19 de junho de 2016

Curso Educação Inclusiva: Avanços e Desafios


EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 


Data: 11 e 18/06

Horário: 8h - 13h 

Local: EE Geraldo Justiniano  




PALESTRAS 



Signos, simbologia e a construção da intolerância religiosa com base no racismo institucional - Felipe Brito


Apropriação Cultural e Distorções - Mari Carvalho​
http://pt.slideshare.net/GELROCHA/palestra-esvaziamento-e-distores


Descolonizar o currículo a partir do reconhecimento e fortalecimento da identidade (Cibelle de Paula) 



MARCOS LEGAIS 


Lei 10.639/2003

Lei 11.645/2008

Lei nº 7.716, de 1989
Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

Lei nº 9.459, DE 13 de maio de 1997.
Altera os arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, e acrescenta parágrafo ao art. 140 do 

Decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940.

Lei Nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007
Institui o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Declaração Universal dos Direitos do Homem 
Artigo 18º - “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos”. 


Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana 
Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais











VÍDEOS APRESENTADOS NO CURSO 
























VÍDEOS INDICADOS









FOTOS 

Dia 11/06/2008



































Dia 18/06/2008




















































ACERVO EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

COMUNICADO NPESUZ 71/2014 DE 22/05/2014

Considerando a importância do envolvimento da Sala de Leitura nas ações para Educação das Relações Étnico-raciais, solicitamos que sejam reunidos os livros do acervo sobre a temática e sinalizados nas estantes conforme segue:
- Cultura Afro-Brasileira e Indígena 
- História Africana e Indígena 
- Literatura Africana e Indígena (incluir a literatura folclórica – contos e lendas) 
- Religiões Afro-Brasileiras

Maiores esclarecimentos e orientações serão dados em reuniões e visitas da equipe.

Equipe responsável: 
Supervisor: Marco Antonio 
PCNPs de Língua Portuguesa: Edmeia e Giane 
Analista Sociocultural: Ana Carolina Moro







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