30 de junho de 2011

A INTERNET NA EDUCAÇÃO

AS TIC NA EDUCAÇÃO


A Internet é uma ferramenta. E, como qualquer utensílio, ela pode ter diversos usos. Infelizmente, muita gente ainda olha com preconceito sobre as possibilidades que a Internet oferece.


WEBQUEST

A WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.

O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos.  Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.LEIA MAIS

Fonte: www.educared.org



educ6040fall10.wikispaces.com



webquestbrasil.org






No Brasil há diversas experiências sobre o trabalho com WebQuests publicadas no site da Escola do Futuro, Colégio SAA, Colégio Dante Alighieri, Mackenzie, SENAC  e Colégio Marista de Maceió. Além disso, há uma competição nacional, o Desafio Nacional Acadêmico, baseada nesta metodologia.   (Wikipédia)




As TIC 

Estudantes se encontram na internet para tarefa escolar






Nos últimos 30 anos o desenvolvimento tecnológico acelerou-se de forma vertiginosa, alterando radicalmente nossa forma de sentir e estar no mundo. A rapidez dessas transformações criou uma clivagem entre as gerações de educadores (pais e professores) e educandos (crianças e adolescentes), especialmente nas formas de comunicação, no acesso às informações e no lidar com a construção do conhecimento. Assim como em outros períodos históricos, os avanços tecnológicos recentes têm sido sempre mostrados como positivos e modernizantes, sendo naturalizados em nosso cotidiano e exaltados pelos meios de comunicação. 
Como adequar esse mundo das tecnologias ao mundo escolar? 
Que diálogo poderíamos propor para as outras disciplinas para que o ensino de História faça mais sentido no processo educacional atual? 

O texto “Professores: Entre saberes e prátcas”, de A. M. Monteiro pode ajudar na reflexão. 
Aparecida Abud Groh



joaomattar.com



Universo digital: a nova rua da periferia

O documentário abaixo, chamado A Vida do Lado de Cá, mostra como os jovens da periferia se apropriam da Internet. 


(...) Faz parte das estratégias do educador do século XXI conhecer tanto o mundo real como o digital de seus alunos. 

(Educa tube)








A cantora mais querida do japão... é virtual.. imagem 3 dimensões no palco, movimentos perfeitos... e o que é mais legal.. tem acompanhamento de banda.. é um som que contagia(Fonte: Youtube.com.br)


A cantora virtual do japão

www.youtube.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...