A única maneira que alguém tem de aplicar, no seu contexto, alguma das proposições que fiz é exatamente refazer-me, quer dizer, não seguir-me. Para seguir-me, o fundamental é não me seguir.
(Paulo Freire)
2019
Visita ao Quilombo Cafundó
(Junho)
Encontro Formativo: Educação das Relações Étnico-Raciais
(Junho)
Visita à Aldeia Krukutu
(Maio)
Grupo de Estudo: Guia de Transição de História
(Maio)
2018
Visita ao Quilombo Caçandoca
(Dezembro)
Visita ao Quilombo Cafundó
(Junho)
Encontro Formativo: Educação das Relações Étnico-Raciais
(Junho)
Visita à Aldeia Krukutu
(Maio)
Grupo de Estudo: Guia de Transição de História
(Maio)
2018
Visita à Aldeia Guarani Guyrapa-ju - São Bernardo do Campo
(Novembro)
Visita ao Quilombo Caçandoca
(Dezembro)
2017
(Maio 2017)
(Março 2017)
2016
Novembro 2016
Agosto 2016
Agosto 2016
Junho 2016
Junho 2016
Abril 2016
Março 2016
2015
Outubro 2015
Junho 2015
Junho 2015
Maio e Junho 2015
17 de março 2015
25 e 26 de fevereiro 2015
2014
Suzano - 10 de dezembro de 2014
Crédito fotos: Gelson Rocha
Ferraz de Vasconcelos - 11 de dezembro de 2014
Crédito fotos: Gelson Rocha
Suzano - 02 e 03 de dezembro de 2014
Ferraz de Vasconcelos - 04 de dezembro de 2014
Suzano - 06 junho de 2014
Ferraz de Vasconcelos - 09 de junho de 2014
2013
Orientação Técnica: Lógica do Currículo de História
FERRAZ DE VASCONCELOS
27/08/2013
Considerando o Currículo Oficial de História, em especial, a forma como estão organizadas as Situações de Aprendizagem nos Cadernos do São Paulo faz Escola, há uma urgência em investir na formação que considera os saberes pedagógicos na disciplina de História.
Responsável: PCNP de História
Público Alvo: Professores de História com aulas atribuídas em 2013, sendo 1 representante por unidade escolar.
Tipo de Ação: Orientação Técnica
Data (prevista)
27 de agosto de 2013 – Professores das escolas de Ferraz de Vasconcelos
10 de setembro de 2013 – Professores das escolas de Suzano
Local:
EE Mario Manoel Dantas de Aquino – Ferraz de Vasconcelos
EE Zeikichi Fukuoka – Suzano
Material de apoio utilizado:
Currículo de Ciências Humanas e suas Tecnologias
Caderno do Gestor
Caderno do Professor de História
Caderno do Aluno
Vídeos
Acompanhamento e Avaliação da Ação
Acompanhamento em ATPC(s) e sala de aula, para constatação da utilização do material e metodologias desenvolvidas na Orientação Técnica.
Temas que serão explorados na Orientação Técnica
Professor (a), se você fez a inscrição para participar da Orientação Técnica, faça uma leitura dos temas relacionados abaixo.
Obs: Trazer o Anexo Transporte preenchido. Enviei pela caixinha da escola um modelo de como preencher o anexo.
2- O modelo do Anexo do Transporte para preenchimento está disponível no site da DE , localizar a página CAFSUZ – NFISUZ procure pelo arquivo: “Anexo I Requisição de transporte (portaria COFI)”
www.slideshare.net
Professores analisando Avaliação de Aprendizagem do Caderno de História
Equipe responsável pela análise do levantamento prévio da Situação de Aprendizagem
Professores analisando Avaliação de Aprendizagem do Caderno de História
Professores analisando a Situação de Aprendizagem do 8º ano
Equipe responsável pela análise do levantamento prévio da Situação de Aprendizagem
Professores analisando a Situação de Aprendizagem do 8º ano
Obs: Trazer o Anexo Transporte preenchido.
SUZANO
10/09/2013
"A questão agora não é mais: devemos ensinar?
A questão agora é? como devemos ensinar a aprender?"
Bertolt Brecht
Convocação: Orientação Técnica de História
LISTA DOS PROFESSORES CONVOCADOS
A Dirigente Regional de Ensino convoca os professores de História (um por escola) de Suzano para Orientação Técnica: “A Lógica do Currículo de História”, conforme segue:
Local: EE Zeikichi Fukuoka Rua Caramuru, 111 – Cd. Edson - Suzano
Data: 10 de setembro de 2013 (terça-feira)
Horário: das 8h 30 min. às 17h 30min
LISTA DOS PROFESSORES CONVOCADOS
Temas que serão explorados na Orientação Técnica
Bittencourt, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3ª edição - São Paulo: Cortez , 2009. pg.18
A OBRA
“Nada mais parecido com um saquarema (conservador) do que um Luzia (liberal) no poder”
A professora Dina Meire, da EE Gilberto de Carvalho enviou a frase do deputado pernambucano Holanda Cavalcanti
“Nada mais parecido com um saquarema (conservador) do que um Luzia (liberal) no poder”
www.klickeducacao.com.br
Obs: Trazer o Anexo Transporte preenchido.
2- O modelo do Anexo do Transporte para preenchimento está disponível no site da DE, localizar a página CAFSUZ – NFISUZ procure pelo arquivo: “Anexo I Requisição de transporte (portaria COFI)”
HISTORIOGRAFIAS E ENSINO
Escola de Annales
Para Lucien Febvre, era preciso se ter um problema para se ter uma história. Não se tratava mais de construir narrativas sobre a origem das coisas, sobre o nascimento, por exemplo, de uma nação ou sobre a vida de um grande general. Ao contrário, era preciso se indagar sobre os fatos humanos e, a partir daí, formular hipóteses.
A História é defendida por Febvre como um estudo cientificamente conduzido com o objetivo de compreender o Homem. Mas, para sua construção, torna-se imperativo formular um problema e, claro, resolvê-lo.
Redefor - Unicamp, 2010
História Social
Para Hobsbawm, a história ideal é aquela que abrange todas as inúmeras atividades humanas: da religião à literatura ou a política. Ou seja, é a História que permite a compreensão da sociedade como um todo. O historiador não deve ignorar nada, ele deve seu um erudito. Segundo o autor “o historiador das ideias pode (por sua conta e risco) não dar a mínima para a economia, e o historiador econômico não dar a mínima para Shakespeare, mas o historiador social que negligencia um dos dois não irá muito longe.”
Hobsbawm, Eric. “Da História Social à História da Sociedade”. Sobre História – Ensaios. SP. Companhia das Letras, 1989.p. 87
Apesar da amplitude da História de Hobsbawm, a economia e as relações de produção primam pela importância e determinação sobre qualquer outra esfera (política, cultural, mental, entre outras). Nesse ponto, podemos traçar a clara ligação entre o historiador e o marxismo.
Redefor - Unicamp, 2010
Os conteúdos ocupam papel central no processo de ensino-aprendizagem, e sua seleção e escolha devem estar em consonância com as problemáticas sociais marcantes em cada momento histórico. Além disso, eles são concebidos não apenas como organização dos fenômenos sociais historicamente situados, na exposição de fatos e conceitos, mas abrangem também os procedimentos, os valores, as normas e as atitudes.
Bezerra, Holien Gonçalves. “Conceitos básicos: ensino de História: conteúdos e conceitos básicos. IN: Karnal, L. (Org.). História na sala de aula. São Paulo: Contexto. 2003..
“Oferecer ao aluno o cerne da ciência e da arte: o problema. Não o problema artificial clássico na área de exatas, mas os problemas que geraram a inquietude que produziu este mesmo conhecimento. (...) Mostrem as incoerências, as dúvidas, as questões estruturais de cada matéria. Mostrem textos opostos, visões distintas, críticas de um autor ao outro. Nunca fazer um trabalho como: Feudalismo, ou o Lusíadas, ou o Relevo do Amapá, mas problemas para serem resolvidos. Todo animal (e, por extensão, o aluno) é curioso. Porém, é difícil ser curioso com o que está pronto.”
Karnal, Leandro. “Educar é preciso: os dez mandamentos do professor”. Revista do IBEP – História. 2001.
2012IV ENCONTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Maio 2012
I ENCONTRO DE LEITURA E ESCRITA
Julho 2012
2011
Setembro 2011
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