29 de junho de 2016

Curso: Povos Indígenas entre Olhares


Curso de Extensão da Universidade Federal de São Paulo 
(10 encontros – agosto a novembro de 2016)

Vagas e Inscrições

O curso é gratuito.

Vagas disponíveis: 80 vagas. As vagas serão distribuídas da seguinte maneira: 40 vagas para funcionários da Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura de São Paulo; 20 para alunos e funcionários da UNIFESP; 10 para funcionários da Prefeitura Municipal de Guarulhos ou indicações da Coordenadoria da Igualdade Racial do município; 10 vagas para o público em geral.

Inscrição: Do dia 24/06 a 15/07. A inscrição será feita exclusivamente pelo site do SIEX/UNIFESP:

Após entrar nesse site, clique no curso “Povos Indígenas entre Olhares” e faça a inscrição.

Após fazer a inscrição pelo site do Siex, o interessado deve, obrigatoriamente, enviar uma mensagem para o seguinte e-mail: indigenasentreolhares@gmail.com

Em anexo, nesta mensagem, deve enviar a cópia de algum documento que comprove sua ligação com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com a prefeitura de Guarulhos ou a condição de aluno da UNIFESP. Importante: Aqueles que se inscreverem apenas no Siex e não enviarem a documentação comprobatória por email serão considerados candidatos às vagas destinadas ao público em geral.







28 de junho de 2016

II Encontro Presencial História






Ciências Humanas 


História 


Objetivo Geral: Oferecer formação sobre o Currículo Oficial do Estado de São Paulo aos professores ingressantes.

Data: 25 de junho de 2016

Local: EE Prof. Raul Brasil

Horário: 9h - 13h e 14h - 18h 






Currículo de Ciências Humanas e suas Tecnologias - Princípios para um currículo comprometido com o seu tempo. p. 10-24

Fundamentos teórico-metodológicos
(Caderno do Gestor Vol. 2 - 2008. p. 15 - 22)

Procedimentos metodológicos

Atividade x Situação de Aprendizagem 

Indagações sobre o Currículo: Currículo e Avaliação. p 17-26


Indagações sobre o Currículo: Currículo, Conhecimento e Cultura. p. 26 - 30 


Ensino x Aprendizagem 

Os Tipos de Conteúdos 


Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Conferência de Jomtien – 1990)

Os quatro pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógica





Fotos























19 de junho de 2016

Curso Educação Inclusiva: Avanços e Desafios


EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 


Data: 11 e 18/06

Horário: 8h - 13h 

Local: EE Geraldo Justiniano  




PALESTRAS 



Signos, simbologia e a construção da intolerância religiosa com base no racismo institucional - Felipe Brito


Apropriação Cultural e Distorções - Mari Carvalho​
http://pt.slideshare.net/GELROCHA/palestra-esvaziamento-e-distores


Descolonizar o currículo a partir do reconhecimento e fortalecimento da identidade (Cibelle de Paula) 



MARCOS LEGAIS 


Lei 10.639/2003

Lei 11.645/2008

Lei nº 7.716, de 1989
Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

Lei nº 9.459, DE 13 de maio de 1997.
Altera os arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, e acrescenta parágrafo ao art. 140 do 

Decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940.

Lei Nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007
Institui o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Declaração Universal dos Direitos do Homem 
Artigo 18º - “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos”. 


Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana 
Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais











VÍDEOS APRESENTADOS NO CURSO 
























VÍDEOS INDICADOS









FOTOS 

Dia 11/06/2008



































Dia 18/06/2008




















































ACERVO EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

COMUNICADO NPESUZ 71/2014 DE 22/05/2014

Considerando a importância do envolvimento da Sala de Leitura nas ações para Educação das Relações Étnico-raciais, solicitamos que sejam reunidos os livros do acervo sobre a temática e sinalizados nas estantes conforme segue:
- Cultura Afro-Brasileira e Indígena 
- História Africana e Indígena 
- Literatura Africana e Indígena (incluir a literatura folclórica – contos e lendas) 
- Religiões Afro-Brasileiras

Maiores esclarecimentos e orientações serão dados em reuniões e visitas da equipe.

Equipe responsável: 
Supervisor: Marco Antonio 
PCNPs de Língua Portuguesa: Edmeia e Giane 
Analista Sociocultural: Ana Carolina Moro







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