Núcleo Inclusão Educacional

2 de dezembro de 2019

Roda Viva - Laurentino Gomes


Autor de Escravidão, primeiro volume de uma trilogia destinada a contribuir com importantes dados e análises para a compreensão desse longo período na história do País, Gomes responderá a questões como:


Quantos milhões de escravos, vindos da África, o Brasil recebeu?

Quanto tempo durou a escravidão?

Qual é a verdadeira história do Quilombo dos Palmares e do herói Zumbi?

Por que a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal permaneceu como um documento secreto durante séculos?







24 de novembro de 2019

FÓRUM DE ENSINO DE HISTÓRIA: A HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA


Para se inscrever acesse o formulário de inscrição aqui

Mesa 1: A História na Educação Básica – contribuições para o desenvolvimento do pensamento histórico
Horário: 8h – 10h
Condução: Benito Schmidt
Composição: Circe Bitencourt, Helenice Rocha, Renilson Rosa Ribeiro
Ementa: A mesa tem por objetivo discutir o lugar da História como elemento constitutivo da formação básica, destacando a contribuição que oferece à formação de crianças, adolescentes e adultos inseridos na Educação Básica. A função da história como componente curricular da Educação Básica e sua relação com as demais disciplinas, nesse sentido, são fatores a serem considerados, assim como o tipo a especificidade que a caracteriza no processo de formação oferecido pela Escola.

Mesa 2: História e Ciências Humanas no Ensino Médio – interlocuções possíveis
Horário: 10h – 12h
Condução: Mariana Esteves de Oliveira
Composição: Antonio Simplício de Almeida Neto, Arnaldo Pinto Júnior
Ementa: A mesa tem por objetivo discutir a base curricular para o Ensino Médio proposta pela Base Nacional Comum Curricular e o lugar da História na conformação assumida após a Reforma do Ensino Médio. Diante dos objetivos propostos para o Ensino Médio, após a reforma, e do que encaminha a BNCC, pretende-se discutir como a História participa dos processos de formação e como se articula com os demais componentes curriculares que compõem a área de Ciências Humanas.

Plenária: Lugar da História na Educação Básica/História e Ciências Humanas no Ensino Médio.
Horário: 14h – 17h.
Condução: Tito Barros Leal
Ementa: A plenária tem por objetivo situar algumas questões que venham balizar a atuação da associação, perante os diferentes interlocutores com os quais discute em função da condição da História como componente curricular da Educação Básica. Diante disso, a plenária debaterá as questões apontadas pelas mesas e promoverá um posicionamento da associação diante de algumas questões, a saber: Qual a contribuição da História no processo de formação de crianças, adolescentes e adultos inseridos na Educação Básica? Como a História se articula a outros componentes curriculares, considerando os princípios estabelecidos para Educação Básica – “pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” – conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional? Como a História se situa no novo arranjo curricular proposto pelo Ensino Médio, após a reforma recentemente concretizada? Como a História se articula aos demais componentes curriculares da área de Ciências Humanas, diante do que propõe a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio.

Serão emitidos certificados.




13 de novembro de 2019

LiteRaízes 2019





Dia 20 – Escola de Samba Unidos de Guaianazes, 19h

Dia 22 – Abertura do “LiteRaízes 2019” com a inauguração da Biblioteca Afrobrasileira “Tula Pilar”, com a roda de jongo dos “Candongueiros do Campo Limpo e coquetel afro (19h)

Dia 23 – Roda de Conversa “Poesia Periférica” com o poeta Anásio Silva e o conjunto de poetisas “Auá Cantadoras e sua Gente”e abertura da Exposição “Eus”, do artista e escritor Euflávio Góis (15h)

De 23 à 30 – Exposição “Eus”, no salão da Casa de Cultura Raízes

Dia 24 – Roda de Conversa sobre “Produção Cultural e o espaço da mulher na arte” com Renato Gama, Ligéa Mateo da produtora Sá Menina, Jhony Uriel e Euflávio Góis (15h)

Dia 30 – Encerramento do “LiteRaízes 2019” com o “Projeto Nosso Quintal – dia de Brincar” com o tema “Africanidade Lúdica”, com a presença de Thata Alves e o lançamento do livro “Ibejis”, dos irmãos Brenno e Bryan Alves, e da trupe dos Poetas do Tietê, capitaneados pelo escritor Paulo D'Auria e pela poeta Cissa Lourenço. (à partir das 13h)


Rua Xingu, 110, Vila Santo Antonio, Ferraz de Vasconcelos



12 de novembro de 2019

6 de novembro de 2019

3 de novembro de 2019

Meu filho nunca faria isso


Que atitude os jovens vão tomar diante de um bullying?


