30 de março de 2016

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Nacional de História


As inscrições para a Olimpíada Nacional de História estão abertas e alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio já podem se inscrever. O concurso é desenvolvido pelo departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pretende reunir mais de 40 mil estudantes este ano. Os participantes podem fazer se inscrever até o dia 29 de abril. MAIS



29 de março de 2016

Decreto estadual institui Circuito Quilombola Paulista



Diário Oficial 
Poder Executivo - Seção I

Volume 126 • Número 57 • São Paulo, terça-feira, 29 de março de 2016









22 de março de 2016

O CANTO DOS ESCRAVOS



O CANTO DOS ESCRAVOS 

Foi lançado em 1982 e conta com um time de importantes representantes da cultura afro-brasileira formado por Clementina de Jesus, Dona Doca da Portela e Geraldo Filme. O álbum apresenta 14 das 65 partituras registradas no livro 'O Negro e o Garimpo em Minas Gerais', de Aires da Mata Machado Filho.

A história se dá assim, por volta de 1929, o autor passou férias em São João da Chapada, onde se impressionou com “umas cantigas em língua africana ouvidas outrora nos serviços de mineração”, como descreveu no livro.

Documento fonográfico de preservação da nossa cultura, o disco possui os cantos dos negros benguelas de diferentes regiões mineiras, como Diamantina e a própria São João da Chapada.

Indicação: Prof. Rafael Carneiro






12 de março de 2016

DESAFIOS DA DEMOCRACIA


Prezados, os Cadernos de Ética e Filosofia Política da USP convidam para a mesa redonda DESAFIOS DA DEMOCRACIA. O evento ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 17/03, 15H30, no Departamento de Filosofia da USP. Evento Gratuito, compareçam e divulguem! Programação: 


Profa. Dra. Iole Ilíada - "A crise internacional e a questão democrática".
(Doutora em geografia humana pela USP e vice-presidente da Fundação Perseu Abramo)

Prof. Dr. Frederico de Almeida - "O poder das instituições de justiça"
(Departamento de Ciência Política da Unicamp)

Prof. Me. Fabiano Melo - "Tempos de inquietação: dilemas e retrocessos"
(PUC/Minas e Rede LFG)

Mediadora: Profa. Dra. Maria das Graças

Encerramento:
Profa. Dra. Marilena Chaui

Dia 17/03/2016
15H30
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais - Sala 117 - USP - Rua Luciano Gualberto, 315 - São Paulo.









7 de março de 2016

REVISTA HISTÓRIA HOJE - 2015


É com imensa satisfação e alegria que a Equipe Editorial da Revista História Hoje - publicação semestral da Associação Nacional de História - ANPUH que se dedica a divulgar resultados de pesquisa, reflexões, projetos e experiências voltados para temas que privilegiem a articulação entre História, Ensino de História e Formação Docente - divulga seu novo número, Ensino de História e Linguagem: discurso, narrativa e práticas de significação do tempo. Além do lançamento deste novo número – o primeiro publicado pela nova gestão editorial da Revista –, informamos que a RHHJ passou por uma renovação em sua identidade visual: além das novas cores e do novo design em nossa plataforma de publicações, recriamos o logotipo da Revista para que o mesmo coadune com as perspectivas desta nova fase da mesma.

Para conhecer o novo número da Revista História Hoje, basta clicar neste link.

Para sanar quaisquer dúvidas acerca de nosso processo editorial, escreva para rrhjeditor@anpuh.org. Será um prazer responder sua mensagem!

Boa leitura!

Equipe Editorial da Revista História Hoje - ANPUH













6 de março de 2016

Filme: NO


NO narra a história de René Saavedra (Gael García Bernal), publicitário acostumado a criar inúmeras peças para a agência que trabalha. No momento em que o povo chileno é chamado para votar em um referendo pela permanência do General Augusto Pinochet no poder, e seu chefe está trabalhando na campanha do "Sim", René recebe o convite para integrar a equipe do "Não". Sua missão: criar filmes e materiais promocionais que convençam a maioria do povo chileno a votar "No" ", interrompendo dessa forma a ditadura no país.

Ano: 2012 (1h57min) 
Direção: Pablo Larraín
Elenco: Gael García Bernal, Antonia Zegers, Alfredo Castro 
Gênero: Histórico , Drama
Nacionalidade: Chile , EUA

"Em tempos de mídia burguesa q nem disfarça mais as intenções de filiação de classe e de publicitários q enriquecem convencendo os incautos a consumir como imprescindível o absolutamente supérfluo, recomendo com força NO, ADIOS SEÑOR PINOCHET" (Paulo Eduardo Martinho)









1 de março de 2016

Ensino & Linguagens da História

Historiar o ensino de História é um exercício que proporciona refletir temas da historiografia educacional em uma perspectiva epistemológica marcada pela trama de acontecimentos, untados e interdependentes, acreditando que não podemos separar o ensino de uma disciplina escolar do contexto ao qual ela está cotidianamente relacionada. Nossa proposta é historiar. Narrando/interpretando acontecimentos, recortados, através da escolha do que acreditamos ser importante para a melhor reflexão sobre a história do ensino de História no Brasil. Os motivos que nos estimulam à prática deste exercício intelectivo estão associados à construção de possibilidades: melhor compreender o papel da disciplina de história na ação de educar; refletir sobre o ensino de história e a constituição de uma identidade nacional; estimular debates e práticas entre os atores envolvidos na tarefa de pesquisar/ensinar história. Motivos não faltariam à tarefa a que nos propomos, mas estamos cientes de que escolheremos acontecimentos que acreditamos influenciar diretamente na temática abordada nesta escritura. MAIS







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...