16 de fevereiro de 2013

MEMÓRIA - MOGI DAS CRUZES



www.tvmoginews.com.br 


Com certeza você já ouviu falar em algum desses nomes: Doutor Deodato Wertheimer, Francisco Ferreira Lopes, Coronel Cardoso Siqueira, Doutor Ricardo Vilella, Narciso Yague Guimarães entre outros. Conheça os principais fatos da vida desses personagens e quais os marcos históricos que eles fizeram na cidade. Conheça, também, alguns lugares que já não existem mais em Mogi das Cruzes.


Clique nos link(s) abaixo e assista programa especial produzido pela TV Mogi News









Fonte: www.tvmoginews.com.br 




(...) O movimento que surgiu por meio desses autores trouxe um novo conceito para a Historiografia. Assim, temos uma ruptura e um novo paradigma surge. Eles, ao fundarem a Escola dos Annales, tiveram a preocupação de mudar o foco da história que só admirava os grandes heróis e os seus grandes feitos. A partir dessa nova concepção, temos um novo paradigma na Historiografia. Os autores Marc Bloch  e Lucien Febvre defenderam uma história que se aproximasse do povo.
Historiografia Linguística: Um percurso histórico linguístico -  Eliana Vieira Godoy



A revista, que tem hoje mais de sessenta anos, foi  fundada para promover uma nova espécie de história e continua, ainda hoje, a encorajar inovações. As ideias diretrizes da revista, que criou e excitou entusiasmo em muitos leitores, na França e no exterior, podem ser sumariadas brevemente. Em primeiro, a substituição da tradicional narrativa de acontecimento por uma história problema. Em segundo lugar, a história de todas as atividades humanas e não apenas história política. Em terceiro lugar, visando completar os dois primeiros objetivos, a colaboração com outras disciplinas, tais como a geografia, a sociologia, a psicologia, a linguística, a antropologia social, e tantas outras.

BURKE, Peter.  A Escola dos Annales 1929 – 1989 – A Revolução francesa da Historiografia.



Veja também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...