10 de novembro de 2013

PROGRAMAÇÃO: MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2013


"Uma pessoa é uma pessoa por causa das outras pessoas."


Ditado sul africano da tribo Ubuntu




Programação Suzano



12/11 - Puxada de Rede do Mestre Quim 
19 horas - Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi

13/11 - Orquestra Bachiana da EE Profª Jussara Feitosa Domschke. Projeto "A Música Venceu" 
16h 30min. Paço Municipal de Suzano

14/11 - Palestra: "A Constitucionalidade na Política de Cotas."
20 h - Anfiteatro Orlando Digenova

16/11 - Palestra: "Cultura Africana - uma contribuição etno-matemática - Lei 10.639/2003"
15 h - Salão Paroquial da Igreja Matriz de São Sebastião.

17/11 - Missa Afro-brasileira com o Grupo da Pastoral Afro-brasileira de Santa Josefina Baquita (CANCELADA)

14 h - Igreja Nossa Senhora Mãe do Redentor - Rua Benedito Costa Ramos, 659, Vila Amorim.


Dia 19/11 - Eu Pareço Suspeito contra o Genocídio da População Negra -
19 horas  - Teatro Contadores de Mentira - Rua Major Pinheiro Froes, nº 530 - Parque Maria Helena  - Suzano. 

20 / 11  - Marcha Zumbi dos Palmares
13 h - Praça Cidade das Flores, ao lado do Fórum de Suzano, encerramento no parque Max Faffer.

21/11 - Manifestações artísticas - Realidade do Negro na sociedade atual.
19 h - Teatro Municipal Dr. Armando de Ré




Fonte: Centro de Pesquisa Sócio Cultural Negro Sim - Coletivo anti-racismo Milton Santos 








Mestre do Violão Robson Miguel

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Programação Mogi das Cruzes















Exibição do documentário "Memórias do Recôncavo - Besouro e outros Capoeiras"
Local: Casarão do Carmo - Mogi das Cruzes 
Data: 20/11/2013
Horário: 15h
Recomendação: Livre
GRATUITO

Memórias do recôncavo - Besouro e outros capoeiras

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Prezad@s

Todos os anos, no mês de novembro, a Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo (AAFESP), escolhe uma temática para ser debatida no mês da Consciência Negra. Nesse ano, o tema é "Consciência Negra - Participação e atitude no combate ao racismo institucional", o qual visa a ampliar a reflexão a respeito dos fatores sociais, culturais e ambientais que resultam em doença e mortalidade precoce na população negra (pretos e pardos). Dessa forma, a AAFESP participará, de modo colaborativo em eventos organizados por instituições parceiras com o intuito de mobilizar essas instituições e pessoas, para atuarem de forma proativa na reversão do racismo institucional. 

9 de novembro de 2013 
"Sabadania – 10 anos do CIC Ferraz de Vasconcelos" 
Horário: Das 9h às 17:00h
Local: CIC - Ferraz de Vasconcelos - SP
Atividades: Distribuição de folhetos informativo e educativo a respeito da anemia falciforme e apresentação de ecoarte com Ignêz Campolina, ecoeducadora e voluntária da AAFESP. 

13 e 14 de novembro de 2013
"I Workshop sobre Anemia Falciforme para educadores do Alto Tietê"
Horário: Das 8h e 30min. às 11h
Local: CEI Adelino Marques (Antigo SESI) - Ferraz de Vasconcelos - SP

22 de novembro de 2013
"Educação e saúde da população negra" - Evaristo dos Santos Pinto
Local: Céu Lajeado - São Paulo - SP

20 a 23 de novembro de 2013
"VII Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme"
Local: Centro de Convenções da Bahia - Salvador - BA

24 a 26 novembro de 2013
"Ampliando diálogos entre Brasil e Estados Unidos"
Local: Sede da Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo - AAFESP
Participação das Sras. Norma Lozano-Jackson - Diretora fundadora do Escritório de Programas Internacionais da Benedict College – Carolina do Sul - EUA e Karen Alexander - Fundadora da The Auntie Karen Foundation - Carolina do Sul - EUA.

28 de novembro de 2013
Participação na mesa redonda "Saúde da Mulher Negra" com o tema
"Efeitos do racismo institucional na saúde da mulher negra" - Berenice Kikuchi
Local: IBILCE / UNESP - São José do Rio Preto - SP 

30 de novembro 2013 
"Colóquio Brasil X Estados Unidos da América" 
Racismo institucional no Brasil e Estados Unidos da América 
Local: Benedict College - Carolina do Sul - EUA


Berenice Kikuchi






Exposição: "Emancipação, inclusão e exclusão. Desafios do Passado e do Presente"




Entrevista com Maria Helena Machado

Os fotógrafos, muitas vezes contratados pela Coroa, tiveram chance de criticar o sistema escravocrata por meio das fotografias? De que maneira? 

No meu entender pessoal, sim, porque cada fotografia tem muitas camadas de leitura; elas não são simples, sobretudo quando você amplia a fotografia como fizemos. A primeira camada é o distanciamento, o olhar estrangeiro das fotos encomendadas. A segunda camada tem a ver com a formação do fotógrafo, porque o que vemos às vezes nas fotos de trabalhos escravos, nas fazendas e ruas, é uma certa angulação que nos faz pensar como esse sistema escravista é antigo, ultrapassado, uma imagem que passa a sensação de um mundo arcaico que precisa ser superado, porque isso era o que o abolicionismo e os ideais abolicionistas que circulavam pelas elites falavam. Eu acho que uma parte dessas fotos desse período mostra isso, embora não fosse o objetivo principal do fotógrafo. E a terceira camada, e a que mais nos interessou, foi observar como esses escravos se faziam representar. 

De que maneira a exposição pode contribuir para o trabalho do professor em sala de aula? 

Eu acho que esse tipo de solução que a gente deu, da ampliação da foto para trazer o escravo em primeiro plano e não o senhor que encomendou a foto, ou o turista ou o fotógrafo, foi com o objetivo de dar destaque ao escravo. Mesmo em bons livros didáticos, nos quais já se inseriu uma renovação da abordagem sobre a escravidão, as imagens ainda estão muito calcadas nas gravuras, litogravuras e aquarelas de viajantes. Essas imagens são muito interessantes, mas como diz Sérgio Burgi, coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles e um dos curadores da exposição, ao contrário da fotografia, nos casos das gravuras e aquarelas, o artista tentou ter o controle sobre a cena, e quando você pega a fotografia, especialmente naqueles segundos que a foto demorou para ser feita e que foge ao controle do fotógrafo, a gente pôde agora, com as ampliações, retirar esses outros pontos de vista. A fotografia ainda é muito pouco utilizada em sala de aula, e quando expandida e detalhada como fizemos, ela traz para frente da cena esses homens humanizados; você vê as emoções. É uma referência importante para criar desde cedo no aluno a noção de que o escravo, apesar de submetido ao sistema cruel, é humanizado. O sistema é desumano, mas ele é humano e essa é uma maneira da gente enfrentar o fascismo. 










Nina Simone: Strange Fruit
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