29 de outubro de 2019

Busca Ativa EJA


Atualmente, a rede estadual de São Paulo possui 190 mil alunos de EJA matriculados em 1.100 escolas de todo o Estado de São Paulo, mas ainda existe um universo de jovens e adultos fora da escola.

Com o objetivo de incentivar o retorno dessas pessoas aos estudos e a permanência na escola, a Secretaria da Educação vai iniciar uma campanha de “Busca Ativa” em toda a Rede. A ideia é informar a data de abertura das inscrições, que acontecerão de 1º a 31/10, em todas as unidades escolares e no Poupa Tempo, e também incentivar a criação de um ambiente acolhedor para quem procurar a escola. MAIS 






19 de outubro de 2019

11 de outubro de 2019

7 de outubro de 2019

29 de setembro de 2019

Lugares de Memória: Lugares de Consciência



Curso:  “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil” 



A imagem pode conter: 3 pessoas, tela e área interna



O QUE É UM LUGAR DE MEMÓRIA? 




Robben Island
Mandela passou 27 anos na prisão - inicialmente em Robben Island e, mais tarde, nas prisões de Pollsmoor e Victor Verster.




Auschwitz-Birkenau Memorial & Museum



Jane Addams House





The Tenement Museum



Quilombos urbanos 



A cidade e os cortiços: o bairro Santa Efigênia



Memorial da Resistência 


Túmulo de Andréia de Mayo 
1º Marco da Memória Transexual 




Framing (Enquadramento)
George Lakoff




22 de setembro de 2019

Aula 4 - “A resistências da sociedade civil e as lutas pela democracia”





"Um silêncio da História" (Jacques Le Goff)







Os versos de Adoniran “O nosso amor é mais gostoso, nossa saudade dura mais, o nosso abraço mais apertado… Nóis não usa as bleque tais” retrata exatamente a essência de uma vida simples e sem regalias, em que gestos são mais importantes que os bens materiais. É assim que o operário Otávio (Gianfrancesco Guarnieri) e a dona de casa Romana (Fernanda Montenegro) vivem. Contudo, as ideologias da família são colocadas em jogo quando o filho Tião (Carlos Alberto Riccelli) resolve furar a greve dos empregados – liderada por seu pai – da fábrica. MAIS



Nois nao usam bleque tais - Adoniran Barbosa 





Às oito e meia da manhã, no dia 15 de agosto de 1969, um destacamento de doze guerrilheiros da Ação Libertadora Nacional (ALN) invadiu a estação transmissora da Rádio Nacional, em Piraporinha, perto de Diadema (SP). O grupo interrompeu a ligação com o estúdio e transmitiu uma gravação em que Carlos Marighella lia um manifesto. Na meia hora em que a estação esteve sob o controle da ALN o manifesto foi lido mais de uma vez. MAIS


Mil Faces de um Homem Leal (Marighella) - Racionais -



 A música brega como ato de contestação ao Regime Militar 

O equívoco de rotular a música prega como símbolo de conformismo social 


Em 1973, o governo militar vetou a música Uma Vida Só (Pare de Tomar a Pílula), do ídolo brega Odair José. A letra não pregava a resistência contra a ditadura, não falava de qualquer herói do comunismo nem fazia doutrinação marxista. A culpa foi do refrão: “Pare de tomar a pílula, porque ela não deixa o nosso filho nascer. Pare de tomar a pílula, pois ela não deixa sua barriga crescer”. O governo patrocinava uma campanha nacional de controle da natalidade na época. Não tinha, então, como tolerar o sucesso daqueles versos “pró-vida”. MAIS







Em 1977, Ayrão mandou uma música para aprovação da Censura que tinha o título “Treze Anos”. Era uma manifestação clara e inequívoca contra os 13 anos da ditadura fardada que se comemorava justamente naquele 1977. A música foi censurada. E o que ele fez? Deixou passar uns três meses e quando a emenda do divórcio do senador Nelson Carneiro passou a ser debatida no Congresso Nacional (foi aprovada em junho de 1977), ele a reenviou à Censura com novo nome: “O Divórcio”. Foi liberada sem que uma vírgula sequer da letra original tivesse sido modificada. MAIS





Qual o papel das mulheres nessas organizações?

