24 de novembro de 2019

FÓRUM DE ENSINO DE HISTÓRIA: A HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA


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Mesa 1: A História na Educação Básica – contribuições para o desenvolvimento do pensamento histórico
Horário: 8h – 10h
Condução: Benito Schmidt
Composição: Circe Bitencourt, Helenice Rocha, Renilson Rosa Ribeiro
Ementa: A mesa tem por objetivo discutir o lugar da História como elemento constitutivo da formação básica, destacando a contribuição que oferece à formação de crianças, adolescentes e adultos inseridos na Educação Básica. A função da história como componente curricular da Educação Básica e sua relação com as demais disciplinas, nesse sentido, são fatores a serem considerados, assim como o tipo a especificidade que a caracteriza no processo de formação oferecido pela Escola.

Mesa 2: História e Ciências Humanas no Ensino Médio – interlocuções possíveis
Horário: 10h – 12h
Condução: Mariana Esteves de Oliveira
Composição: Antonio Simplício de Almeida Neto, Arnaldo Pinto Júnior
Ementa: A mesa tem por objetivo discutir a base curricular para o Ensino Médio proposta pela Base Nacional Comum Curricular e o lugar da História na conformação assumida após a Reforma do Ensino Médio. Diante dos objetivos propostos para o Ensino Médio, após a reforma, e do que encaminha a BNCC, pretende-se discutir como a História participa dos processos de formação e como se articula com os demais componentes curriculares que compõem a área de Ciências Humanas.

Plenária: Lugar da História na Educação Básica/História e Ciências Humanas no Ensino Médio.
Horário: 14h – 17h.
Condução: Tito Barros Leal
Ementa: A plenária tem por objetivo situar algumas questões que venham balizar a atuação da associação, perante os diferentes interlocutores com os quais discute em função da condição da História como componente curricular da Educação Básica. Diante disso, a plenária debaterá as questões apontadas pelas mesas e promoverá um posicionamento da associação diante de algumas questões, a saber: Qual a contribuição da História no processo de formação de crianças, adolescentes e adultos inseridos na Educação Básica? Como a História se articula a outros componentes curriculares, considerando os princípios estabelecidos para Educação Básica – “pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” – conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional? Como a História se situa no novo arranjo curricular proposto pelo Ensino Médio, após a reforma recentemente concretizada? Como a História se articula aos demais componentes curriculares da área de Ciências Humanas, diante do que propõe a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio.

Serão emitidos certificados.




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