12 de maio de 2012

DIVULGANDO BLOG(s) DAS ESCOLAS E DOS PROFESSORES



Se tomarmos como verdadeira a afirmação de que um texto só estará completo, quando houver interação entre autor, obra e público, um blog pode proporcionar ao aluno a oportunidade de finalizar seus trabalhos.
Os discentes sentir-se-ão estimulados a produzir textos e a fazer refacções textuais, com o intuito de aprimorá-los para publicação, uma vez que os escritos poderão ser apreciados pela comunidade escolar.

websigmas.com



O blog funciona como um recurso para todos os eixos do conhecimento, já que o conhecimento na realidade busca uma apresentação menos fragmentada. Ele pode em alguns momentos conter mais informações sobre uma determinada área, mas não se fecha para qualquer outra em nenhum momento.
Além de tantas possibilidades educativas, os blogs aproximam as pessoas, as idéias, permitem reflexões, colocações troca de experiências, amplia a aula e a visão de mundo, e oferece a todos as produções realizadas. A melhor vantagem , é que é um recurso extremamente prazeroso a que o elabora e desenvolve!
Enquanto professor, não precisa utilizar a antiga caneta vermelha para sublinhar o que estava errado, mas este pode oferecer informações sobre o "erro" do aluno e os caminhos a serem percorridos para uma melhora , se necessária , em sua construção de conhecimento. Partindo do espaço "comentários" o professor interage com o aluno mais facilmente, instigando-o a pensar e resolver soluções. Este é um grande objetivo hoje, dentro de um currículo voltado para competências como nos coloca nossos Referenciais Nacionais de Educação.
Para finalizar, o professor não pode deixar de estabelecer objetivos e critérios ao utilizar este recurso, pois a utilização a esmo não enriquece as aulas, torna-se um tempo inutilizado para a construção e a troca de conhecimentos. Ele deve deixar claro o que espera do aluno e o que pretende com a proposta de trabalho. Assim a avaliação deve ser feita pelo professor e pelos alunos.


Margarida Elisa Ehrhardt Ferreira 








Site (s) e Blog (s) das Escolas de Suzano e Ferraz de Vasconcelos



EE Giovanni Batistta Raffo

EE Zélia Gattai Amado

EE Profª Jandyra Coutinho





3 comentários:

  1. Muito bom este espaço para compartilharmos ideias; precisamos mesmo de oportunidades além das paredes da escola para diálogar e mudar nossos pontos de vista... Parabéns!!!
    PS: cadê o blog de minha escola? do Bartholomei?
    www.galeradobartho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Professora,
    obrigada por visitar o blog e elogiar a iniciativa da Diretoria de Ensino. Concordo com você, que a ferramenta (blog) amplia o diálogo e a troca de experiências com nossos colegas e incentiva o protagonismo juvenil, que é o nosso (educação) objetivo. Com relação ao blog de sua escola, foi o primeiro que divulguei aqui, juntamente com o trabalho de pesquisa que é realizado na unidade escolar. Pode dar uma olhadinha, o blog do Bartholomei é o antepenúltimo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Perdão, é essa "bendita" dislexia atrapalhando-me a visão!!! Novamente, parabéns pela iniciativa, afinal, "dialogar é preciso". Outro abraço :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...