27 de setembro de 2015

PARA ENTENDER O MUNDO


“O capitalismo é um sistema parasitário. Como todos os parasitas, pode prosperar durante certo período, desde que encontre um organismo ainda não explorado que lhe forneça alimento." (Zygmunt Bauman)



4 pensadores que nos ajudam a entender o mundo atual
(que mundo?)


Guy Debord - Sociedade do Espetáculo
http://www.youtube.com/watch?v=xv5Nue6rHgk
http://www.scielo.br/scielo.php…




Perspectiva eurocêntrica?



accrostheuniversewithredeyes.blogspot.com

13 de setembro de 2015

Lideranças femininas



(...) Dandara, assim como Maria Felipa (heroína da independência da Bahia e, por conseguinte, do Brasil) e Luísa Mahin (líder dos Malês e participante da Sabinada), simplesmente são ignoradas pelos livros didáticos, porém sobrevivem no imaginário popular porque se identificam e são identificadas com as mães e companheiras espalhadas por todo o território nacional. - defende. - O que a historiografia não supre, a literatura resolve. As crenças populares abraçam, recriam, a boca do povo favorece. Os contos e lendas que crescem em volta dessas personagens as transformam em mitos, exemplos. Os textos oficiais não as reconhecem ainda, mas elas teimam em subsistir de outras maneiras. Ninguém as esquece porque são mais lindas que a verdade dos homens, mais fortes que a história construída à força, imposta pelo poder dos vencedores.


DANDARA 


LUIZA MAHIN  


 MARIA FELIPA 




8 de setembro de 2015

SARAU AFRO


Em outubro será realizado o Sarau Afro que contará com o público alvo de professores representantes da ERER (Educação para as Relações Étnico-raciais) das Unidades escolares. Quem quiser fazer parte das apresentações culturais (música, dança, declamação de poemas, teatro, etc.) com duração máxima de 10 minutos deve preencher o formulário abaixo, até o dia 22/09/2015.




www.quilombhoje.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...