30 de agosto de 2015

MATERIAS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA



A diversidade de materiais didáticos conduz-nos a uma reflexão sobre as diferenças entre eles. Pesquisadores de ensino de História do Institut National de Recherche Pédagogique, da França indicaram diferenças importantes entre o que denominamos SUPORTES INFORMATIVOS e os "DOCUMENTOS."

SUPORTES INFORMATIVOS correspondem a todo discurso produzido com a intenção de comunicar elementos do saber das disciplinas escolares.


DOCUMENTOS, todo o conjunto de signos, visuais ou textuais, que são produzidos em uma perspectiva diferente dos saberes das disciplinas escolares e posteriormente passam a ser utilizados com a finalidade didática.


Ensino de História: fundamentos e métodos - Circe Maria F. Bittencourt, pg. 296


 Livro faz parte do acervo do professor.

Balaiada

Este vídeo trata da Balaiada, que ocorreu no Maranhão. Como nas demais revoltas, havia desentendimento entre os membros da elite, antilusitanismo e péssimas condições de vida da maioria da população. Em princípio, tem apoio de grupos de elite mais liberais, mas quando se torna popular, todos se juntam para reprimi-la. E como os rebeldes eram do povo, são massacrados. LEIA MAIS 


25 de agosto de 2015

Documento que registra extermínio de índios é resgatado após décadas desaparecido


Depois de 45 anos desaparecido, um dos documentos mais importantes produzidos pelo Estado brasileiro no último século, o chamado Relatório Figueiredo, que apurou matanças de tribos inteiras, torturas e toda sorte de crueldades praticadas contra indígenas no país – principalmente por latifundiários e funcionários do extinto Serviço de Proteção ao Índio (SPI) –, ressurge quase intacto. Supostamente eliminado em um incêndio no Ministério da Agricultura, ele foi encontrado recentemente no Museu do Índio, no Rio, com mais de 7 mil páginas preservadas e contendo 29 dos 30 tomos originais. MAIS









21 de agosto de 2015

EDUCANDO PELA DIFERENÇA PARA A IGUALDADE (UFSCAR)



Caras Professoras, Caros Professores

Não podemos mais suportar que as crianças negras tenham um desempenho pior que as outras crianças. Como professoras, não podemos mais suportar atitudes discriminatórias e preconceituosas vindas de quem quer que seja. Como cidadãos não podemos mais aturar as relações que a nossa cultura mantém com o diferente, desejando ou fingindo que ele não existe.

Este material pretende retomar os conhecimentos que vocês já têm, como professores, sistematizando outros que possam contribuir para um trabalho em sala de aula contra a discriminação.

É preciso que as diferenças sejam o mote da ação pedagógica, produzir diferenças,não apenas tolerá-las ou aceitá-las. Este projeto insere-se no âmbito das lutas, que são travadas incansavelmente e cotidianamente por aqueles que desejam, efetivamente incorporar os outros, os diferentes. As professoras e os professores do ensino fundamental não podem estar fora desta empreitada. A empreitada da inclusão.

Este projeto é um convite para aceitarmos o desafio urgente de democratizar de fato a escola: trazer a criança negra, a jovem negra, o adolescente negro e sua família, com êxito para dentro da escola, acolher, ensinar e encantar-se.


Módulo 1 

Módulo 2








Programa Ética e Cidadania construindo valores na escola e na sociedade


Aprender a ser cidadão e cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola. 

Para que o(a)s estudantes possam assumir os princípios éticos, são necessários pelo menos dois fatores: 

- que os princípios se expressem em situações reais, nas quais o(a)s estudantes possam ter experiências e conviver com a sua prática; 

- que haja um desenvolvimento da sua capacidade de autonomia moral, isto é, da capacidade de analisar e eleger valores para si, consciente e livremente.

Outro aspecto importante desse processo é o papel ativo dos sujeitos da aprendizagem, estudantes e docentes, que interpretam e conferem sentido aos conteúdos com que convivem na escola, a partir de seus valores previamente construídos e de seus sentimentos e emoções. 

Para isso, o programa propõe que o trabalho com ética e cidadania nas escolas contemple intervenções focadas em quatro grandes eixos, ou módulos, que, embora independentes, mantêm uma nítida inter-relação: Ética, Convivência Democrática, DireitosHumanos e Inclusão Social. 







13 de agosto de 2015

Bibliografia da Prova Mérito 2015




CONCURSO WIZO 2015


É com grande satisfação que comunicamos o lançamento da 26ª edição do Concurso WIZO de Pintura e Desenho para alunos do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública Estadual, tendo como tema “Brasil-Israel: Tecnologia no Século 21".

Nesta oportunidade, convidamos alunos e professores a traçarem um paralelo sobre técnicas, conhecimentos, ferramentas e processos criados, tanto no Brasil quanto em Israel, para resolver ou facilitar a solução de problemas. Através de suas obras, os alunos deverão demonstrar a contribuição da tecnologia voltada, nos dois países, para o progresso da humanidade (apostila informativa anexa).

Os alunos interessados em participar deverão encaminhar os trabalhos à Diretoria da escola com autorização dos pais (para alunos menores de 18 anos) e etiqueta de identificação (modelos anexos). A escola por sua vez, remeterá os 10 melhores trabalhos, por correio, à Organização Feminina WIZO, Rua Minas Gerais, 36 – CEP 01244-010 - São Paulo, até o dia 10 de Outubro. O regulamento para participação encontra-se nas páginas 24 e 25 da apostila anexa.

