30 de abril de 2016

A história sinistra das milícias indígenas treinadas pelo exército para torturar índios


O Reformatório Agrícola Indígena Krenak e Fazenda Guarani, dois centros de detenção de índios criados nas décadas de 1960 e 1970, representam apenas um dos aspectos do modelo de vigiar e punir imposto às aldeias nos anos de chumbo da ditadura. Nessa mesma época, a Ajudância Minas-Bahia da Funai também iniciou o treinamento das GRINs (Guardas Rurais Indígenas), em parceria com a Polícia Militar mineira. Elas eram, basicamente, milícias armadas com revólveres e cassetetes, integradas exclusivamente por índios, e responsáveis por ações de policiamento nas áreas indígenas. Foram instaladas GRINs em Goiás, Mato Grosso, Maranhão e Minas Gerais. MAIS






Comissão da Verdade: filme mostra que militares recrutaram índios na ditadura







A expedição percorreu mais de 16 mil quilômetros e visitou mais de 130 postos indígenas onde foram constatados inúmeros crimes e violações aos direitos humanos. O governo ignorou pedido do Relatório Figueiredo para demitir 33 agentes públicos e suspender 17




27 de abril de 2016

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Base Nacional Comum Curricular
 x 
Currículo Oficial do estado de São Paulo 


O que diverge?

O que converge?


26 de abril de 2016

Vídeoconferência: “Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e suas interfaces com a Socioeducação e a EJA nas Prisões”



No dia 27/04/2016, das 9h às 10h30, será realizada uma orientação técnica, por Videoconferência (VC), sobre a “Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e suas interfaces com a Socioeducação e a EJA nas Prisões”.


O objetivo é realizar uma orientação técnica formativa, com foco pedagógico, sobre as interfaces da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) com a Socioeducação e a EJA ofertada nos estabelecimentos penais do Estado. 

Será apresentado um panorama geral de dados e alguns subsídios teóricos e práticos sobre a temática. Esta ação justifica-se a partir do disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 9394/96, notadamente as alterações realizadas pelas Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008, além do disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e nas Diretrizes Nacionais para oferta de educação a jovens e adultos em situação de privação de liberdade (Resolução CNE 2/2010). 




Para tanto, dada à especificidade da temática, indicamos a leitura prévia de alguns textos e documentos pelo público-alvo da VC, abaixo relacionados: 


Leituras principais:

GOMES, Nilma Lino. Educação, Relações Étnico Raciais e a Lei nº 10.639/03: breves reflexões. In: A Cor da Cultura – Saberes e Fazeres – Modos de Fazer, p. 19, 2010. Disponível em: http://www.acordacultura.org.br/sites/default/files/kit/MODOSDEFAZER-WEB-CORRIGIDA.pdf

______. Relações Étnico-Raciais, Educação e descolonização dos Currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 1, pp; 98-109, Jan/Abr 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/gomes.pdf  Acesso em 07/04/2016. 

SILVESTRE, Giane; SCHLITTLER, Maria Carolina; SINHORETTO, Jacqueline. Encarcerados do Brasil: seletividade penal na gestão da riqueza e da violência. 39º Encontro Anual da ANPOCS. Caxambu, Minas Gerais, 2015. Disponível em: http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=9441&Itemid =461. Acesso em 07/04/2016. · 


Leituras complementares:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuidade, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf   Acesso em 07/04/2016.

______. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1852- diretrizes-curriculares-pdf&category_slug=novembro-2009-pdf&Itemid=30192. Acesso em 06/04/2015. 

CARREIRA, Denise. Gênero e Raça: a EJA como política de Ação Afirmativa. In: HADDAD, Sérgio; CATELLI JUNIOR, Roberto; RIBEIRO, Vera Masagão (org.). A EJA em Xeque: desafios das políticas de Educação de Jovens e Adultos no Século XXI. São Paulo: Global Editora, p. 195-229, 2014.

SILVESTRE, Giane; SCHLITTLER, Maria Carolina; SINHORETTO, Jacqueline. A produção da desigualdade racial na Segurança Pública de São Paulo. 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, Natal/RN, 2014. Disponível em: http://www.29rba.abant.org.br/resources/anais/1/1402023218_ARQUIVO_Paper_ABA2014_Schlittler_Silvestre_Sinhoretto.pdf    Acesso em 06/04/2016.







25 de abril de 2016

Grupo de Estudo: Base Nacional Comum Curricular



Base Nacional Comum Curricular

 x 

Currículo Oficial do estado de São Paulo 




O que diverge?

O que converge?


Fevereiro de 2016 
História e Arte

Março de 2016
Filosofia - Sociologia - Física e Geografia


















23 de abril de 2016

Formação de professores 2015


Primeira Parte 




Segunda Parte 




Educação para as Relações Étnico-raciais 


Terceira Parte 


20 de abril de 2016

III Simpósio África: Movimentos, Territórios e Contextos.



O III Simpósio África: Movimentos, Territórios e Contextos é um evento internacional promovido pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global – NEÁfrica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão e ao Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas da Universidade Estadual do Maranhão. O evento tem como principal objetivo levar o público a conhecer diferentes aspectos das histórias e sociedades do continente africano, contribuindo para a desconstrução de imagens estereotipadas e homogeneizantes sobre África e para a ampliação de horizontes de pesquisa na área.

