2 de março de 2012

PLANEJAMENTO DE HISTÓRIA 2012 - Parte 2

 1.  Professores de História, este texto pretende apontar  algumas possibilidades para apoiá-los (as) no momento de planejar o ano letivo de 2012. A partir delas você deverá olhar para a realidade específica de sua escola, dos anos/séries em que lecionará e a especificidade de cada turma. LEIA MAIS 






Habilidades, Competências e Conceitos históricos




É importante que você, professor (a), tenha clareza das habilidades  e competências que pretende priorizar  em cada atividade proposta. Cabe lembrar, que essas são ampliadas  e mobilizadas no desenvolvimento dos temas  e conteúdos propostos no currículo e não são exclusivas de uma ou outra situação de aprendizagem contidas nos Cadernos do professor  e do  Aluno;  elas não são pontuais, mas permeiam todas  as séries/anos. Dessa forma, o diagnóstico inicial não deve priorizar se os alunos sabem conteúdos, mas se identificam diferentes fontes e sua importância para a construção da história, produzem textos articulando os conceitos, dominam as diversas linguagens e leituras.
Para auxiliá-lo (a) nessa escolha, as situações de aprendizagem dos Cadernos e as matrizes de referência para o SARESP de História trazem indicações das habilidades e competências.


2. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS(página 31)




3. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (página 17)




4. CURRÍCULO DE HISTÓRIA  (na página 32 do documento, você encontrará informações sobre a concepção metodológica na disciplina de História) 



5. TIC NA EDUCAÇÃO 


As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), Instrumentos de Tecnologia Educacional, não devem ser tratadas, portanto, como um fim nos processos de aprendizagem e de ensino, mas, integradas ao currículo escolar, devem ser um meio de promover a aprendizagem e de desenvolver formas de ensinar condizentes com o nível de desenvolvimento tecnológico de nosso tempo.

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