27 de março de 2012

A GESTÃO DO TEMPO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE HISTÓRIA


"A questão agora não é mais: devemos ensinar?
A questão agora é? como devemos ensinar a aprender?"
Bertolt Brecht  



Para organizarmos o trabalho de ensino aprendizagem, é preciso que se leve em conta a maneira mais adequada para fazermos a gestão do tempo.

As Modalidades Organizativas procuram garantir tanto a organização do tempo escolar, quanto à adequação do tratamento a ser dado ao tipo de conteúdo com o qual se trabalhará. Além disso, é importante lembrar que é fundamental organizar uma rotina de trabalho equilibrada, na qual as modalidades selecionadas possibilitem o trabalho com os diferentes conteúdos. (Kátia Lomba Bräkling)




Educação por competências no ensino básico - Nilson Machado
www.youtube.com





Nas décadas finais do século XX houve propostas de organização didática em torno de unidades de ensino e de centros de interesse, e que organizava também os planos de curso e de aula. Assumimos aqui uma nomenclatura surgida da proposta de organização das aulas a partir de três perspectivas que podem se complementar: atividades permanentes, projetos e seqüências didáticas.

Atividades permanentes devem ser realizadas regularmente (todo dia, uma vez por semana ou a cada 15 dias). Elas têm um lugar mais ou menos fixo nos protocolos de aula e servem para familiarizar os alunos com determinados conteúdos e constituir práticas, tais como a leitura e a escrita.
(nos Cadernos de História: Lição de casa; O que aprendi; pesquisa em grupo; Você aprendeu, entre outras)

O projeto didático é uma modalidade de organização das aulas que muitas vezes se confunde com os projetos institucionais (que envolvem a escola toda). Suas principais características são a existência de um produto final e objetivos mais abrangentes. Normalmente, por serem temáticos, representam uma possibilidade de trabalho interdisciplinar, mas correm o risco de tratarem os conteúdos programáticos de forma superficial.

A sequência didática é uma proposta em que professor e aluno realizam atividades que se constituem como passos da aula ou de um conjunto de aulas. Cada passo permite que o próximo seja realizado. O objetivo é focalizar conteúdos mais específicos que os dos projetos temáticos..A continuidade planejada entre as atividades caracteriza a seqüência didática. Na proposta que fazemos, essa continuidade se remete ao estabelecimento de conteúdos de relevância e atividades variadas, do professor e também do aluno, que permitem seu ensino e aprendizagem. 
                                Fonte: Problematizando a organização do ensino de História, p.4









Gestão da sala de aula - Celso Vasconcellos

www.youtube.com



O ENSINO DE HISTÓRIA NA ATUALIDADE

O objetivo do ensino da história na atualidade, segundo Christian Laville, é “tornar os jovens capazes de participar democraticamente da sociedade e desenvolver neles as capacidades intelectuais e afetivas necessárias para tal”. 

Para tanto privilegia-se menos conteúdo e a pedagogia da história passa a ser centrada nas aprendizagens dos alunos, e, para provocar o sentimento de pertencer, de ser o protagonista da sua história, trabalhamos com a história do cotidiano, as memórias do bairro, da escola, da cidade. Para autonomia e criticidade ensina-se a prática democrática por meio dos Grêmios Estudantis, movimentos sociais, entre outros.

“(...)é possível que a narrativa histórica não tenha mais tanto poder, que a família, o meio ao qual se pertence, circunstancias marcantes no ambiente em que se vive, mas sobretudo os meios de comunicação, tenham muito mais influência.” (Christian Laville). 
Aparecida Abud Groh




Educação por competências - Nilson Machado 
www.youtube.com




Como estão organizadas as Situações de Aprendizagem nos Cadernos de História do São Paulo faz escola?




Para acessar a apresentação dos Cadernos de sua disciplina, siga as instruções abaixo:

Login e Senha = ESC – (CIE da escola onde atua)
Login =   ESC - __ __ __ __ __ __
Senha = ESC - __ __ __ __ __ __





Veja também:

ATPC sobre Lógica do Currículo 
2012

EE JUSTINO MARCONDES RANGEL

ATPC de História 
   


EE CHOJIRO SEGAWA
ATPC com os professores de Ciências Humanas  e Arte


                                         
  



EE IIJIMA
ATPC com os professores de Ciências Humanas






EE LUIZA HIDAKA

ATPC com os professores de Ciências Humanas









EE ANTONIO VALDEMAR GALO
ATPC com os professores de Ciências Humanas








EE JARDIM SÃO FERNANDO 
ATPC com os professores de Ciências Humanas







A cidadania social 


“A cidadania social tem sido pouco caracterizada nas propostas curriculares, mesmo quando as fundamentações teóricas são baseadas na constituição e na transposição de uma história social e cultural para o ensino. (...) A ideia de cidadania social que abarca os conceitos de igualdades, de justiça, de diferenças, de lutas e de conquistas, de compromissos e de rupturas tem sido apenas esboçada em algumas poucas propostas. E, mais ainda, existe uma dificuldade em explicitar a relação entre a cidadania social e a política, e entre cidadania e trabalho. Em algumas delas surgem às questões sobre as novas concepções de ação política nos movimentos sociais e seu papel na luta pela conquista da cidadania, embora não se esclareçam as dimensões de movimentos sociais mais abrangentes, como os ecológicos, feministas (...), e os mais restritos, tais como os movimentos e lutas pela moradia, pela terra e atualmente a luta pelo trabalho, contra o desemprego. Em uma sociedade como a nossa em que as desigualdades sociais são gritantes, o compromisso da História seria o de aprofundar esta complexa noção para evitar a banalização do termo. O sentido político da questão da cidadania deve explicitar a relação entre o papel do indivíduo e os da coletividade.” (Circe Bittencourt. Capitalismo e Cidadania nas atuais propostas curriculares de História. In: Circe Bittencourt (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001, p 22).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...