13 de agosto de 2011

DITADURA MILITAR NO BRASIL


Caro professor,


O tema da Ditadura Militar no Brasil é bastante complexo e tende a chamar a atenção de nossos alunos. Pensando nos materiais para a sua formação (e suas aulas), a equipe da Redefor de História (2011) indicou alguns filmes e documentários:


  • "PHONO 73 - o Canto de um Povo": Em 1973, a Phonogran reuniu todo seu elenco em três noites de concerto no Palácio do Anhembi, num protesto contra o Regime Militar. Dentre as imagens, há o marcante encontro de Caetano Veloso e Odair José em "Eu vou tirar você desse lugar" e as imagens da indignação de Chico Buarque e Gilberto Gil com o corte do som dos microfones durante a apresentação de "Cálice". As imagens foram gravadas no Palácio de Convenções do Parque Anhembi/São Paulo, nos dias 11, 12 e 13 de maio de 1973, mas o filme foi localizado já cortado e editado. Assista a um trecho clicando aqui.
  • "Uma noite em 67": Dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil, o documentário retrata a final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, em 21 de outubro de 1967. Os principais prêmios eram disputados por Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil com os Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo. Resgatando imagens de arquivo, o documentário registra a explosão do Tropicalismo, a radicalização de rachas artísticos e políticos em plena Ditadura Militar e a consagração de nomes que se tornaram ídolos até hoje. Assista ao trailer clicando aqui, e acesse o site oficial aqui
  • "Vlado - 30 anos depois": João Batista de Andrade dirige este documentário sobre a trajetória de vida de Vladimir Herzog, cuja controvertida morte se deu, segundo fontes oficiais, por suicídio na prisão. Por meio de depoimentos de amigos, familiares e colegas, o filme demonstra a infância, as ideias políticas e a militância, até a posse de Herzog como Diretor de Jornalismo da TV Cultura de São Paulo, quando começa sua perseguição pelo Regime Militar. Assista ao trailer clicando aqui.
  • "Batismo de Sangue": Dirigido por Helvécio Ratton, o filme é baseado no livro de memórias escrito por Frei Betto. O Frei e outros companheiros apoiaram, durante a Ditadura, a Ação Libertadora Nacional (ALN), passando a ser vigiados pela polícia e posteriormente presos. O filme retrata de maneira explícita os episódios de tortura vivenciados pelos dominicanos, assim como sua participação em algumas ações da ALN. Assista ao trailer clicando aqui.
  • "Pra frente Brasil": Dirigido por Roberto Farias, o filme é bem conhecido, mas vale a pena revisitá-lo. A história se passa em 1970, quando o País inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México. Em meio a esses acontecimentos, um trabalhador de classe média é confundido com um ativista político e levado pelos agentes repressores da Ditadura. O filme foi vetado pela censura, a qual alegou que este poderia causar incitamento contra o Regime, tornando-se a primeira grande proibição política depois da Abertura.
  • Análises de letras de músicas (acompanhadas pela execução das canções) podem gerar trabalhos emocionantes em sala de aula. Além das músicas de Chico Buarque, Caetano Veloso, entre tantos outros intérpretes e escritores, indicamos a utilização, por exemplo, de Raul Seixas. A música Cowboy fora da Lei (composta por Seixas e Cláudio Roberto, em 1987) foi escrita no contexto da morte de Tancredo Neves e da Nova República ("Mamãe não quero ser prefeito, pode ser que eu seja eleito e alguém pode querer me assassinar. Oh, coitado foi tão cedo...). O exercício de análise pode gerar algumas discussões em sala.
  • Outra atividade centra-se em provocar os alunos para que pesquisem, analisem e apresentem músicas que faziam contestações políticas durante o Regime Militar brasileiro. Quem sabe, deste exercício não se produz um festival de música em sua escola!
  • O artigo Os sentidos do Golpe de 1964 nos livros didáticos de História (1970-2000): entre continuidades e descontinuidades" também traz uma importante reflexão sobre o Golpe de 64 e a construção de sentidos sobre este nos livros didáticos.
                                                                                                          Fonte: Redefor, 2011




Veja também: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...