Público alvo: Professores e alunos da Faculdade Sumaré e Professores e PCNPs da DER Suzano
"Krukutu é uma aldeia indígena localizada entre os municípios de São Bernardo do Campo e Parelheiros. Atualmente contam com cerca de 47 famílias que vivem no local, totalizando em torno de 300 pessoas"
Aldeia Krukutu - Parte 1
Aldeia Krukutu - Parte 2
INSCRIÇÃO
" Eu sou pedagoga e não tive essas vivência onde estudei. Hoje sou professora na Aldeia Guyrapa-Ju e se tivesse tido essas vivências, ou algum estudo específico, não teria passado o que passei." (Josie)
Público alvo: professores interlocutores da ERER e demais professores interessados na temática e jurisdicionados à DER Suzano.
Data: 18 de maio de 2019
Saída: 8 h
Programação: (na aldeia)
1. Acolhida
2. Roda de conversa para explicar sobre aldeia e a cultura indígena.
3. Passeio com monitores.
4. Parada para lanche.
5. Vendas de artesanato.
6. Coral.
7. Encerramento.
6. Retorno: saída da Aldeia 17h (aproximadamente)
A organização da visita pedagógica será feita em parceria com a Faculdade Sumaré.
Ademais, tal iniciativa atende à LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008.
§ 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
§ 2o Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário