28 de março de 2017

A falta da história negra na diretriz curricular



A socióloga Núbia Regina Moreira traz a história e a fala do movimento feminista negro, discutindo a importância da realidade da população negra ser inserida no currículo escolar.






Curso: Introdução aos Direitos Humanos e ECA para Educadores – 1º Edição/2017


Público-alvo: Todos os servidores da SEE-SP, em exercício em quaisquer categorias, cargos ou funções do QM, QAE e QSE.

Objetivo: Promover processos de ensino e aprendizagem participativos que tenham como fundamento uma educação para os Direitos Humanos. Conscientizar os educadores sobre a importância de diminuir a distância entre o discurso e a prática dos Direitos Humanos no cotidiano.


Modalidade: a distância.
Carga horária: 60 horas.
Inscrições: 28/03 a 04/04






25 de março de 2017

Professores Coordenadores, vice-diretores e PCNP no Teatro da Neura



VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES 


"Pater" trata dos silêncios e das necessidades de romper com esses silêncios em meio às dezenas de violências as quais as mulheres são expostas diariamente.

Na história escrita por Antônio Nicodemo e Tuane Vieira, temos Fátima, uma mulher violentada há anos pelo próprio pai e que se vê, diariamente, tomada em recordações que expõem suas contradições, lutas, resignações e silêncios.

Ao romper esses silêncios, tudo ganha uma proporção que a levará para situações extremas.

Ao tratar o assunto com a seriedade e a dureza necessárias ao tema, as personagens de “Pater” travam um conflito que passa pela religião e a opressão contra a mulher

QUANDO: 8, 15, 22 e 29 de março
HORÁRIO: 20 horas
INGRESSO: R$ 6 (preço único) 
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos

Professores participaram (23/03)  da roda de conversa com a equipe do Teatro da Neura 















  






















23 de março de 2017

COMPETÊNCIA X HABILIDADES


PALESTRA PROFESSOR VASCO MORETTO

Marc Bloch e o Ofício do Historiador


CANTINHO DA HISTÓRIA se destina a esclarecer dúvidas sobre História, com uma abordagem que você não encontra na escola. A trilha sonora de todos os episódios do Cantinho é a sinfonia número 3 de Ludwig van Beethoven, conhecida como "Heróica", na interpretação da Orquestra Sinfônica SWF de Baden Baden, sob a regência de Woldemar Nelsson. 


ANNA GICELLE GARCIA ALANIZ
Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas(1990), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo(1994), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo(1999) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas(2009). Tem experiência na área de História.
(Informações coletadas do Lattes)








22 de março de 2017

História: O ofício do historiador


A jornalista Mônica Teixeira ouve a historiadora Maria Helena Capetalo sobre a profissão de historiador. Professora Titular do Departamento de História da FFLCH / USP, Capelato aborda, entre outros temas, o papel do historiador como investigador e a ampliação do mercado de trabalho para além da docência.






20 de março de 2017

CONVITE PARA OS GESTORES, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS


Na reflexão ao "mês da mulher", nós do Núcleo pedagógico (DE - Suzano), temos como proposta tratar o tema "violência contra a mulher" por meio da linguagem teatral. O Teatro da Neura estreou, ontem, o espetáculo "Pater", que aborda o abuso sexual intrafamiliar, que ocorre por parentes que moram ou não sob o mesmo teto. Para o grupo, é importante tratar desse assunto numa sociedade em que objetifica, julga, culpabiliza e mata a mulher pelo simples fato de ser mulher. 

Após a apresentação do espetáculo, será realizada uma roda de conversa com todos integrantes da peça: atrizes, diretor, dramaturgo, o que proporcionará momento de reflexão sobre os problemas enfrentados pela sociedade na atualidade. A ação terá apoio de todos os PCNPs. Conseguimos fechar o espetáculo para o dia 23 de março de 2017 às 19h30min ao custo simbólico de R$ 6,00

LOCAL: Espaço N de Arte e Cultura (Sede do Teatro da Neura- Próximo a Diretoria de Ensino ) Rua José Garcia de Souza, 692 Jd. Imperador - Suzano, SP 

DATA: 23/03/17 

HORÁRIO: 19h30min. 

Contamos com a participação de todos. As vagas são limitadas, garanta a sua pelo preenchimento do Google Docs 









18 de março de 2017

Teatros na região

















COMO O PROFESSOR SE ATUALIZA PARA O EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO?



O MAPA DO JORNALISMO INDEPENDENTE


“A imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes no cérebro.” (Noam Chomsky)

A ideia é ambiciosa, mas cada vez mais necessária neste momento de ruptura e renascimento que o jornalismo vive: mapear as iniciativas independentes no Brasil. Neste “mapa” interativo, selecionamos aquelas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas.




9 de março de 2017

Conferência "LUPI MANNARI: UN ESERCIZIO DI STORIA COMPARATA DELLE RELIGIONI"



O Departamento de História da Unifesp convida para a Conferência "LUPI MANNARI: UN ESERCIZIO DI STORIA COMPARATA DELLE RELIGIONI", a ser proferida pelo historiador Carlo Ginzburg, no Teatro Adamastor, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH, Campus Guarulhos da Unifesp, no dia 17 de abril de 2017, segunda-feira, às 19 horas.

Haverá tradução simultânea dos Professores Luigi Biondi (História) e Flávia Galli (História da Arte).

Desde já, estão todos convidados!








Seminário: Educação e Resistência





8 de março de 2017

Carta Aberta – Correspondências na Prisão



Mostra fica em cartaz até 20 de março de 2017, no 3º andar do Museu e revela como foi a comunicação entre os presos políticos e seus familiares e amigos, por meio de cartas, nos anos de chumbo; testemunhos sobre as correspondências deverão ser coletados durante o período da exposição.





6 de março de 2017

APOSENTÔMETRO



CUT lança 'aposentômetro' para calcular tempo restante para aposentadoria

Ferramenta mostra a idade para ter direito ao benefício pela regra atual e após a proposta de reforma da Previdência.



4 de março de 2017

Olimpíada Nacional em História do Brasil 2017


A Olimpíada Nacional em História do Brasil começou em 2009, e tem sido um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país. Elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), esta iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História. É coordenada pela profa. dra. Cristina Meneguello e pela profa. Alessandra Pedro. 

A Olimpíada tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (oitavo e nono anos do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e o professor de história do colégio. As cinco fases online duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores.


O tempo urge: o primeiro período de inscrições vai só até dia 27/3.









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...