AS TIC NA EDUCAÇÃO
A Internet é uma ferramenta. E, como qualquer utensílio, ela pode ter diversos usos. Infelizmente, muita gente ainda olha com preconceito sobre as possibilidades que a Internet oferece.
A WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.
WEBQUEST
A WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.
O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.LEIA MAIS
Fonte: www.educared.org
educ6040fall10.wikispaces.com
webquestbrasil.org
No Brasil há diversas experiências sobre o trabalho com WebQuests publicadas no site da Escola do Futuro, Colégio SAA, Colégio Dante Alighieri, Mackenzie, SENAC e Colégio Marista de Maceió. Além disso, há uma competição nacional, o Desafio Nacional Acadêmico, baseada nesta metodologia. (Wikipédia)
As TIC
Estudantes se encontram na internet para tarefa escolar
Nos últimos 30 anos o desenvolvimento tecnológico acelerou-se de forma vertiginosa, alterando radicalmente nossa forma de sentir e estar no mundo. A rapidez dessas transformações criou uma clivagem entre as gerações de educadores (pais e professores) e educandos (crianças e adolescentes), especialmente nas formas de comunicação, no acesso às informações e no lidar com a construção do conhecimento. Assim como em outros períodos históricos, os avanços tecnológicos recentes têm sido sempre mostrados como positivos e modernizantes, sendo naturalizados em nosso cotidiano e exaltados pelos meios de comunicação.
Como adequar esse mundo das tecnologias ao mundo escolar?
Que diálogo poderíamos propor para as outras disciplinas para que o ensino de História faça mais sentido no processo educacional atual?
O texto “Professores: Entre saberes e prátcas”, de A. M. Monteiro pode ajudar na reflexão.
Aparecida Abud Groh
joaomattar.com
Universo digital: a nova rua da periferia
O documentário abaixo, chamado A Vida do Lado de Cá, mostra como os jovens da periferia se apropriam da Internet.
(...) Faz parte das estratégias do educador do século XXI conhecer tanto o mundo real como o digital de seus alunos.
(Educa tube)
A cantora mais querida do japão... é virtual.. imagem 3 dimensões no palco, movimentos perfeitos... e o que é mais legal.. tem acompanhamento de banda.. é um som que contagia. (Fonte: Youtube.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário