PARÓDIAS MUSICAIS COMO PROCESSO DE
APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA
APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA
Foto: www.youtube.com
O projeto foi pensado como uma proposta para aprendizagem da História, o objetivo era utilizar uma música já existente, compondo um nova letra para essa música referente aos conteúdos de História.
Ao desenvolver a composição das letras de sua paródia musical, os alunos (6º e 7º ano) entraram em contato com a pesquisa histórica e com a aplicação desse conhecimento na criação da letra da música, ou seja, os alunos desenvolveram as habilidades não só da disciplina de História, mas também aquelas de caráter mais global, como a leitura e a escrita, e tiveram oportunidade de estudar História utilizando outras linguagens, como a Música.
Prof. Joab Fernandes
EE Benedita de Campos
Marcolongo
Acesse o link abaixo e veja mais vídeos com paródias dos alunos do professor Joab Fernandes
(...) Os professores sabem que ensinar História, a começar pela necessidade de torná-la atraente para os estudantes, não é missão das mais fáceis, pois requer energia e – por que não dizer? – amor. Energia, aqui, não se confunde com autoritarismo, mas, sim, disposição para resistir às práticas monótonas e repetitivas que substituíram as antigas ladainhas entoadas pelos sacerdotes, do sempre lembrado ensino tradicional, por um igualmente prejudicial alheamento assentado na crença de que é possível levar a aprender sem o compromisso maior de ensinar e orientar. Quanto ao amor, em vez de um sentimento estranho às teorias pedagógicas, trata-se de uma postura indispensável à manutenção da dignidade do professor, já que para motivar os alunos é preciso gostar de ensinar, independentemente da disciplina considerada.
Parabéns ao professor Joab Fernandes e aos alunos
Acesse a página do professor Joab Fernandes no Café História
clicando na figura abaixo
cafehistoria.ning.com
Veja também:
ola, gostaria de ouvir uma parodia sobre o livro - prometeu acorrentado.
ResponderExcluirVou mandar a diva, não é uma paródia, mas explora o mesmo conteúdo do livro citado.
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=tjZgiXwDxwQ
Um abraço e obrigada por passar por aqui.