PNLD


PNLD 2015





COMUNICADO PNLD 2014

O período de escolha e digitação dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), destinados aos alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9°ano), para o triênio de 2014 a 2016, foi alterado para 02 a 12 de agosto de 2013. 

Informamos que os Guias de Livros Didáticos do PNLD 2014, com os títulos e as resenhas dos livros passíveis de indicação pelos professores, serão disponibilizados pelo FNDE a partir de 21 de junho de 2013, tanto na versão digital, no portal www.fnde.gov.br, como impressa, a ser encaminhada às escolas. 

Quanto à carta senha/amarela, com os dados para acesso ao sistema de escolha dos livros, informamos que será encaminhada até o final do mês de julho de 2013. 

Devido à confirmação do novo período de escolha e da alteração da data de divulgação dos referidos Guias, a CGEB transferiu a data da Videoconferência sobre as orientações técnicas para a escolha do PNLD 2014, para o dia 27 de junho, das 10 às 12 horas, que poderá ser acompanhada por streaming no seguinte endereço: www.rededosaber.sp.gov.br.
Fonte: Boletim semanal CGEB, Nº 17, de 12 de junho de 2013


PROGRAMA NACIONAL DE LIVROS DIDÁTICOS


O Programa tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários.
O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas. 
O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas. 
São reutilizáveis os seguintes componentes: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Física, Química e Biologia. Os consumíveis são: Alfabetização Matemática, Letramento e Alfabetização, Inglês, Espanhol, Filosofia e Sociologia. 
Um edital especifica todos os critérios para inscrição das obras. Os títulos inscritos pelas editoras são avaliados pelo MEC, que elabora o Guia do Livro Didático, composto das resenhas de cada obra aprovada, que é disponibilizado às escolas participantes pelo FNDE. 
Cada escola escolhe democraticamente, dentre os livros constantes no referido Guia, aqueles que deseja utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico. 







www.fnde.gov.br






pnld.edunet.sp.gov.br



www.portalfuturum.com.br



LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA 


História do Brasil  e a doutrinação ideológica nos livros didáticos

Produzido pela Globo News, o programa entre aspas* entrevistou o historiador Marco Antônio Villa e o jornalista Leandro Narloch sobre a História verdadeira do Brasil e sua deturpação nos livros didáticos nas escolas. Os pesquisadores que tiveram acesso a documentos, antes secretos, produziram novas teses sobre a História do nosso país. 

História do Brasil e a doutrinação ideológica nos livros didáticos (1)


História do Brasil e a doutrinação ideológica nos livros didáticos (2)




História do Brasil e a doutrinação ideológica nos livros didáticos (3)
www.youtube.com



* Entre aspas é um programa da Globo News, apresentado pela Jornalista Mônica Waldvogel, o programa vai ao ar as terças e quintas. O objetivo do programa é debater um tema relevante da semana com a presença de dois especialistas no assunto.




Em quase todas as partes do mundo, os programas escolares exigem que o ensino da história desenvolva nos alunos a autonomia intelectual e o pensamento crítico. Há muito tempo não se vê mais a missão de incutir nas consciências uma narrativa única glorificando a nação ou a comunidade. Clique AQUI  para ler o texto na íntegra. 
 (Fonte: www.scielo.br)

Professor, vale a pena ler o texto "Guerra das narrativas no ensino de História"
I M P E R D Í V E L 



envolverde.com.br


Para reflexão: 


O Livro Didático contribui para o desenvolvimento da autonomia de pensamento, o raciocínio crítico e a capacidade de argumentar do aluno. 





Livros didáticos ontem e hoje
www.youtube.com


"Será que tudo que é didático foi escrito pensando só para escola."(Márcia Feldman)



OS LIVROS DIDÁTICOS E A LEGISLAÇÃO PRÓ-ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA



“É necessário ‘saber muito de quase tudo’. O professor tem que [...] conhecer os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais”. Recomendação válida, pois se meu trabalho docente apoiar-se apenas no material didático incompleto que analisei estará fadado a ser incompleto também. É necessário um esforço para atingir o ideal daquilo que o professor Ramos (2008) chama “professor inesquecível”: alguém que saiba ter serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender. Caso contrário nosso trabalho docente vai ser sempre ilusório, perpetuando o ditado popular: você finge que ensina e eu finjo que aprendo. Mas isso é assunto para outro artigo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...