1. PLANEJAMENTO DE HISTÓRIA (página 42)
Habilidades, Competências e Conceitos históricos
É importante que você, professor (a), tenha clareza das habilidades e competências que pretende priorizar em cada atividade proposta. Cabe lembrar, que essas são ampliadas e mobilizadas no desenvolvimento dos temas e conteúdos propostos no currículo e não são exclusivas de uma ou outra situação de aprendizagem contidas nos Cadernos do professor e do Aluno; elas não são pontuais, mas permeiam todas as séries/anos. Dessa forma, o diagnóstico inicial não deve priorizar se os alunos sabem conteúdos, mas se identificam diferentes fontes e sua importância para a construção da história, produzem textos articulando os conceitos, dominam as diversas linguagens e leituras.
Para auxiliá-lo (a) nessa escolha, as situações de aprendizagem dos Cadernos e as matrizes de referência para o SARESP de História trazem indicações das habilidades e competências.
2. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS(página 31)
4. CURRÍCULO DE HISTÓRIA (na página 32 do documento, você encontrará informações sobre a concepção metodológica na disciplina de História)
5. TIC NA EDUCAÇÃO
As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), Instrumentos de Tecnologia Educacional, não devem ser tratadas, portanto, como um fim nos processos de aprendizagem e de ensino, mas, integradas ao currículo escolar, devem ser um meio de promover a aprendizagem e de desenvolver formas de ensinar condizentes com o nível de desenvolvimento tecnológico de nosso tempo.
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