A solenidade de premiação acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em Novembro e contemplará o aluno vencedor com um artigo eletrônico e uma viagem a Brasília acompanhado do seu professor. As demais classificações também receberão um artigo eletrônico, kits de pintura e livros.

Contando com seu valioso apoio, agradecemos o encaminhamento da apostila informativa ao professor que orientará os trabalhos de seus alunos. Desde já, desejamos êxito na participação.

Cordialmente,
Tania Tarandach
Depto. Concurso WIZO São Paulo







12 de agosto de 2015

A Cor da Cultura



A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan - Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, o MEC, a Fundação Palmares, a TV Globo e a Seppir - Secretaria de políticas de promoção da igualdade racial. O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo. MAIS








11 de agosto de 2015

PROJETO AFREAKA


O Projeto Afreaka convida os professores da rede pública estadual a participarem da Oficina de Formação “A África nas escolas, uma abordagem sem estereótipos”. O objetivo é reunir professores e a comunidade, para que o material possa ser apresentado e discutido, articulando os conteúdos produzidos pelo Afreaka aos conteúdos curriculares da educação básica. Para isso, os participantes receberão um livro didático digital com material educativo inédito, que junta a força da informação e da imagem artística para combinar o didático ao lúdico para a aplicação das Leis 10.639 de 2003 e 11.645 de 2008.

O projeto, contemplado pelo edital PROAC, é uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp. Serão 6 da mesma oficina, que ocorrerão nos seguintes locais e horários:

• São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade - 03/11/2015 (terça-feira) - das 19h às 23h.

• São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade - 05/11/2015 (quinta-feira) - das 13h às 17h.

• São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade - 10/11/2015 (terça-feira) - das 08h às 12h.

• Campinas, Unicamp (Centro de Convenções) - 27/11/2015 (sexta-feira) - das 08h30 às 12h30.

• Campinas, Unicamp (Centro de Convenções) - 27/11/2015 (sexta-feira) - das 13h30 às 17h30.

• São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade - 28/11/2015 (sábado) - das 08h às 12h.

Cada inscrito deve escolher apenas um horário, já que o tema da oficina será o mesmo. Para as oficinas de São Paulo, na Biblioteca Mário de Andrade, são 125 vagas para professores e 50 vagas para o público geral. Para as oficinas de Campinas, na Unicamp, são 240 vagas para professores e 100 para o público geral.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Aqueles que se inscreverem depois da lotação, receberão um e-mail informando a posição na lista de espera. Para fazer sua inscrição, preencha o formulário aqui.


Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail cultura@afreaka.com.br ou pelo telefone 11-3676-0583, ou ainda, pela página do Projeto






10 de agosto de 2015

Curso gratuito da USP: Narrativas africanas de língua portuguesa: leituras e reflexões


Oferecido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, o curso gratuito de ‘Narrativas africanas de língua portuguesa: leituras e reflexões’ está sendo oferecido pela Universidade de São Paulo.

O curso de atualização é voltado para professores do ensino básico (preferencialmente escolas públicas) que tenham graduação completa.

De acordo com informações da universidade, “o curso visa a proporcionar contato com um repertório literário que auxilie o educador no cumprimento da Lei 11.645/08, que determina a inclusão de temas referentes à história e culturas da África e dos africanos, história e culturas afro-brasileiras nos currículos escolares”.

Ele será ministrado de 19/09/2015 até 28/11/2015 na Faculdade de Letras – Av. Prof. Luciano Gualberto, 403. São 80 vagas.

As inscrições podem ser feitas 01/09/2015 09h até 15/09/2015 23h59, no site do Serviço de Cultura e Extensão: www.sce.fflch.usp.br.





Indicação: Gilson Santos 




5 de agosto de 2015

O Teatro Negro no Brasil



Data: 12 de agosto
Horário: 20h

Participações: Núcleo Teatral Opereta e Jabuticaqui Cultura e Tradição

Com base na lei 10.639/03 e 11.645/08, que defende o conhecimento da história e cultura afro-brasileira, Raquel Trindade, palestrante, gravurista, folclorista, coreógrafa e escritora, vem compartilhar conhecimentos por meio de sua vivência e experiência sobre a cultura e vida do afro brasileiro, contribuindo para o campo educacional e cultural sobre os temas: Sincretismo Religioso, Teatro Negro no Brasil e Solano Trindade.

Raquel Trindade de Souza, “A Kambinda”, nasceu em 10 de agosto de 1936 – em Recife, Pernambuco – foi criada e registrada no Rio de Janeiro e mora em Embu das Artes/SP desde 1961. Filha de Maria Margarida da Trindade (terapeuta ocupacional) e Francisco Solano Trindade (poeta, pintor e militante do movimento negro).

* Ação realizada com o apoio do ProAC Circulação e Difusão

Quanto: GRATUITO








Funk contesta a história do Brasil




O G1 conversou com a funkeira e entrevistou professores para analisarem os versos que falam do descobrimento do país, do genocídio de indígenas e cobra destaque para Dandara, a mulher de Zumbi de Palmares. MAIS







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