Núcleo Inclusão Educacional

26 de janeiro de 2017

PLANEJAMENTO 2017



DOCUMENTOS 






DOCUMENTOS 



1. Documento: Orientações para Área de Linguagens 


A partir da página 21, você encontra sugestões de Situações de Aprendizagem que articulam as disciplinas (História) e que podem auxiliar no trabalho a ser feito com Língua Portuguesa 



2. Documento: Orientações para Área de Matemática


A partir da página 18, você encontra sugestões de Situações de Aprendizagem que articulam as disciplinas (História) e que podem auxiliar no trabalho a ser feito com Matemática. Articulação com História está na página 25. 


Clique aqui para acessar Documento 


15 de janeiro de 2017

20 fotógrafos africanos que você provavelmente nunca ouviu falar


Aqui estão 20 dos mais talentosos fotógrafos africanos contemporâneos que você provavelmente nunca ouviu falar (e realmente deveria ter!)




3 de janeiro de 2017

Entretodos: Quem matou Eloá?



Filme: Quem matou Eloá?

Direção: Lívia Perez​

Em 2009, Lindemberg Alves 22 anos invadiu o apartamento de sua ex-namorada Eloá Pimentel 15 anos, com uma arma, mantendo-a refém por cinco dias. O crime foi amplamente difundidas por canais de TV.

"Quem matou Eloá?" traz uma análise crítica da espetacularização da violência e da abordagem da televisão em casos de violência contra as mulheres, revelando uma das razões por que o Brasil tem a sétima maior taxa de assassinatos de mulheres no mundo.





2 de janeiro de 2017

Por que ‘opinião não é argumento’



Não é fácil vencer uma discussão. Especialmente em um contexto inflamado, em que as opiniões se polarizam, notícias falsas se proliferam, debatedores recorrem a ofensas e sarcasmo e festas de fim de ano criam ambientes propícios para a briga.

Uma boa discussão, ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, não serve para a disputa - e, sim, para a construção do conhecimento. Nesse sentido, saber sustentar uma boa argumentação é fundamental.

“Um argumento é uma ‘viagem lógica’”, diz Walter Carnielli, matemático, professor de lógica na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e autor de “Pensamento crítico - o poder da lógica e da argumentação” (Editora Rideel), livro escrito em parceria com o economista e jurista americano Richard Epstein. LEIA MAIS.














ACHILLE MBEMBE: “POR QUE JULGAMOS QUE A DIFERENÇA SEJA UM PROBLEMA?”


Em entrevista, o filósofo camaronês fala sobre xenofobia, nacionalismo, o lugar do estrangeiro, os perigos de “culturas únicas” e espaços de articulação para a diferença. MAIS