26 de fevereiro de 2017

AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS




Em duplas, trios, quartetos... Para definir a melhor alternativa, é necessário, antes de mais nada, diagnosticar o que cada um sabe sobre o conteúdo. Como forma de ajudar nessa tarefa essencial para a aprendizagem, respondemos a 13 questões sobre o tema. MAIS

















25 de fevereiro de 2017

Curso: “Africanidades e Afrodescendência”



O Núcleo de Inclusão Educacional (NINC) do Centro de Atendimento Especializado (CAESP) informa que as videoaulas do curso “Africanidades e Afrodescendência”, ofertado aos gestores regionais de Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER), já estão disponíveis para utilização de toda a rede de ensino.

As videoaulas estão estruturadas em dois módulos, com quatro temas cada. Os temas estão divididos em 03 a 04 videoaulas (link).

Módulo A: História e Cultura Africana

 História e cultura africana e afro-brasileira como pré-requisito para o estudo da história do Brasil.

13/08/2014

 Africanidade e Afrodescendência: Conceitos do Pan Africanismo para um enfoque de população

negra sobre a história e cultura africana. 05/09/2014

 Filosofia e Estética africana. 12/09/2014

 As tecnologias africanas na formação histórica do Brasil. 26/09/2014

Módulo B: História e Cultura Afrodescendente Brasileira

 As organizações de africanos e afrodescendentes na história do Brasil. 03/10/2014

 Pensadores negros na história do Brasil. (Desde a colônia ao presente). 10/10/2014

 História dos Quilombos. 17/10/2014

 Educação Escolar Quilombola. 03/11/2014.

Agradecemos e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.

O Núcleo de Inclusão Educacional (NINC)




20 de fevereiro de 2017

Entrevista - José Murilo de Carvalho



Corrupção não é um fenômeno biológico nem está no DNA do brasileiro. Ao contrário, é uma construção social que faz parte de nossa história desde que o Brasil não era nem ao menos Brasil. Para falar sobre esse tema, José Murilo de Carvalho, professor Emérito da UFRJ é o convidado da jornalista, Lilia Schwarcz, nessa série de Entrevista sobre a construção da identidade brasileira a partir de um olhar sobre a história do país.








REVISTAS DE HISTÓRIA




LANÇAMENTOS REVISTAS (445)

17 de fevereiro de 2017

CARTA ABERTA PELA OBRIGATORIEDADE DA HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO


A História, como disciplina escolar, integra o currículo do ensino brasileiro desde o século XIX. Sua presença, considerada fundamental para a formação da cidadania, foi gravemente ameaçada no período da Ditadura Militar, quando se deu a diluição da História na instituição dos Estudos Sociais.

A Medida Provisória nº 746/16, aprovada pelo Congresso Nacional, que instaura a Reforma do Ensino Médio, comete grave equívoco ao omitir do texto legal qualquer referência à disciplina, e, principalmente, ao excluí-la da relação de componentes curriculares obrigatórios, instalando fortes incertezas sobre a presença da História nesse nível de ensino.

Não menos preocupante é o rebaixamento das exigências para o exercício da profissão docente, ao permitir a admissão de "profissionais com notório saber". Além disso, na prática, a Reforma do Ensino Médio está sendo subordinada a um documento (BNCC) que ainda não está concluído, cujo conteúdo final é desconhecido, e que está indicado como referência para a formação de professores.

Diante do exposto, a Associação Nacional de História – ANPUH-Brasil, contesta a aprovação da Reforma do Ensino Médio sem consultar a sociedade, em particular, os professores. E reivindica, com muita ênfase, a clara definição da História como componente curricular obrigatório no Ensino Médio.

Atenciosamente,

Diretoria da ANPUH Brasil



P.S.: Esta carta foi enviada ao Presidente da República, ao Chefe da Casa Civil, ao Ministro da Educação, à Secretária Executiva do Ministério da Educação e ao Secretário de Educação básica do Ministério da Educação.




15 de fevereiro de 2017

Instrumentalização Social contra Estigmas e Preconceitos


A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC), a Coordenação Municipal de Políticas para LGBT (CMPLGBT) e o Centro de Cidadania LGBT Arouche (CCLGBT), oferecem para alunas e alunos e estudantes das inúmeras faculdades e universidades uma sensibilização/capacitação sócio profissional que denominamos Instrumentalização Social contra Estigmas e Preconceitos, uma vez que a crescente demanda de ação nas diversas áreas da sociedade leva à necessidade de que os futuros profissionais sejam sensibilizados, formados e capacitados na temática LGBT, perpassando pela política de assistência social, segurança pública, direitos humanos, educação, trabalho, saúde e atenção à família.

A equipe do Centro Cidadania LGBT Arouche pretende abordar, pelo viés do serviço social, psicológico, direito civis da população Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, principalmente no que se refere ao segmento das travestis, mulheres transexuais e homens trans, as atitudes preconceituosas, neste caso em particular, homotransfóbicas (lgbtfóbicas), bem como discriminatórias, de vulnerabilidade e os processos psicossociais desenvolverão intervenções para diminuir a intolerância e o descaso dos alunos, estudantes e futuros profissionais em relação à população LGBT.

