30 de maio de 2016

INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO



Sugerimos alguns eixos que, do nosso do ponto de vista, são fundamentais para o debate sobre currículo com a finalidade de que professores, gestores e demais profissionais da área educacional façam reflexões sobre concepção de currículo, relacionando-as a sua prática.

Nessa perspectiva, pretendemos subsidiar a análise das propostas pedagógicas dos sistemas de ensino e dos projetos pedagógicos das unidades escolares, porque entendemos que esta é uma discussão que precede a elaboração dos projetos políticos pedagógicos das escolas e dos sistemas.

Dessa forma, elaboramos (5) cinco cadernos priorizando os seguintes eixos organizadores:

Currículo e Desenvolvimento Humano

Educandos e Educadores: seus Direitos e o Currículo

Currículo, Conhecimento e Cultura 

Diversidade e Currículo

Currículo e Avaliação




Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica






Requiem for the American Dream


Em 70 minutos, Chomsky dá uma verdadeira aula sobre a economia, política e a sociedade do nosso tempo, baseado em 10 princípios da concentração de riqueza e poder.

OS DEZ PRINCÍPIOS DA CONCENTRAÇÃO DE RIQUEZA E PODER 
1. Reduzir a Democracia
2. Moldar a ideologia
3. Redesenhar a economia
4. Deslocar o fardo de sustentar a sociedade para os pobres e classe média
5. Atacar a solidariedade
6. Controlar os reguladores
7. Controlar as eleições
8. Manter a ralé na linha
9. Fabricar consensos e criar consumidores
10. Marginalizar a população





17 de maio de 2016

9 de maio de 2016

3 cursos gratuitos online sobre a História do Brasil



A USP oferece através do site da Univesp TV, 3 cursos gratuitos online sobre a História do Brasil.



A Univesp TV é o canal de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a quarta universidade pública paulista e visa ao incentivo à formação integral do cidadão.

Veja os três cursos oferecidos pela USP:


A América portuguesa dos séculos XVI e XVII: sociedade, política, economia e cultura.

Objetivos

– Analisar a incorporação da América aos mercados mundiais da Época Moderna, mais especificamente aos padrões de colonização portuguesa;
– Analisar a formação, na América Portuguesa, de uma sociedade escravista, bem como suas formas básicas de reprodução;
– Analisar as condições de exercício de poderes locais e a reconfiguração, na América, de estruturas políticas do Antigo Regime português;
– Discutir criticamente a historiografia clássica e os debates historiográficos mais recentes acerca dos temas a serem abordados no curso.

Programa
  • América Indígena
  • A expansão comercial europeia e o continente americano
  • Os portugueses na América: feitorias e capitanias hereditárias
  • Os franceses na América e a competição mundial do século XVI
  • O imaginário da colonização
  • Economia e sociedade do açúcar
  • Trabalho indígena e trabalho africano: a formação de uma sociedade escravista
  • Religião e colonização
  • Os holandeses na América e a competição mundial do século XVII
  • O debate historiográfico em torno do “Antigo Sistema Colonial”
  • A ocupação do território
  • A administração colonial
  • Fundamentos da sociedade colonial


Apogeu, crise e fim da colonização portuguesa da América (c.1695-c.1822)

Programa
  • O ouro do Brasil e a economia mundial.
  • A sociedade das Minas Gerais.
  • O Reformismo Ilustrado e a América portuguesa.
  • Fronteiras coloniais e limites no século XVIII.
  • Escravidão, tráfico negreiro e escravismo, séculos XVIII e XIX.
  • Literatura e cultura letrada.
  • A ideia de Brasil no século XVIII.
  • Motins e sedições: os padrões de contestação política.
  • O debate historiográfico em torno da “crise do Antigo Sistema Colonial”.
  • A Corte no Brasil e as reconfigurações do Império Português.
  • A Independência e a formação do Estado e da nação.
  • A parte e o todo: a dinâmica da colonização, séculos XVI-XIX.

Objetivos

– Analisar as reconfigurações políticas, econômicas, sociais e culturais na América portuguesa durante o século XVIII.
– Analisar a crise do Império português e a criação das condições de possibilidade para o surgimento e consolidação, nas primeiras duas décadas do século XIX, de um projeto de ruptura política entre Portugal e Brasil
– Discutir criticamente a historiografia clássica e os debates mais recentes acerca dos temas a serem abordados no curso.


Curso com a participação de vários professores aborda a história do país, da época dos jesuítas à Primeira República.

Programa
  • Padre Antônio Vieira e a educação jesuítica
  • Reformas Pombalinas e estatização do ensino
  • Dom João VI
  • Demografia histórica
  • Independência
  • Primeira República
  • Independência
  • Jesuítas
  • Preceptoras
  • Reformas Pombalinas e ensino jesuítico
  • História da Alfabetização no Brasil
  • Abolição

Aproveite e bom estudo!

Indicação: Professora Katia Varela 







Fronteiras do Pensamento 2016



O Fronteiras do Pensamento propõe uma profunda análise da contemporaneidade e das perspectivas para o futuro. Comprometido com a liberdade de expressão, a diversidade de ideias e a educação de alta qualidade, o projeto promove conferências internacionais e desenvolve conteúdos múltiplos com pensadores, artistas, cientistas e líderes em seus campos de atuação.

Conteúdos

Os 10 anos de Fronteiras ultrapassam centenas de encontros presenciais. As conferências, realizadas para milhares de espectadores por meio de temporadas anuais ou séries especiais, também servem como plataforma para a geração de filmes de curta e média metragens, séries de livros e fascículos educacionais, além de diversas outras publicações. MAIS 


Agenda São Paulo - 2016




2 de maio de 2016

Pinacoteca realiza debates gratuitos sobre arte afrodescendente





07 de maio




Manhã 10h30 às 12h20


Tema: Artistas e História: é preciso rever para compreender
10h30 às 10h50 - Comunicação – Alexandre Araujo Bispo – O Menelick 2º Ato, Diretor da DACE/ CCSP e curador independente
Atuação dos artistas afrodescendentes no cenário internacional e a revisão histórica e crítica acerca do protagonismo dos afrodescendentes

10h50 às 12h20
Depoimentos de:
Jaime Lauriano
Sidney Amaral
Rosana Paulino

Mediação: Renata Felinto – O Menelick 2º Ato e Universidade Regional do Cariri, no Ceará


Tarde – 14h00 às 15h50
Tema: Artistas e a Forma: é preciso criar para existir
14h00 às 14h20 - Comunicação – Peter de Brito – Artista visual; coletivo A Presença Negra
Artistas afrodescendentes como artistas cuja origem étnica racial não é condição imprescindível para disparar o processo criativo


14h20 às 15h50
Depoimentos de:
Flávio Cerqueira
Rômmulo Vieira Conceição
Genilson Soares

Mediação e fechamento do seminário: Diretor Tadeu Chiarelli


SERVIÇO

Seminário gratuito "Territórios: Artistas Afrodescendentes no Acervo da Pinacoteca"

Dias 30 de abril e 7 de maio

Horário: 10 às 16 horas no auditório da Estação Pinacoteca

Necessário inscrição prévia: enviar um e-mail para pinacotecasp@pinacoteca.org.br

Obs: é possível garantir vaga para os dois dias ou só para um deles

Endereço: Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia, São Paulo - SP

Mais informações no telefone (11) 3335-4990




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