Não podemos reproduzir o silêncio que impera na sociedade. A discussão não é só de classe, é racial, é de gênero.   (Prof. Oswaldo de Oliveira Santos Junior




(participação das mulheres: 24%)




(participação das mulheres: 27%)


(participação das mulheres: 24%)





(participação das mulheres: 18%)




OS NOVOS CAPITÃES DO MATO 



Os 2 sujeitos da tortura: 


1º -  O agente público:  tortura para obter informação 




2º - O agente privado: tortura para punir 





8 de setembro de 2019

ANPUH DIVULGA | NOTA



É preciso glorificar com cuidado. Elementos constitutivos da identidade de uma Nação, os historiadores e historiadoras celebram hoje o dia oficial de nossa independência. Rememoramos para não esquecer que foram vários os processos de disputas, em datas distintas e interesses diversos. O 7 de setembro é tão somente uma data. Sem a análise do contexto, somos incapazes de compreender o complexo processo de nossa independência inacabada. O 07 de setembro de 1822 não extinguiu a escravidão, não realizou a reforma agrária e não permitiu a inclusão de milhares de pobres, integrantes deste país chamado Brasil. Conquistamos a liberdade, mas o combate permanece...
De todo modo, o nacionalismo nos conforta no dia de hoje. Em nome dele, lutamos por um Brasil livre, inclusivo e soberano. O passado do país nos permite afiançar: o conhecimento nos liberta, o sofrimento nos mobiliza e a empatia nos protege.
Somos livres! Viva a liberdade de pensamento e as ciências da Nação ! MAIS


 A "independência" na mídia tradicional (Fonte: oglobo globo com)

 A "independência" na mídia alternativa (Fonte: Mídia Ninja)







28 de agosto de 2019

21 de agosto de 2019

20 de agosto de 2019

Equipes de 12 estados conquistam medalhas na final da 11ª Olimpíada de História


Equipes de 11 estados conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na grande final da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) realizada neste fim de semana, dias 17 e 18 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O Nordeste é o que mais levou medalhas: do total de 75 distribuídas, 58 foram para a região.

A final contou com a participação de 314 equipes, um total de 1,2 mil convocados de todos os estados brasileiros. Foram entregues 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 e bronze, além de medalhas de honra ao mérito para os demais participantes.

O Rio Grande no Norte foi o estado com maior número de medalhistas: 20 no total, seguido de Pernambuco (15), Ceará (14), São Paulo (12), Bahia (4), Piauí (3), Minas Gerais (2), além de Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e Sergipe, que levaram uma medalha cada. As escolas particulares levaram 43 medalhas enquanto as públicas conquistaram 32. MAIS






29 de julho de 2019

Curso: Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil



O Museu da Cidade de São Paulo será palco do curso “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil”, organizado pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, que começa no dia 24 de agosto, com aulas das 9h às 13h.

Com inscrições abertas, a atividade visa a promover o aprofundamento e a discussão sobre a ditadura civil-militar (1964-1985), a resistência, o controle e a repressão política durante esse período. Trazendo esses temas para os dias de hoje, também pretende dialogar sobre a democracia brasileira, o momento político atual e os direitos humanos. MAIS






A Canção Popular no Ensino de História



Estão abertas as inscrições para o 6º Curso de Formação para Professores realizado pela Olímpiada Nacional em História do Brasil (ONHB) em parceria com a Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp). O curso online, voltado para graduandos e professores dos ensinos Fundamental e Médio, tem como tema “A Canção Popular no Ensino de História”.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de agosto pelo site da Olimpíada de História [para professores pré-inscritos durante a 10ª ONHB] e no site da Extecamp [para todos os outros interessados]. O curso ocorre entre 9 de setembro e 10 de dezembro. MAIS 






18 de julho de 2019

Visita à Carolina Maria de Jesus





Professora Enilda Suzart está organizando um grupo de pessoas aqui da região para assistir o espetáculo

Contato:

99511 0674

elsuzartmr@yahoo.com.br

25 de junho de 2019

Visita ao Quilombo Cafundó







Link para inscrição


Público alvo: Professores interessados na temática, jurisdicionados à DER Suzano.

Data: 22 de Junho de 2019

Saída: 7h 

Programação: (no Quilombo) 
1.Café da manhã na chegada.
2. Acolhimento e roda de conversa.
3. Visita monitorada pra conhecer o Quilombo.
4. Almoço.
5. Compra de artesanato
6. Oficina de jongo ou artesanato.
7. Encerramento.



A organização da visita pedagógica será feita em parceria com a Faculdade Sumaré. É importante salientar que apenas os 30 primeiros inscritos para o passeio serão atendidos.

Ademais, tal iniciativa atende à LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008.

§ 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

§ 2o Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.”















  


  
  









OUTRAS VISITAS


QUILOMBO CAÇANDOCA
(Dezembro 2018)




ALDEIA KRUKUTU
(Maio 2019)



ALDEIA GUYRAPAJU
(Novembro 2018)


Agradecimento: Professores Robson e Marta



RESERVA PATAXÓ DA JAQUEIRA
PORTO SEGURO - BAHIA
(2012)