O Natal é uma das datas mais comemoradas em todo o mundo, principalmente nos países cristãos. Troca de presentes, festas e uma larga campanha publicitária do comércio ajudam a compor um cenário que começa a ser desenhado desde o começo de dezembro.
A data foi criada para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, principal figura da Igreja Católica, mas passou a concorrer com outros símbolos e mitos, que dividem a atenção da sociedade - e o principal deles é o Papai Noel.
Na véspera do Natal (2011), o Fórum recebe o historiador e antropólogo Claudio Bertolli Filho para explicar as origens do mito do Bom Velhinho e como ele concorre com a celebração do aniversário do Menino Jesus."O Papai Noel é o grande rival de Jesus Cristo nessa época do ano", diz o entrevistado. Trazendo elementos históricos e antropológicos, o programa também discute porquê a sociedade é tomada por um contagiante clima de solidariedade nessa época.
Fonte: TV Unesp
Programa Fórum - Historiador debate mitos e Natal - TV Unesp
www.youtube.com
SÉCULO XIX
Foto: jornaldebrasilia.com.br
SÉCULO XX
E a globalização do Papai Noel
"O Papai Noel como conhecemos é uma construção, uma finalização, a soma de vários elementos na propaganda da Coca-Cola de 1931."
(Claudio Bertolli Filho - Historiador)
Roland Barthes
"O mito é o nada que é tudo,
o mesmo sol que abre os céus
é um mito brilhante e mudo"
Fernando Pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário