Prezados (as) Professores (as)
“ Apesar da promulgação da lei 10.639/03 constituir-se em uma resposta às demandas do Movimento Negro e a todos que vêm lutando por uma sociedade brasileira mais democrática, a sua aplicação não tem sido uma tarefa fácil”.(SOUZA, V. Maria Helena, 2009).
Hoje 09 de janeiro, é uma data especial – 10 anos da Lei 10.639/03 - que estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Essa lei altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Diante desta frase, vale uma reflexão: O que nós estamos fazendo? A lei está presente no nosso cotidiano (escola/família)? Existe um diálogo com a lei 10.639/03?
Edina dos Santos Rosa
apedagogiaemquestao.blogspot.com
PARA REFLETIR ...
Mesmo que em 2013 a Lei 10.639/03 complete o seu 10° aniversário, sua consolidação no cotidiano escolar ainda deixa muito a desejar. Assim, podemos identificar algumas fases pelas quais as escolas passam para incluir a discussão racial em seu bojo pedagógico.
Você consegue identificar em que fase sua escola se encontra?
- FASE DA “INVISIBILIDADE
- FASE DA “NEGAÇÃO”
- FASE DO “RECONHECIMENTO
- FASE DO AVANÇO
Para ler o artigo da pesquisadora Rosa Margarida acessar link abaixo
Foto: rosamargaridacarvalho.blogspot.com.br
Para acessar boletim
clicar no link abaixo
Indicação do Boletim: Profª Enilda Suzart
EE José Papaiz
Veja também:
emjoaocandidodesouza.blogspot.com
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