Todo o homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observâcia, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.
Artigo XIX
Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.
Estudante é esculachada pela jornalista por falar mal dos nordestinos
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"Ninguém pode lhe dar liberdade. Ninguém pode dar-lhe a igualdade ou a justiça, nem nada. Se você é um homem, você tem que conseguí-la"
(Malcolm X)
CARTUNISTA CARLOS LATUFF
Caetano comenta a música "Base de Guantánamo"
CARTUNISTA CARLOS LATUFF
A leitura e análise das imagens nos meios de comunicação são determinantes para situar o aluno em qual contexto social ele se encontram. Daí a necessidade do professor trabalhar o discurso imagético e como ele será apropriado pelos jovens, por meio da indústria cultural. Sendo assim, o docente poderá aborda-las do ponto de vista funcional, semiótico e cognitivo, com a finalidade de compor um conjunto de reflexões e paralelamente debates em sala de aula. Cabe atentar que tais reflexões estão imbuídas de valores ideológicos construídos pelos seres humanos, ou seja, o objeto em si, não fala, é o observador que lhe atribui um conjunto de juízo de valor. Assim, essa tarefa corrobora com as proposta dos conteúdos das Ciências Humanas, ou seja, a relação ensino aprendizagem.
(Orientações para Organização do trabalho de Ciências Humanas para o ano letivo de 2012, pg. 151)
(Orientações para Organização do trabalho de Ciências Humanas para o ano letivo de 2012, pg. 151)
BASE DE GUANTÁNAMO
Caetano comenta a música "Base de Guantánamo"
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"A covardia coloca a questão: 'É seguro?'
O comodismo coloca a questão: 'É popular?'
A etiqueta coloca a questão: 'É elegante?'
Mas a consciência coloca a questão: 'É correto?'
E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta"
(Martin Luther King)
Para refexão ...
- Chico Mendes - Cartas da Floresta (selecionar conexão alta)
OS "POEMAS ILUMINADOS" DE ERIC DROOKER
Abusando cinicamente da dicotomia entre o bem e o mal, Belchior utilizou uma metáfora em uma de suas músicas feita durante a ditadura que ainda faz sentido: “eles venceram e o sinal está fechado pra nós que somos jovens; para abraçar seu irmão e beijar sua menina na rua é que se fez o seu braço, o seu lábio e a sua voz“. (Niara de Oliveira)
Professor (a)
Aperte o botão e abra o
para os seus alunos, afinal, todos temos o direito à liberdade de pensamento, de consciência e religião. Não podemos esquecer o grito do "poeta" ...
“Que apesar de termos
Feito tudo, tudo,
Tudo que fizemos
Nós ainda somos
Os mesmos e vivemos
Como os nossos pais...”
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