O III Simpósio África ocorrerá de 01 a 04 de junho de 2016, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na programação estão previstas conferências, mesas redondas, comunicações orais, apresentação de pôsteres e minicursos. MAIS 






18 de abril de 2016

Festival de Cultura Índigena Guarani Mbya em Bertioga


Em março, a prefeitura de Bertioga anunciou o novo formato do Festival da Cultura Indígena. A decisão foi tomada em virtude da incidência do zika vírus em diversas regiões do país. Participarão apenas índios Guaranis de São Paulo e Rio de Janeiro.










17 de abril de 2016

I SIMPÓSIO DE TRANSEXUALIDADE E GÊNERO SEXUAL


Nos dias 4 e 5 de maio as Ligas de Cirurgia Plástica e Psiquiatria organizarão o I Simpósio sobre Transexualidade e Genêro Sexual da FMUMC.

CRONOGRAMA:

Dia 4 de maio

18h: Abertura

18h30: Dra. Mariana da Silva Ferreira (Especialista em Sexualidade Humana, Medicina Legal e Perícia Médica)
Tema: " Transexualidade

e aspectos legais"

19h30: Dra. Leona Molaia (Psicóloga)
Tema: " Prazer meu nome é LEONA"

20h30: Dr. Lennon Mazzeto (Psiquiatra)
Tema: " A transexualidade segundo o olhar da psiquiatria"
21h30: Coffe-Break

Dia 5 de maio

18h: Dr. Jalma Jurado (Cirurgião Plástico)
Tema: "Cirurgia de Redesignação Sexual"

19h30: Maitê Scheneider (Atriz)
Tema: " Pelo avesso somos todos iguais: Identidades, orientações e pluridades numa sociedade dicotômica"

21h: Dra Desiree Monteiro Cordeiro (Psicológa)
Tema: "A Transexualidade na infância e na Adolescência"

22h: Coffe- Break









16 de abril de 2016

Docudramas: História dos Brasil


É uma série de dez docudramas, contando a História do país, desde antes do descobrimento até os dias atuais. Ela mostra não apenas os fatos, mas também os comportamentos, hábitos e costumes do povo brasileiro através dos séculos, por meio de conteúdo documental costurado com narrativas dramáticas ambientadas em dez períodos da nossa história.

"Fugindo das cansativas vídeo-aulas, a série usa narrativas ficcionais que fazem a reconstituição histórica do período abordado. Destaca temas importantes da história brasileira e, ao mesmo tempo, aborda questões sociais, aspectos do cotidiano, costumes, arte e cultura. A narrativa é mesclada com comentários e análises de historiadores e pesquisadores." (Joelza Ester Domingues)


Conselho de Classe












13 de abril de 2016

Dinâmica do contra ou a favor: ajudando a superar o dogmatismo político


O PROBLEMA:
Progressivamente o país tem se polarizado em opiniões e posicionamentos extremamente dogmáticos. Muitas pessoas imunizam suas conclusões sem validar as premissas tendo em vista tão somente o posicionamento político do grupo o qual elas têm mais afinidade. Como consequência, temos a criação de “guetos políticos” formados por pessoas que não crescem intelectualmente porque não estão dispostas a conhecer outras fontes de informação para (re)validar seus posicionamentos. Posições dogmáticas ou inflexíveis andam de mãos dadas com a intolerância que gera violência. 

OBJETIVO:
Problematizar vários posicionamentos políticos a partir de arguição política improvisada e criar uma situação bem humorada que faça o indivíduo conhecer diversos posicionamentos sobre um assunto tido como polêmico ou dogmático. MAIS





12 de abril de 2016

Parlamento Jovem Brasileiro 2016





A Câmara dos Deputados abre mais uma vez as portas à juventude do país com o Parlamento Jovem Brasileiro - PJB 2016.

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. MAIS.







10 de abril de 2016

Série de Artigos: A história da luta quilombola


Nesta série de artigos iremos abordar uma série de elementos vinculados à história da luta quilombola, particularmente na Serra da Barriga, focados em uma questão fundamental: o ousado projeto de autodefesa construído pelos palmarinos e que foi capaz de manter o quilombo por cerca de 100 anos.


3 de abril de 2016

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO






OBJETIVO: Retomar a conceituação sobre a construção do conhecimento que estrutura as Situações de Aprendizagem dos Componentes Curriculares.


Material (referências) utilizado

Fundamentos teórico-metodológicos
(Caderno do Gestor Vol. 2 - 2008. pg 15)

Procedimentos metodológicos

PPT da reunião

Atividade x Situação de Aprendizagem 
http://devotuporanga.edunet.sp.gov.br/OFICINA/Portugues-Situacao-Aprendizagem.pdf

Modalidades Organizativas 

Ensino x Aprendizagem 

Os Tipos de Conteúdos 

Situação de Aprendizagem (planilha com estrutura)

Situação de Aprendizagem de História 

Situação de Aprendizagem de Ciências 

Situação de Aprendizagem Arte 

Situação de Aprendizagem Matemática













FONTES ALTERNATIVAS


A melhor arma contra a manipulação midiática é buscar fontes alternativas de notícias que divulgam informações completas para o entendimento do contexto do Brasil e do mundo. (spbancarios com br)


Rede Brasil Atual - www.redebrasilatual.com.br

TV dos Trabalhadores (TVT) - www.tvt.org.br

Conversa Afiada - www.conversaafiada.com.br



O Cafezinho - www.ocafezinho.com

Diário do Centro do Mundo - www.diariodocentrodomundo.com.br








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...