13 de julho de 2011

14 de Julho - Dia da Liberdade de Pensamento



Wilson Simonal canta Tributo a Martin Luther King

www.youtube.com


Artigo XVIII
Todo o homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observâcia, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.


Artigo XIX
Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.





Estudante é esculachada pela jornalista por falar mal dos nordestinos 
www.youtube.com




"Ninguém pode lhe dar liberdade. Ninguém pode dar-lhe a igualdade ou a justiça, nem nada. Se você é um homem, você tem que conseguí-la"
                                                              (Malcolm X)



                    CARTUNISTA CARLOS LATUFF























A leitura e análise das imagens nos meios de comunicação são determinantes para situar o aluno em qual contexto social ele se encontram. Daí a necessidade do professor trabalhar o discurso imagético e como ele será apropriado pelos jovens, por meio da indústria cultural. Sendo assim, o docente poderá aborda-las do ponto de vista funcional, semiótico e cognitivo, com a finalidade de compor um conjunto de reflexões e paralelamente debates em sala de aula. Cabe atentar que tais reflexões estão imbuídas de valores ideológicos construídos pelos seres humanos, ou seja, o objeto em si, não fala, é o observador que lhe atribui um conjunto de juízo de valor. Assim, essa tarefa corrobora com as proposta dos conteúdos das Ciências Humanas, ou seja, a relação ensino aprendizagem.
 (Orientações para Organização do trabalho de Ciências Humanas para o ano letivo de 2012, pg. 151)




BASE DE GUANTÁNAMO



BASE DE GUANTÁNAMO

www.youtube.com





Caetano comenta a música "Base de Guantánamo"
www.youtube.com




"A covardia coloca a questão: 'É seguro?'
O comodismo coloca a questão: 'É popular?' 
A etiqueta coloca a questão: 'É elegante?'
Mas a consciência coloca a questão: 'É correto?' 
E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta"

(Martin Luther King)





Para refexão ...



OS "POEMAS ILUMINADOS"  DE ERIC DROOKER 












Malcolm X - Negro da casa - legendado

www.youtube.com




Abusando cinicamente da dicotomia entre o bem e o mal, Belchior utilizou uma metáfora em uma de suas músicas feita durante a ditadura que ainda faz sentido: “eles venceram e o sinal está fechado pra nós que somos jovens; para abraçar seu irmão e beijar sua menina na rua é que se fez o seu braço, o seu lábio e a sua voz“. (Niara de Oliveira)



Elis Regina - Como Nossos Pais

www.youtube.com





Professor (a)
Aperte o botão e abra o 



para os seus alunos, afinal, todos temos o direito à liberdade de pensamento, de consciência e religião. Não podemos esquecer o grito do "poeta" ... 


“Que apesar de termos
Feito tudo, tudo,
Tudo que fizemos
Nós ainda somos
Os mesmos e vivemos 
Como os nossos pais...”






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...