14 de abril de 2017

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO


Afinal, transmite-se ou se constrói o conhecimento?


(...) Analisando o roteiro de aplicação das aulas, notamos a proposição de uma sondagem inicial a ser realizada pelo professor para aferir o conhecimento do aluno sobre o tema.

Essa proposta pedagógica de sempre observar o que o aluno sabe sobre o tema que será introduzido é muito significativa para direcionar as ações do professor. Por meio dessa prática, ele poderá prever os problemas que poderão surgir no espaço de tempo previsto para a aprendizagem do tema e redirecionar as ações ainda no processo.


(...) Resolver problemas em situação escolar pressupõe problematizar os fatos ou fenômenos observados, formulando hipóteses sobre suas causas, com base em teorias e paradigmas da ciência estabelecida, para então emitir conclusões autorizadas.
(...) A problematização, em situação escolar, desenvolve a competência de procurar caminhos para explicar o mundo e de reconhecer a beleza do pensamento científico, que nunca está satisfeito com as explicações que ele mesmo cria. 





(...) Na vida cotidiana, todas as pessoas utilizam o que sabem no momento de novas aprendizagens, e, na escola, o levantamento desses conhecimentos prévios pode ser uma estratégia didática fundamental. Para os estudantes, permite promover aprendizagens tanto mais significativas quanto mais complexas – uma vez que novos conhecimentos e experiências se conectam a outros anteriores, e os ressignificam. Para os professores, o acesso a esse universo permite orientar o planejamento e a ação docentes, tanto no que diz respeito à seleção de conteúdos e atividades como à proposição de grupos de trabalho em que os estudantes possam também aprender uns com os outros. 

(...) A problematização tem papel fundamental na relação entre teoria e prática, bem como no diálogo com a visão de mundo e os interesses dos estudantes. O cotidiano, muitas vezes percebido apenas como recurso para ilustrar uma informação, é objeto de estudo fundamental, porque somente com base em uma reflexão sobre a realidade é possível transformá-la.





29/03/2016

OBJETIVO: Retomar a conceituação sobre a construção do conhecimento que estrutura as Situações de Aprendizagem dos Componentes Curriculares.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...