25 de setembro de 2017

Conferência Regional da Promoção da Igualdade Racial


"Senhoras e senhores convido-os a participar da IV Conferência Regional da Promoção da Igualdade Racial ,que acontecerá dia 30 de setembro, oficialmente no Centro de Educação Francisco Carlos Moriconi, na Rua Benjamin Constant nº 865 no centro da cidade de Suzano, das 9 horas às 15 horas, com o tema: Década Internacional dos Afrodescendentes, Desenvolvimento, Reconhecimento e Justiça. Aguardamos a presença de todos." (Inês Silveira) 















10 de setembro de 2017

Escola da Cidadania José de Souza Cândido - Curso


A Escola da Cidadania é um programa destinado aos agentes e lideranças comunitários, conselheiros municipais, religiosos, educadores, estudantes, representantes de entidades da sociedade civil, associações de moradores, gestores públicos e demais interessados. O objetivo da escola é desenvolver a capacidade para a elaboração, acompanhamento e fiscalização de políticas públicas através de cursos permanentes onde os participantes terão acesso a conhecimentos específicos, como: princípios de educação popular, cidadania, participação e cultura política. Este projeto busca envolver pessoas interessadas em formação contínua, com o compromisso de multiplicar o conhecimento adquirido junto a sua comunidade e seu espaço de participação social e política. 

O curso será realizado na Paróquia São Sebastião - Praça João Pessoa s/n Centro - Suzano, de 5 de agosto a 27 de novembro.





9 de setembro de 2017

A Enxada e a Lança



Baseado em ampla pesquisa bibliográfica e na experiência de quinze anos de exercício da diplomacia em terras africanas, este livro é, como explica o autor, ‘um manual que serve como introdução ao conhecimento da África’ e se configura um clássico no estudo do africanismo no Brasil.




6 de setembro de 2017

Raizes do Brasil - Sergio Buarque de Hollanda




Raízes do Brasil aborda aspectos centrais da cultura brasileira, buscando compreender o processo de formação da sociedade brasileira. A tese central é a de que o legado personalista da experiência colonial constituía um obstáculo a ser vencido para o estabelecimento da democracia política no Brasil. Nesse sentido, destaca-se a importância do legado cultural português e a dinâmica dos arranjos e adaptações que marcaram as transferências culturais de Portugal para a sua colônia americana.

Na livro, publicado em 1936, o historiador Sérgio Buarque de Holanda procura elucidar a realidade brasileira e as causas de uma certa mal sucedida formação de um espírito progressista no seio das relações sociais da civilização brasileira, apontando as transformações (ou continuações) de realidades desde o período colonial até a época da publicação do livro.

O filme “Raízes do Brasil, uma cinebiografia de Sérgio Buarque de Holanda” de Nelson Pereira foi realizado para celebrar o centenário de nascimento do historiador, em 2002. É dividido em duas partes, na primeira, as imagens de Sergio Buarque de Hollanda aparecem em fotos aqui e ali e em algumas filmagens de época. É através das histórias contadas por sua viúva Maria Amélia, pelos filhos e netos, e pelos amigos Paulo Vanzolini e Antonio Cândido, que o espectador é levado ao ambiente de trabalho do historiador, sua biblioteca, seu escritório, onde ele passava horas a fio lendo e escrevendo. Trata-se de uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais a biografia do autor. MAIS










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...