A formação busca, ainda, aumentar atitudes promissoras e positivas, além de proporcionar informações e estratégias para um cuidado mais qualificado, respeitoso e equitativo, levando em conta as diversas especificidades que abrejem os direitos humanos da população LGBT.

O fluxo da formação tem duração de 12 horas e será realizado inteiramente no auditório do CCLGBT Arouche com aulas presenciais, às quintas-feiras, das 14h00 às 17h00 e é voltada prioritariamente para futuros profissionais, alunos e estudantes das seguintes áreas:

● Serviço Social
● Psicologia
● Pedagogia
● Odontologia
● Administração
● Direito
● Sociologia
● Comunicação Social
● Jornalismo
● Enfermagem
● Antropologia
● Hotelaria
● Turismo
● Segurança Pública
● Medicina














14 de fevereiro de 2017

Curso Grêmio Estudantil


As inscrições para o Curso de Formação em Gestão Democrática: Grêmio Estudantil – 1ª Edição 2017, deverão ser realizadas de 14 de fevereiro a 1º de março de 2017!

Para essa edição serão disponibilizadas 10.500 vagas, a serem preenchidas por adesão e por ordem de inscrição.

Para mais informações, acesse o canal Inscrições e leia o Regulamento do curso!



Curso Introdução à Gestão Democrática e Participativa: diálogos e inclusão educacional


1ª edição/2017

As inscrições para o curso “Introdução à Gestão Democrática e Participativa: diálogos e inclusão educacional – 1ª edição/2017” deverão ser realizadas de 14 a 22 de fevereiro de 2017, ou até o preenchimento das vagas ofertadas, o que acontecer primeiro. Antes de efetivar a sua inscrição, leia na íntegra o Regulamento.


10 de fevereiro de 2017

Escolas Plugadas



O programa Escolas Plugadas é uma nova iniciativa da Fundação Lemann que tem por objetivo conectar educadores da rede pública de ensino a empreendedores do setor de tecnologias educacionais.

Com essa integração, esperamos facilitar a identificação, a implementação e o desenvolvimento de novas tecnologias educacionais de alta qualidade para as escolas brasileiras.

Selecionaremos equipes formadas por 2 a 6 professores de uma mesma escola que lecionam a mesma disciplina e/ou compartilhem a mesma etapa de ensino (por exemplo: todos ensinam matemática ou todos ensinam para o 6º ano), além de demonstrarem interesse em avaliar uma mesma tecnologia educacional em suas aulas durante o primeiro semestre letivo de 2017. Para se prepararem, os professores também receberão formação em Ensino Híbrido. MAIS

As tecnologias educacionais a serem avaliadas pelos professores participantes estão sendo selecionadas pela Fundação Lemann.

Nesse momento, o Escolas Plugadas selecionará equipes de escolas localizadas em São Paulo e redondezas (até 100km)





5 de fevereiro de 2017

Últimas Conversas, de Eduardo Coutinho


Realizado a partir de entrevistas feitas com jovens estudantes brasileiros pelo cineasta Eduardo Coutinho antes de sua morte (em fevereiro de 2014), o filme busca entender como pensam, como sonham e como vivem os adolescentes de hoje. O material foi editado por sua parceira de longa data, a montadora Jordana Berg, e a versão final é assinada por João Moreira Salles.






O Ensino de História na Educação Profissional


Organizado pela Profa. Dra. Olívia Morais de Medeiros Neta, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e pelo Prof. Dr. Francisco das Chagas Silva Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o dossiê reúne artigos que problematizam o lugar da disciplina História e as práticas pedagógicas dos professores no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. MAIS 








DOSSIÊ “Sérgio Buarque de Holanda: 80 anos de Raízes do Brasil”


Sérgio Buarque de Holanda e seu mais famoso livro, Raízes do Brasil, vêm despertando a atenção de pesquisadores de vários campos do conhecimento – história, ciências sociais, literatura etc. – há décadas. Ou melhor, desde as últimas décadas do século XX, já que o interesse pelos grandes autores do pensamento social brasileiro, entre os quais Sérgio Buarque, pode ser datado, grosso modo, dos anos 1980. MAIS





4 de fevereiro de 2017

Ensino Hibrido

(...) Uma opção atraente para se organizar propostas de ensino com os alunos, envolvendo o uso da tecnologia, é o Ensino Híbrido, que ganha destaque como metodologia que prevê uma revisão no tempo e no espaço escolar a favor da personalização e da pluralidade do aprendizado. Tem como um dos principais objetivos evitar a fragmentação do conhecimento e para isso sugere-se que sejam utilizados simultaneamente espaços, tempos, recursos e metodologias diversos.  MAIS






2 de fevereiro de 2017

África nas Escolas!


Para reforçar a presença de África nas instituições de ensino, o Afreaka distribuirá gratuitamente a coleção em 1800 escolas públicas e instituições culturais de todo o estado de São Paulo.

Para comemorar esse grande momento, o Afreaka promoverá um evento de lançamento, com a participação especial da cantora Ericah Azeviche e uma intervenção gastronômica com Surama Caggiano. Onde e quando? No dia 13 de Fevereiro às 18h30, na Galeria Olido, em São Paulo.

Saiba mais na página do evento ou no site Afreaka








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...