e-mail conselhoescolar.ufscar@gmail.com até o dia 29 de maio de 2015.


Ficha de matrícula

Orientações










Entre o Céu e a Terra

Marcia Tiburi é doutora em Filosofia e seus principais temas de pesquisa são ética, estética, filosofia do conhecimento e feminismo. É autora de diversos livros, artigos, colaboradora de jornais e revistas especializadas. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie.


6 de maio de 2015

Exposição: Ausenc'as


Exposição de fotos expõe feridas da ditadura

O Memorial da Resistência de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta de 28 de março a 12 de julho de 2015 sua nova exposição temporária: Ausenc’as (lê-se “ausências”), produzida pelo fotógrafo argentino Gustavo Germano (1964- ). A exposição é composta por 14 dípticos (pares de fotos), retratando 12 famílias de vítimas da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) e 2 famílias da ditadura argentina (1976-1983). A mostra conta também com um vídeo, que apresenta o processo de recriação das fotografias.

A primeira versão do projeto Ausenc’as foi realizada na Argentina em outubro de 2007, tomando como marco os 30 anos depois do golpe militar de 1976, que deu início à última ditadura civil-militar daquele país. Partindo das fotos de álbuns familiares, Gustavo Germano acompanhou e fotografou familiares e amigos de mortos e desaparecidos políticos nos mesmos locais em que haviam sido fotografados anteriormente. Em condições similares, Gustavo destaca com as novas fotografias “a dolorosa presença da ausência do ser querido”.






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