9 de junho de 2011

Revistas de História

As revistas chegaram ao Brasil juntamente com a Corte Portuguesa, no início do século XIX. A autorização para imprimir em território nacional veio com a autorização para a instalação da imprensa régia, em 1908, determinada por D. João VI. No entanto, a primeira revista de que se tem conhecimento, As Variedades ou Ensaios de Literatura, surgiu em Salvador no ano de 1812.
A História das Revistas no Brasil - Íria Baptista & Karen Abreu

O interesse pelo passado tem gerado uma multiplicação de revistas de História, voltadas para divulgação da pesquisa histórica e preocupadas com a relevância do estudo da História.

Na parte inferior do blog há um link com sugestões de Revistas de História

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Revistas em geral, são por demais ricas em informações úteis à formação de professores. Já há alguns anos, as editoras vêm trabalhando no aprimoramento das revistas, desde o material usado, passando pela arte gráfica até a excelência de alguns conteúdos. As revistas de História são muito bem elaboradas, convidativas a quem deseja passar muito boas horas lendo, atraindo pra si, muitos saberes de forma prazerosa. Vejo apenas uma peleja para esta segura transmissora de informações - conquistar, no meio educacional, leitores dispostos a "olhá-la" como aliada no processo de ensino e aprendizagem, para si e para o outro.

    ResponderExcluir
  3. O Famoso Deus do Amor, arqueiro astuto de asas ligeiras - aquele que arrebata os corações humanos - está em pleno (re)pouso nas bancas. Chegou em primeiro, na série de 3 fascículos, que contam da Mitologia Grega - Uma publicação da História e Vida.

    História e vida é o que não faltavam aos gregos. Ansiosos por apreenderem o mundo, criativos em suas conjecturas, analisaram, compreenderam (à sua maneira) e propagaram, com magníficas histórias, o todo que encontraram nas buscas do entender a vida.

    Com linguagem de natureza Olímpica, o nº1 da série, traz Eros - filho da colérica Afrodite - herdeiro único de seu humor implacável.

    Na publicação, encontramos as histórias de amor, provocadas por Eros, nos pobres Deuses do Olimpo. Pra quem pensa que os Deuses eram inatingíveis, é ótima oportunidade de saber o que um pequenino deus alado, pode fazer com flechas matreiras.

    Tomo a Liberdade de dirigir-me aos colegas professores para uma dica.
    Histórias Mitológicas são puro encantamento. Experimentem ler sobre elas e, ao invés de lê-las para os alunos, contem a história.Contem brincando (para qualquer seguimento), contextualizando... "Interdisciplinarizando". As histórias Mitológicas cabem em qualquer disciplina e em todas elas.

    Dá muito certo! Acreditem! Eles não se contém e aplaudem!!

    História e Vida - É pra viver uma, duas, três...Quantas histórias quiser, quantas vidas conseguir. É só uma questão de se colocar bem disposto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...