1 de março de 2016

Ensino & Linguagens da História

Historiar o ensino de História é um exercício que proporciona refletir temas da historiografia educacional em uma perspectiva epistemológica marcada pela trama de acontecimentos, untados e interdependentes, acreditando que não podemos separar o ensino de uma disciplina escolar do contexto ao qual ela está cotidianamente relacionada. Nossa proposta é historiar. Narrando/interpretando acontecimentos, recortados, através da escolha do que acreditamos ser importante para a melhor reflexão sobre a história do ensino de História no Brasil. Os motivos que nos estimulam à prática deste exercício intelectivo estão associados à construção de possibilidades: melhor compreender o papel da disciplina de história na ação de educar; refletir sobre o ensino de história e a constituição de uma identidade nacional; estimular debates e práticas entre os atores envolvidos na tarefa de pesquisar/ensinar história. Motivos não faltariam à tarefa a que nos propomos, mas estamos cientes de que escolheremos acontecimentos que acreditamos influenciar diretamente na temática abordada nesta escritura. MAIS







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...